Samsung: Os primeiros anos e a evolução que a tornaram a marca de smartphone Nº 1 no mundo

De facto, é agora o fabricante líder mundial de smartphones e uma das marcas mais vendidas na indústria.

A Samsung percorreu um longo caminho desde que era apenas uma empresa de eletrónica. De facto, é agora o fabricante líder mundial de smartphones e uma das marcas mais vendidas na indústria. Mas como é que a Samsung deixou de ser uma pequena empresa para se tornar uma das mais bem sucedidas empresas do mundo? Vejamos o seu humildes nascimento e vejamos o que tornou este gigante coreano no que é hoje.

3 estrelas Lee

Em 1938, Lee Byung-chull estabeleceu a Samsung como o primeiro conglomerado industrial pesado da Coreia. O nome Samsung vem do seu apelido (Lee) combinado com o significado de "três estrelas" (sam). Em 1947, Lee começou a construir uma refinaria de açúcar em Daegu. Na altura, a maior parte da atividade da Samsung ainda estava relacionada com a agricultura: uma percentagem quase inédita de 15% provinha das atividades de fabrico e apenas 14% do comércio. Mas isso iria mudar em breve com o seu primeiro grande sucesso: a produção de papel hanji. A empresa decidiu então expandir o seu negócio para outras áreas, tais como os têxteis e a pesca.

Samsung: Os primeiros anos e a evolução que a tornaram a marca de smartphone Nº 1 no mundo 1

Cosmética ,seguros e Petróleo

Em 1949, a empresa tornou-se pública na bolsa de valores da Coreia e começou a vender ações a um pequeno número de investidores coreanos. Depois, em 1957, criou a Samsung Heavy Industries Corporation (SHIC). No ano seguinte, foram criadas mais duas empresas: Cheil Je ongsan (uma empresa de cosmética) e Samsung Fire & Marine Insurance.

Os anos 60 trouxeram uma série de novos empreendimentos para o conglomerado, tais como construção, siderurgias, fábricas de construção naval em Busan e Seul, refinarias de petróleo, lojas de retalho e lojas de departamento que se tornaram conhecidos em toda a Coreia. Só em 1970-71 tinha mais de 200dang Corp, que tratava de produtos químicos, e a Samsung Electro-Mechanics Co Ltd.

Em 1969, Lee deixou o cargo de presidente da empresa após um ataque cardíaco que o deixou paralisado durante três meses. O seu filho assumiu então o seu cargo e tornou-se conhecido pelos coreanos como "o pai da indústria coreana" Na década de 1970, ele conduziu a Samsung para o fabrico de eletrónica por plantas de abertura que produziam televisões a preto e branco, televisores e videocassetes.

Foi sucedido pelo seu filho Kun-hee Lee (que faleceu em 2020) em 1987, que então reforçou o negócio eletrónico da Samsung através de um forte investimento em novas tecnologias. Seguiu-se a primeira máquina fotográfica digital com um ecrã de visualização na parte de trás, assim como os telemóveis equipados com ecrãs a cores e o primeiro telefone com câmara.

Kun-hee Lee
Kun-hee Lee

Desde então, a Samsung Electronics cresceu para se tornar uma das mais importantes empresas de eletrónica do mundo, gerando 133 mil milhões de dólares em receitas só em 2015. A empresa é um interveniente importante não só em smartphones mas também em computadores, eletrodomésticos e muito mais. Opera oito centros de P&D em todo o mundo, que vão desde Silicon Valley a Pequim.

Em 2016, a Samsung adquiriu a Harman International Industries por 112 mil milhões de dólares e é agora o maior fabricante mundial de sistemas de informação e entretenimento automóvel. A empresa também fez investimentos significativos em inteligência artificial, incluindo uma parceria com o fabricante de hardware Nvidia para desenvolver chips de IA que serão utilizados em telemóveis e outros dispositivos.

Relacionado:  LineageOS 18.1 adiciona suporte para POCO X3 Pro, Galaxy M20 e mais

Galaxy Unpacked 2021

A Samsung confirmou a data para o evento Galaxy Unpacked, onde a empresa deve revelar novos smartwatches e muito mais. O convite para o eventodá uma dica do plano da empresa de anunciar o Galaxy Z Flip 3 e o Galaxy Z Fold 3 nesta data. Além disso, é provável que lancem o Galaxy Watch 4.

O gigante da tecnologia sul-coreana realizará o evento Galaxy Unpacked a 11 de agosto às 15:00 (Hora de Lisboa) A empresa lançou um teaser que indica que anunciará novos dispositivos dobráveis, e apesar da ausência de confirmação oficial, a expectativa é que vejamos a Samsung revelar o Galaxy Z Flip 3, Galaxy Z Fold 3, novos fones de ouvido TWS e relógios no evento.

Data do evento Unpacked do Samsung Galaxy

O evento Galaxy Unpacked será realizado online. A Samsung transmitirá o evento nos seus canais e redes sociais a11 de agosto. Se a hashtag no poster do evento for uma pista a ter em consideração, a Samsung anunciará praticamente tudo o que esperávamos neste Galaxy Unpacked.

Samsung: Os primeiros anos e a evolução que a tornaram a marca de smartphone Nº 1 no mundo 2

O convite para o evento Samsung Unpacked apresenta um slogan, “Prepare-se para desdobrar”. Além disso, possui formas geométricas que remetem ao Galaxy Z Flip 3 e ao Galaxy Z Fold 3. Quem tiver interesse em colocar as mãos no Galaxy Z Fold 3 vai ficar animado em saber que até já existe uma página de reserva.

A empresa tem o historial de anunciar a linha Galaxy Note em agosto. A marca já confirmou que o Galaxy Note 21 não será anunciado este ano. Em outras palavras, é altamente improvável que a série Galaxy Note marque presença no próximo evento. O Galaxy Z Fold 3, por outro lado, deve estrear como o primeiro telefone da série Fold da empresa com uma caneta S Pen.

Samsung: Os primeiros anos e a evolução que a tornaram a marca de smartphone Nº 1 no mundo 3

O que sabemos até agora?

Além disso, o Galaxy Z Fold 3 pode vir com uma câmara sob o ecrã. Este será o primeiro da gigante coreana. O smartphone Galaxy Z Flip 3 5G pode apresentar um design atraente de dois tons, um ecrã secundário maior e uma configuração de câmara dupla vertical renovada. A série Galaxy Watch 4 terá um poderoso Chipset Exynos W920.

O Watch 4 irá supostamente oferecer incríveis 16 GB de capacidade de armazenamento como destaque. A característica mais notável da série Watch 4 é que irá a correr o próprio One UI Watch. É uma versão renovada do Wear OS. O evento também verá o lançamento do Galaxy Buds 2 com suporte ANC (Active Noise Cancel). O Buds 2 chegará em três opções de cores.

O envio da série Watch 4 está previsto ser vendido a partir de 11 de agosto. O Z Fold 3 e o Z Flip 3 começarão a ser comercializados a 27 de agosto.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!