Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê?

A OPPO já seduziu este ano com o OPPO Find X2 Pro (1199 euros) e OPPO Find X2 Neo (699 euros), dois dispositivos que certamente estão entre os melhores neste primeiro semestre de 2020. Mas para já nenhum desses dois monstros se encontra disponível no mercado nacional, pelo que, as nossas atenções se viram para o OPPO Find X2 Lite que nos surpreendeu e muito.

A Oppo está a realmente a fazer um ótimo trabalho em 2020. Já vimos isso no poderoso Oppo Find X2 Pro (1199 euros) e no Oppo Find X2 Neo (699 euros), dois dispositivos que certamente estão entre os melhores neste primeiro semestre de 2020. Mas para já nenhum desses dois monstros se encontra disponível no mercado nacional, pelo que, as nossas atenções se viram para o Oppo Find X2 Lite que nos surpreendeu e muito.

Por 499 euros, o Oppo Find X2 Lite, é a variante mais modesta da nova linha de smartphones da empresa chinesa que mete qualquer outro Lite" no bolso com facilidade.

Lite em quê?

Estamos a falar de um dispositivo que suporta 5G e usa o mesmo processador que o irmão mais velho, Oppo Find X2 Neo. É um conjunto de especificações muito arrojado envolto num Design ergonómico e agradável. Não sei onde é Lite. Mas a Oppo lá sabe qual a sua estratégia.

Design e unboxing Oppo Find X2 Lite 

O design do Oppo Find X2 Lite é de facto muito semelhante aos seus irmãos e o conteúdo da caixa também: encontramos um Carregador VOOC 30W, o cabo USB tipo C para carregamento e transferência de dados, uma capa transparente e confortável, o pino para extrair o único compartimento nanoSIM e vários manuais. A única diferença real é a presença de fones de ouvido com cabo jack 3.5mm e não USB tipo C.

Ok, é por isso que é a versão Lite?

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 2

De qualquer forma, o equipamento é muito completo e a Oppo sabe de que acessórios precisam os utilizadores.

O peso do Oppo Find X2 Lite é de 180 gramas não é o smartphone mais leve que já usei, mas transmite uma sensação de solidez e qualidade de construção, considerando que agora o mercado ultrapassa facilmente as 200 gramas, estamos bem neste ponto. Quanto ao restante, as dimensões são: 160,3 x 74,3 x 7,96 mm.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 3

Não estamos perante um dispositivo compacto, digamos que está no meio, tanto em termos de utilização quanto de ergonomia.

A solidez de construção é garantida pelo corpo de alumínio. Por outro lado, a Oppo tem-se revelado muito atenta a esse aspecto e ao design em geral e a variante de cor Pearl White que testámos é mesmo muito apelativa e faz-nos lembrar a traseira do Huawei P30 Pro. Há também a variante Moonlight Black , mas sinceramente não lhe achei tanta piada..

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 5

A parte traseira do Oppo Find X2 Lite é muito clássica: os quatro sensores fotográficos dispostos verticalmente aparecem na parte superior esquerda, enquanto um pouco mais à direita encontramos o flash LED. A saliência das câmaras está lá, mas não é exagerada, para que o smartphone não “dance” demais quando pousado.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 6

Uma diferença muito importante para com o irmão mais velho é encontrada na frente do dispositivo. De facto, o Find X2 Lite abandona as margens curvas e orifícios para a câmara em favor de uma clássico ecrã com entalhe “drop”. É uma solução que muitas pessoas já aprenderam a apreciar e, a nosso ver, faz sentido fornecer um modelo desse tipo, que oferece aos utilizadores uma certa possibilidade de escolha, mesmo ao nível do design.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 8

Quanto ao os métodos de desbloqueio, encontramos um sensor de impressão digital no ecrã que provou ser preciso e temos ainda a possibilidade de ativar o reconhecimento facial (2D).

