Android Geek
O maior site de Android em Português

Como manter a bateria do vosso smartphone segura? Saibam o que NÃO fazer!

Os smartphones são uma ferramenta importante para nosso trabalho e vida diária e faz sentido que por vezes tenhamos que os carregar fora de casa. Quando há problemas com os nossos smartphones, inevitavelmente ficamos ansiosos, afinal é uma ferramenta importante nas nossas vidas e estão cada vez mais dispendiosos.

Um smartphone é por definição um dispositivo que podemos carregar em qualquer lugar. Os smartphones são uma ferramenta importante para nosso trabalho e vida diária e faz sentido que por vezes tenhamos que os carregar fora de casa. Quando há problemas com os nossos smartphones, inevitavelmente ficamos ansiosos, afinal é uma ferramenta importante nas nossas vidas e estão cada vez mais dispendiosos.

Nos últimos anos, devido a algumas situações mais ou menos graves de explosões de smartphones,  a segurança das baterias de smartphones é um tema que preocupa fabricantes e consumidores.

Embora a tecnologia das baterias continue a melhorar, ainda existem riscos potenciais à segurança. Eu acredito que muitas pessoas já viram uma bateria inchada no seu smartphone. Isso geralmente indica que há um problema (grave) com a bateria. Além disso, se virem fluidos a sair da bateria de um smartphone, isso também indica a integridade da bateria. Não devemos ignorar esses sinais, devemos ter cuidado para evitar uma explosão.

Como manter a bateria do vosso smartphone segura? Saibam o que NÃO fazer! 1

Baterias de lítio - Não façam isto!

A maioria dos smartphones na indústria hoje usa baterias de lítio. Essas baterias têm muitas vantagens, como grande armazenamento de energia, alta eficiência e capacidade de reutilização, etc. No entanto, os seus problemas de segurança devem ser considerados. Aqui estão as melhores maneiras de manter a vossa bateria de íon de lítio segura

Se forem descuidados com o vosso telefone e ele cair com frequência, podem vir a ter alguns problemas para além de ecrãs partidos. Quedas e impactos fortes num smartphone vão ,não só destruir o ecrã, que podem substituir facilmente, como também destruirão silenciosamente a bateria do smartphone. É muito comum que uma bateria de íon de lítio aqueça num curto espaço de tempo ou até mesmo expluda como resultado de uma grande força de impacto. Este conselho pode parecer parvo, porque ninguém o faz conscientemente, mas evitem sujeitar os vosso smartphone a impactos ou pressões que ponham em causa a integridade dos equipamentos.

Bateria do smartphone Redmi Note 7S

  • Evitem alta corrente de carga

Às vezes, podemos experimentar sobretensão e uma saída de corrente é anormal. Se carregarem o telefone neste situação, estão a colocar a bateria em risco. Carregar e descarregar baterias de lítio de smartphones é na verdade uma reação química. Ao carregar, o átomo de lítio do elétrodo positivo perde um elétron e torna-se negativo. O inverso é o caso ao descarregar. No entanto, quando há uma alta corrente de carga, a taxa na qual o elétrodo positivo perde um elétron torna-se muito rápida. Isso causa um distúrbio interno que pode danificar a bateria do smartphone.

Como manter a bateria do vosso smartphone segura? Saibam o que NÃO fazer! 2

  • Não sobrecarregue a bateria com frequência

É muito comum deixarmos os nossos dispositivo a carregar quando vamos para a cama. Este ato é prejudicial à saúde da bateria. Antes que venham os comentários a dizer "Isso não é verdade porque o tlf deixa de carregar quando chega aos 100%", leiam-me com atenção:

Sim, é verdade que a maioria dos smartphones atuais são espertos o suficiente para interromper o carregamento quando chegam aos 100%, no entanto, assim que a percentagem de bateria descer para 99% ele vai voltar a receber carga, pára aos 100%, desce para 99%, recebe carga e assim sucessivamente. Isto também é sobrecarga da bateria!

A sobrecarga frequente vai agravar a produção de gás da bateria. Isso aumentará a pressão interna da bateria e causará  a longo prazo um inchaço. Claro, uma vez que a bateria do smartphone esteja neste estado, o seu desempenho não será o mesmo. No meu caso optei por usar uma tomada inteligente que liga o carregador às 06h da manhã e assim quando acordo tenho o tlf carregado sem problemas nem sobrecargas.

bateria de smartphone

  • Não usem carregadores não originais de baixa qualidade

Os carregadores inferiores não conseguem fornecer a voltagem e a corrente compatíveis com os requisitos de carregamento do Smartphone durante o processo de carregamento. Isso resulta em sobrecarga, o que muitas vezes acelera o envelhecimento da bateria do Smartphone.

  • Evite cargas frequentes num ambiente de alta temperatura

Geralmente, o melhor ambiente para carregar baterias de lítio é á volta de 25 ° C. Ao carregar smartphones no verão, a temperatura é alta e o carregador gera calor. Além disso, a temperatura da pequena superfície dentro da bateria aumenta e a dissipação de calor é mais difícil, o que pode fazer com que a bateria fique demasiado quente. Isso afeta a vida útil da bateria.

  • Evite manter os telefones por muito tempo sem os usar

Os fabricantes de smartphones recomendam que os utilizadores carreguem regularmente o Smartphone até cerca de 50%. Isso ajudará na manutenção da bateria e prolongará a sua vida útil. Como a bateria de íon-lítio é composta principalmente de polímero de lítio, mantê-la sem uso por um longo período pode causar algumas alterações internas. Isso pode fazer com que a bateria perca capacidade.

Além disso, evitem o seguinte:

  • Não usem um objecto de metal pontiagudo para perfurar a própria célula
  • A bateria não deve estar num ambiente de alta temperatura acima de 60 graus Celsius
  • Não queimem a bateria
  • Não apertem a bateria

Conclusão

A vida útil da bateria é calculada de acordo com o número de ciclos de carga e descarga. Um ciclo completo de carga e descarga reduzirá a vida útil da bateria uma vez. As baterias projetadas pela maioria dos fabricantes podem atingir basicamente cerca de 500 ciclos de carga e descarga sem perder capacidade. O importante é manter sempre a carga acima de 30% e não o deixar ligado à corrente muito tempo após chegar aos 100%.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!