Android Geek
O maior site de Android em Português

Asus ROG Phone 2, One Plus 7 Pro e Xiaomi Black Shark 2: qual o melhor smartphone para gaming? 

Acredite ou não, o número de gamers a nível mundial já atinge as 2.2 mil milhões de pessoas. Isto corresponde a mais de um quarto da população mundial e a cerca de 70% de todas as pessoas que possuem um smarphone (número que já atingiu os 3.3 mil milhões de pessoas

No início do século o telemóvel era apenas um objeto para efetuar chamadas e enviar/receber  mensagens escritas. Duas décadas depois o paradigma é totalmente diferente e smarphones direcionados para o gaming já são uma realidade. 

Acredite ou não, o número de gamers a nível mundial já atinge as 2.2 mil milhões de pessoas. Isto corresponde a mais de um quarto da população mundial e a cerca de 70% de todas as pessoas que possuem um smarphone (número que já atingiu os 3.3 mil milhões de pessoas – Em 2018 Portugal contribuía com 6.9 milhões).  

Asus ROG Phone 2, One Plus 7 Pro e Xiaomi Black Shark 2: qual o melhor smartphone para gaming?  1

Atualmente, o gaming em dispositivos móveis é um nível base de gaming – até uma criança é capaz de descarregar e instalar um jogo num smartphone. Não requer conta na Steam, nenhum investimento em consolas, nem qualquer outra ação complexa – apenas uma conexão à internet. A crescente popularidade de todo o tipo de jogos para smartphones resulta num aumento de gamers em torno dos 10% ao ano.  

Este crescimento acelerado do número de ‘gamers móveis’ levou ao surgimento dos smartphones gaming – que será o tema central deste artigo.  

E você, precisa de um Smartphone Gaming?  

Quer seja o Asus Rog Phone 2, o One Plus 7 Pro ou o Xiaomi Black Shark 2, antes de escolher o melhor smartphone gaming para si assegure-se que precisa realmente de um dispositivo assim tão poderoso. Se joga o Candy Crush Saga, o 2048, o Solitário ou outros jogos simples enquanto se desloca para o trabalho, então é o típico gamer casual. 

No entanto existem jogos com requisitos gráficos elevados que requerem hardware sofisticado para poderem ser executados com as definições máximas como é o caso do PUBG mobile – requer 4GB de RAM e um processador Snapdragon 660 ou superior. E não é um caso único, existindo outros jogos para dispositivos móveis exigentes: Asphalt 9 Legends, Modern Combat 5: Blackout e Gangstar Vegas. Por isso, se gosta de jogar este tipo de jogos mas não gosta de trocar de smartphone todos os anos, pondere um dispositivo com mais de 6GB de RAM para executar (com os gráficos máximos) os jogos que serão lançados a curto prazo. 

Alguns jogos não apresentarão um desempenho melhor mesmo que tenha um dispositivo topo de gama: os jogos jogados diretamente no browser. Apesar de pouco exigentes em termos de especificações, dependem em grande medida da velocidade da internet e da adaptação do próprio jogo à execução em dispositivos móveis. 

Felizmente para os gamers, muitos destes jogos estão disponíveis através de apps. Porém, existem jogos que maioritariamente não estão disponíveis, sendo as slots dos casinos online um exemplo claro. Existem milhares de slots no mercado, mas são poucas as que estão disponíveis para jogar através de uma app, como é o caso do Book of Ra da Novomatic.  

Se é um gamer casual e os seus jogos consomem poucos recursos definitivamente não precisa de um smarphone gaming. Por outro lado, se é fã de jogos pesados que facilmente consomem 4GB de RAM e os joga diariamente um gaming phone é uma opção a considerar.  

Neste artigo analisaremos três smartphones gaming: o Asus ROG Phone 2, o One Plus 7 Pro e o Xiaomi Black Shark 2. Quem ganhará esta batalha?

Tabela Comparativa das Especificações

 

Asus ROG Phone 2 One Plus 7 Pro  Xiaomi Black Shark 2 
Dimensões e peso 171 x 77.6 x 9.5 mm, 240 gramas 162.60 x 75.90 x 8.80 mm, 206 gramas 163.61 x 75.01 x 8.77mm, 205 grama
Processador Snapdragon 855 Plus, octa-core 2.96 GHz   Snapdragon 855, octa-core 2.8 GHz Snapdragon 855, octa-core 2.8 GHz
RAM 8 GB ou 12 GB 6 GB ou 12 GB  6 GB ou 12 GB
Ecrã  6.59, 1080 x 2340p (Full HD), 391 ppi, AMOLED 6.67, 1440 x 3120 pixels, 516  ppi, Fluid AMOLED 6.39, 1080 x 2340p (Full HD), 403  ppi, AMOLED
Armazenamento 128 GB, 512 GB  128 GB, 256 GB 128 GB, 256 GB 
Bateria Li-Po 6000 mAh Li-ion 4000 mAh Li-ion 4000 mAh
Câmara  Dupla 48 + 13 MP f/1.8

Câmara traseira com f/2.4

Câmara frontal com 24 MP f/2.2

Tripla 48 MP + 8 MP + 16 MP f/1.6, f/2.4

Câmara traseira com f/2.2.