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 9

Continuando a analisar os lados do smartphone, na parte inferior, temos as colunas, o microfone principal, a porta USB Type-C e o conector de áudio de 3,5 mm para fones de ouvido. Este último pode tornar o Find X2 Lite interessante aos olhos de quem tem muitos acessórios "antiquados". À esquerda, encontramos os dois botões para aumentar / diminuir o volume e a bandeja SIM (podem inserir um único nanoSIM), enquanto na parte superior há apenas o segundo microfone. O botão de energia está à direita.

Performance e Hardware Oppo Find X2 Lite

Se estão a pensar que a diferença de preço com o Find X2 Neo levou a Oppo a criar um smartphone com pouca potência, não podiam estar mais enganados. De facto, o dispositivo é alimentado pelo mesmo processador que o irmão mais velho: um Qualcomm Snapdragon 765G operando a uma frequência máxima de 2,4 GHz (1 x 2,4 GHz + 1 x 2,2 GHz + 6 x 1,8 GHz), acompanhado por uma GPU Adreno 620 e 8 GB de RAM. Em suma, o Find X2 Lite permanece em todos os aspectos um smartphone de médio / alto padrão quando falamos de força bruta.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 12

Essa configuração é capaz de executar de maneira ideal a maioria das aplicações que podem ser instaladas da Google Play Store. A memória interna, neste caso, foi aumentada para 128GB UFS 2.1 (não expansível). Em suma, o espaço disponível é bom para a maioria dos usos, apesar de ser claramente um Downgrade em comparação com os 256 GB do Find X2 Neo.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 13

Ecrã Oppo Find X2 Lite

Um aspecto que se fez sentir na transição do irmão mais velho para este smartphone é a taxa de atualização padrão de 60 Hz. Uma vez usada a taxa de 90 Hz, voltar atrás pode ser complicado. No entanto, o preço mais baixo deste Find X2 Lite justifica a escolha da Oppo.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 15

Quanto ao resto, estamos a falar de um painel AMOLED de 6,4 polegadas com resolução Full HD + (2400 x 1080 pixels), 90,8% de proporção ecrã / corpo e entalhe "water drop". É um painel de grande qualidade, com brilho máximo que não decepciona e garante um bom equilíbrio de cores. Não tivemos problemas com o brilho automático.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 16

O smartphone já vem com uma película pré-aplicada, que, como sempre, removemos após alguns dias para aproveitar ao máximo a qualidade do painel. O modo Always On está disponível e os utilizadores mais experientes também podem ajustar a temperatura da cor e usufruir de outras configurações interessantes.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 17

Outra questão de relevo neste ecrã que tem mais a ver com software é a presença do DRM Widevine L1 que garante a visualização de conteúdo em HD em plataformas de streaming como Netflix e Amazon Prime Video.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 19

Assistir a conteúdo multimédia neste ecrã é um prazer e temos certeza de que a maioria dos utilizadores apreciará a qualidade do painel. A empresa chinesa fez um excelente trabalho na faixa de preço em que este Find X2 Lite está contextualizado.

Câmaras Oppo Find X2 Lite

Este Oppo Find X2 Lite não está nada mal no setor fotográfico, onde encontramos um sensor frontal de 32MP (f / 2.0) e um câmara traseira quádrupla 48MP (f / 1.7, Sony IMX586, EIS) + 8MP (f / 2.2, grande angular, 119 graus) + 2MP (f / 2.4, mono) + 2MP (f / 2.4). Os quatro sensores traseiros podem gravar vídeos em 4K a 30fps, O frontal atinge Full HD / 30fps.
Os recursos oferecidos pela aplicação câmara são os clássicos: Noite, Retrato, Pro, Stickers, Lapso de tempo e câmara lenta (1080p). Também estão presentes recursios de inteligência artificial, HDR, Google Lens e modo Macro.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 21

