Ecrãs OLED vs LCD IPS. Vale a pena gastar mais?

Qual é a diferença real entre um ecrã OLED e um ecrã LCD IPS?

Se precisam de um novo portátil, tablet ou smartphone, a decisão entre um ecrã OLED e IPS pode ser difícil. Qual é a diferença? Qual é a melhor? E quais são as suas vantagens e desvantagens? Neste post vamos discutir estas questões.

Ecrãs OLED vs LCD IPS. Vale a pena gastar mais? 1

Ecrãs OLED

Um ecrã OLED é um díodo emissor de luz orgânica. Cria um ecrã plano e fino que produz as cores mais vibrantes que alguma vez viram num portátil ou smartphone e pode ser curvado para melhor se adaptar às suas necessidades. O lado negativo? São caros!

Ecrãs IPS

IPS significa comutação no plano, o que significa que utiliza cristais líquidos em vez de LEDs para produzir imagens. Os ecrãs IPS são mais baratos e oferecem melhores ângulos de visão do que os OLED, mas não fornecem o mesmo nível de contraste ou brilho que se encontram num ecrã OLED. Também podem ser visualizados a partir de uma gama mais ampla de ângulos.

Vantagens e desvantagens OLED vs IPS

+ ecrãs OLED têm cores incríveis que se revelam vividamente nos jogos filmes, e fotografias.

+ São mais brilhantes que os ecrãs IPS porque emitem luz em vez de dependerem da luz de fundo, como faz um ecrã IPS.

Relacionado:  Samsung adia o lançamento da nova atualização One UI 4.0 Beta

+ Os ecrãs OLED podem ser curvados para melhor se adequarem às suas necessidades se estiver à procura de um tablet ou portátil mais portátil

- Custam mais dinheiro do que outros tipos de ecrãs ; um ecrã OLED custa em média entre $100 e $200 mais do que um equivalente IPS

- São menos ideais para utilização em ambientes com muita luz, porque não conseguem produzir tanta luz.

+ Obterá melhores ângulos de visão com um visor IPS, mas à custa do contraste e do brilho

Como se pode ver, ambos os tipos de ecrãs têm as suas vantagens e desvantagens. Os ecrãs OLED são mais caros do que outros tipos, mas reproduzem as melhores cores que já vimos num ecrã até agora. São também mais brilhantes em ambientes escuros - o que é ótimo para a duração da sua bateria! Por outro lado, um ecrã IPS oferecerá melhores ângulos de visualização em quase todas as situações, em detrimento de cores vivas e contrastes acentuados.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!