Câmara frontal com 16 MP f/2.0

Dupla 48MP + 12 MP f/1.75 Câmara traseira f/2.2 

Câmara frontal com 20 MP f/2.2

Sistema Operativo Android 9 Pie, ROG UI Android 9 Pie, OxygenOS 9.5.11 Android 9 Pie, Joy UI
Outros  Mantêm o jack 3.5 mm para áudio, sistema de refrigeração com câmara a vapor, ecrã de 90Hz, portas montadas na lateral Carregamento ultra rápido, ecrã de 90Hz, câmara pop-up para selfies, velocidade de leitura/escrita UFS 3.0  Tecnologia de refrigeração líquida, ludicrous performance booster, luz gaming, aplicação gamer studio, sensação de vibração

 

Desempenho

 

Em termo de especificações o One Plus e o Black Shark são comparáveis: ambos possuem 6GB de RAM e um processador Snapdragon 855. O Asus tem um hardware um pouco mais poderoso com 8GB de RAM e um processador Snapdragon 855 Plus. Contudo, todos estes smarphones têm uma versão com 12GB de RAM. 

Existem algumas marcas de referência bem conhecidas que avaliam o desempenho de diferentes dispositivos. Abaixo apresentamos três dessas marcas para lhe proporcionar uma melhor ideia sobre os desempenhos do Asus ROG Phone 2, Xiaomi Black Shark 2 e One Plus 7 Pro. 

Asus ROG Phone 2, One Plus 7 Pro e Xiaomi Black Shark 2: qual o melhor smartphone para gaming?  2

Asus ROG Phone 2, One Plus 7 Pro e Xiaomi Black Shark 2: qual o melhor smartphone para gaming?  3

Como é possível aferir pelos gráficos acima, o Asus ROG Phone 2 foi classificado como o melhor smarphone gaming, superando os seus dois concorrentes. O One Plus 7 Pro e o Black Shark 2 estão muito equilibrados entre si. 

Ecrã

Boa resolução, brilho e um bom contraste são caraterísticas obrigatórias num smartphone gaming. Isso não será problema para nenhum dos três modelos em análise, pois todos possuem um ecrã touch capacitivo, com tecnologia AMOLED e 16 milhões de cores disponíveis.  

A principal diferença entre os três modelos reside no facto do One Plus ter o primeiro ecrã ‘AMOLED fluído’, o que permite-lhe ostentar uma maior resolução e densidade – 1440x1320 pixels e 516 PPI contra 1080x2340 pixels dos concorrentes e 409 PPI (Xiaomi) e 391 PPI (Asus).  O One Plus tem ainda uma melhor relação ecrã/corpo. 

Porém, o ecrã do One Plus tem alguns pontos fracos comparativamente aos dois concorrentes em análise: menor proteção do ecrã e uma taxa de amostragem por toque inferior. O Xiaomi e o Asus ROG apresentam a maior taxa de amostragem ao toque do mercado: 240 Hz. No que respeita à taxa de atualização do ecrã, o One Plus perde igualmente para os dois rivais: 90 Hz contra 120 Hz. 

Armazenamento 

Mesmo na era das ‘clouds’ o armazenamento interno pesa na decisão, em particular quando estamos a escolher um smarphone gaming. Para muitos utilizadores 32GB de armazenamento interno para fotos e algumas aplicações banais já obrigam a uma boa gestão da memória. Isto sem os jogos! 

Tanto o Asus ROG Phone 2, como o One Plus 7 Pro e o Xiaomi Black Shark 2 possuem no mínimo 128GB. Existe uma versão do One Plus 7 Pro e o Xiaomi Black Shark 2 com 256GB e uma versão do Asus ROG Phone 2 com 512 GB. 