A câmara traseira quádrupla tira excelentes fotos em contextos com boa luz, e à noite usando o modo apropriado somos capazes de registos de qualidade com uma ajudinha da IA. Em suma, os sensores traseiros são convincentes para a faixa de preço. Obviamente, não estamos a falar de um conjunto perfeito: o ruído em algumas cenas particularmente escuras não é raro e o zoom digital máximo é de 10x. Até duas vezes as fotos ainda podem ser usadas para as redes sociais, mas a mudança para 5x mostram porque este equipamento é na verdade de gama média e não pretende competir em fotografia com os tubarões de topo.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 22

De qualquer forma, o equilíbrio de cores é feito corretamente e a ajuda da inteligência artificial e do HDR ajuda a que de forma geraç fiquemos satisfeitos com os resultados deste Oppo Find X2 Lite.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 23

A câmara frontal não é má e tira boas fotos, mas já vimos melhor. As imagens capturadas com a câmara frontal têm qualidade e certamente muitos utilizadores ficarão satisfeitos, mas esperávamos mais. Quano ao registo de de vídeo, o Modo AI Ultra Steady permite estabilizar a imagem corretamente e os resultados são bastante satisfatórios. Mas esqueçam o 4K com o Ultra Steady ativo, pois para usar o AI Ultra Steady a gravação cai para 1080p.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 24

Resumindo, o Find X2 Lite convence ao nível fotográfico, apesar das áreas de melhoria que destacamos acima.

Bateria Oppo Find X2 Lite

O Oppo Find X2 Lite apresenta uma Bateria de 4025 mAh, que tem a mesma capacidade que a o mais caro Find X2 Neo. Os resultados são bastante equilibrados e mesmo com uso intenso chegamos  frequentemente à noite com cerca de 25% da carga. Nos dias mais exigentes, esse valor é inferior, mas em geral chega sempre para o dia de trabalho.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 38

Além disso, não devemos esquecer o suporte de carregamento rápido VOOC 4.0 de 30 W, que permite uma carga completa em cerca de uma hora (ou um pouco menos).

Conectividade Oppo Find X2 Lite

Um dos principais pontos fortes do smartphone é o departamento completo de conectividade, onde encontramos tudo o que podem imaginar, de 5G a 4G LTE, a passar por Wi-Fi 802.11ac de banda dupla, NFC, Bluetooth 5.1 e 3.5. mm para fones de ouvido. Em resumo, praticamente não há o que reclamar, senão a ausência de certificação de impermeabilidade e a inexistência de carregamento sem fio.

O ponto a seguir pode ser um Deal Breaker para alguns e na verdade o que mais me desiludiu neste Oppo Find X2 Lite. Temos a possibilidade de inserir um único SIM: apesar de muitos fabricantes de smartphones 5G estarem a adoptar esta solução para mim seria um impeditivo de usar este equipamento como Daily Driver. A gaveta de nano Sim do Oppo Find X2 Lite é única e exclusivamente para um único cartão nano SIM e não permite cartões de memória. No me gusta.

Oppo Find X2 Lite: Som

Quanto às capacidades sonoras do Oppo Find X2 Lite, temos Dolby Atmos (predefinições inteligentes, filmes, jogos e música) quee garante um bom volume máximo (os testes mostraram 83,3 dBA).
Resumindo, o Oppo Find X2 Lite possui uma folha de especificações que parece ter como alvo aqueles que querem o “FlagShip” do ano anterior, este Oppo Find X2 Lite inclui-se na categoria de dispositivos capazes de competir com o topo de gama em certos aspectos. É claro que as áreas de melhoria estão lá, como vimos, mas é um equipamento muito cumpridor.

