Desde que chegou à versão mais estável do Canary Channel, a versão do Android no Chrome OS permaneceu na versão 7.1.1 (Nougat), que para os standards de hoje no android, já é considerada uma versão antiga do sistema operativo. Mas segundo um report no site Chrome Story o Pixelbook do Google, recebeu uma atualização recentemente, onde saltou a versão 8.0 (Oreo) e neste momento encontra-se a trabalhar com a mais recente versão do Android 9 ou Android Pie, como é carinhosamente conhecida.

Tirando as óbvias melhorias na performance e autonomia, com a atualização do sistema Nougat para o Android Pie para os Chromebooks, existem outros recursos que foram adicionados que são muito úteis na utilização de um Chromebook como o Picture-in-Picture, um conjunto de emojis atualizados, o Vulkan 1.1.  O Assistente da Google agora encontra-se centrado na frente do ecrã e já inclui o ícone do Assistente na barra de pesquisa. Junto com estas mudanças, temos presente o design dos já conhecidos cartões da Google nos feeds da Google, Notícias entre outros produtos da Google. 

Embora estas mudanças pareçam mínimas, representam um grande compromisso por parte da Google com o Chrome OS e o seu futuro como uma plataforma all-in-one. O Android P atualmente só existe fora do programa Beta apenas nos telefones Pixel e o Essential Phone. O facto de a Google saltar a versão Oreo (Android 8) e optar pela atualização no Android Pie é uma grande novidade. Especialmente se tivermos em conta que o primeiro Pixel Slate vai chegar ao mercado muito em breve, logo a presença destes recursos do Android 9 vão ser muito bem recebidos pelo próximo tablet da Google, que é uma máquina muito interessante.


Os reports referem que a Google saltou a versão Oreo e saltou diretamente para o Android 9 Pie no caso do Google Pixelbook, mas apenas na versão do Canary Channel do Chrome OS, que curiosamente é a versão mais instavel de todas. Algumas das alterações visíveis incluem um nova aplicação Configurações, que ainda não parece completamente otimizada para ecrãs maiores e uma nova interface do Assistente do Google. Também temos a informação que a aplicação da Câmera do Chrome OS também foi substituída pela Câmera da Google. No entanto ainda não é claro quando ou se o Android Pie será lançado para outros modelos de Chromebooks.