Software Oppo Find X2 Lite

O software da Oppo sempre foi um dos mais criticados, pelo menos até este ano. O ColorOS foi considerado semasiado "Chinês" em termos de design. A chegada do ColorOS 7 baseado no Android 10 conseguiu mudar a situação e introduzir alguns novos recursos muito interessantes. Entre as possibilidades mais apreciadas pelos utilizadores, temos o tema escuro, que pode economizar bateria e, ao mesmo tempo, permitir que o utilizador “descanse” os olhos de brancos excessivos.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 40

Há também um recurso experimental, que permite "forçar" o Modo Escuro em aplicações como o Facebook. O resultado não é perfeito, mas interessante. Até ao momento da redação deste artigo, os patches de segurança são os de abril de 2020.

De resto, o ColorOS 7 é o que já vimos em outros equipamentos da marca como o Find X2 Neo, desde a barra rápida (acessível com um toque da direita para a esquerda) até a duplicação das aplicações, a passar pela excelente fluidez do sistema.

Desempenho e benchmarks Oppo Find X2 Lite

 

O Find X2 Lite oferece um bom desempenho em termos de força bruta, apesar de não ser o smartphone mais poderoso do mercado. O dispositivo tem um bom desempenho na vida quotidiana e consegue alcançar o desempenho de muitos outros dispositivos nessa faixa de preço.
Para quem aprecia benchmarks, o Find X2 Lite alcançou 321317 pontos no AnTuTu Benchmark.

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 47

No Geekbench, por outro lado, alcançou 620 pontos em single-core e 1838 pontos em multi-core. Para dar exemplos concretos, o Samsung Galaxy Note 10 Lite, que agora é vendido por um preço semelhante, faz 332528 pontos no AnTuTu. Um resultado muito próximo ao obtido pelo Find X2 Lite.

De resto, obviamente existem soluções com melhor desempenho disponíveis no mercado. Em suma, a Oppo não se concentrou inteiramente na força bruta com o Find X2 Lite e com o irmão mais velho Neo, mas sim num equipamento equilibrado que cumpra em todos os cenários, mantendo um preço apelativo.

De facto, para além dos BenchMarks que valem o qu

Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 48e valem, o Find X2 Lite funciona bem em todos os contextos, graças também à presença de 8 GB de RAM.

 

Conclusão Oppo Find X2 Lite

A Oppo apesar de ser ainda recente no mercado Português, faz parte de um dos maiores grupos tecnológicos do mundo, chamado BBK. A BBK é uma empresa multinacional chinesa. Possui várias marcas em vários mercados de electrónicos de consumo, onde se incluem fones de ouvido, aparelhos de Blu-ray e smartphones. A BBK também detém várias das principais marcas de smartphones, onde se incluem nomes que vos poderão surpreender - Oppo, Vivo, Realme e OnePlus.
Análise OPPO Find X2 Lite. Super autonomia, 5G e performance de topo. É Lite em quê? 49

Isto significa que a cada novo equipamento Oppo a marca consegue aplicar Know How e tecnologia que já usa ou pretende usar em equipamentos tão conceituados como os OnePlus. Este Oppo Find X2 Lite é um tremendo equipamento de gama média alta com uma performance competente, uma bateria e carregamento de topo e conectividade completa com compatibilidade com redes 5G de nova geração. Se tiver que apontar defeitos a este Oppo Find X2 Lite, aponto os resultados das câmaras que apesar de equilibrados não irão satisfazer os utilizadores mais exigentes e o facto de ser Single SIM sem capacidade de extensão de memória. Como tudo isto relembro que o Oppo Find X2 Lite custa 499€ e que em loja física em Portugal é praticamente impossível conseguir melhor negócio por este valor.

Preços e disponibilidade

O Oppo FindX2 Lite está disponível nas lojas Media Markt, Worten, Fnac, El Corte Inglés e PC Diga por 499 € e é vendido com auriculares OPPO Enco Free gratuitos.

O OPPO Find X2 Lite com 8 GB de RAM + 128 GB de armazenamento estará disponível em Moonlight Black e Pearl White por 499 €.

Para mais informações, visitem a Página Oficial da Oppo 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!