O Asus ROG Phone 2 tem aqui uma grande vantagem? Nem por isso. Os jogos mais pesados para dispositivos móveis tais com o XCOM: Enemy Within (3.5 GB), ROME: Total War (3.9GB) ou o Assassin’s Creed: Identity (2.6 GB) são uma exceção à regra. A grande maioria dos jogos raramente excede os 2GB, pelo que 256GB de armazenamento permitem que tenha no seu smartphone mais de 100 jogos à sua disposição. 

Bateria 

O Xiaomi Black Shark 2 e o One Plus 7 Pro estão equipados com uma bateria de iões de lítio (Li-ion) de 4000 mAh. O Asus ROG possui uma bateria de polímeros de lítio de (Li-Po) de 6000mAh e, definitivamente, muitos clientes serão seduzidos pelos mAh extra. 

Apesar de não ter impacto direto no desempenho do dispositivo, as diferenças da bateria de polímeros de lítio em relação às baterias de iões de lítio devem proporcionar ao Asus ROG uma longevidade 1.5x superior à dos seus concorrentes. 

Caraterísticas únicas 

Tanto o Asus ROG 2 e o Xiaomi Black Shark 2 são feitos à medida para o gaming. Por esta razão incluem funcionalidade como sistemas de arrefecimento, vibração especial, portas laterais e aplicações de controlo de desempenho tais como Armoury Crate e o Game Dock, respetivamente.

O One Plus 7 Pro possui o Modo Fnatic, através do qual pode aumentar o desempenho do seu hardware, embora não permita um controlo tão detalhado como o Asus e o Xiaomi.  

Design 

O Asus ROG Phone 2 e o Xiaomi Black Shark 2 são o topo de gama dos smartphones gaming  de 2019 e foram claramente inspirados nos PC’s gaming que os antecederam. Ambos têm um aspeto agressivo e volumoso, luzes na parte de trás e detalhes em vermelho (ROG) ou verde (Black Shark). Este design  "hot rod" diferencia-os dos smartphones comuns e destaca o gosto pessoal do proprietário. 

Para alguns gamers este estilo é exagerado e, consequentemente, preferem um design mais elegante e discreto – o One Plus 7 Pro é neste caso uma opção mais minimalista e adequada. Mas como gostos não se discutem, mais vale ver e tirar as suas próprias conclusões:

Asus ROG Phone 2, One Plus 7 Pro e Xiaomi Black Shark 2: qual o melhor smartphone para gaming?  4

Sistema Operativo

Todos os smarphones em análise utilizam o Android Pie 9. No entanto o One Plus7 Pro está entre os primeiros dispositivos que receberam uma atualização para o Android 10.

Além disso, o One Plus tem sua própria personalização chamada OxygenOS. Foi concebida para ser mais semelhante a um Android em detrimento de uma interface de utilizador semelhante ao iOS baseada no Android, conhecida como Xiaomi MIUI.

O Black Shark 2 não tem nada em comum com o MIUI. O seu Joy UI, tecnicamente baseado no MIUI, na prática tem ainda algum caminho a percorrer. O Asus ROG possui um sistema próprio, o ROG UI, que é muito mais baseado no Android.

Preço 

Por fim chegamos à pergunta que se impõe: quanto temos de desembolsar para adquirir uma destas maravilhas tecnológicas?

Comecemos pelos preços das versões base: o Asus ROG Phone2 começa nos 899€, o One Plus 7 Pro nos 699€ e o Xiaomi Black Shark 2 é o mais acessível, com um preço em torno dos 390€. As versões mais completas do Asus, One Plus e Xiaomi podem ascender a 1199€, 819€ e 455€, respetivamente.

Ainda assim, estes três modelos ainda estão longe do campeão dos preços: o Samsung Galaxy Fold cujo preço de venda ascende aos 2000€.

Resumo: PRÓS & CONTRAS

Vamos então rever todos os pontos positivos e negativos dos três modelos:

Asus ROG Phone 2 One Plus 7 Pro Xiaomi Black Shark 2
PRÓS Desempenho robusto;

Colunas stereo de alta qualidade;

Bateria com capacidade superior;

Ecrã com uma taxa de atualização alta;

Aplicação Armoury Crate para proporcionar um maior controlo de desempenho;

Ecrã sem moldura;

Leitura rápida da impressão digital;

Atualizações Android Rápidas;

Ecrã brilhante e com maior resolução.

Preço competitivo;

Ecrã com uma taxa de atualização alta;

Aplicação Game Doc para proporcionar um maior controlo de desempenho;

Suporta ecrã sempre ligado;

CONTRAS Um pouco pesado;

Carregamento sem fios indisponível;

Câmara com especificações medíocres;

Design pode não ser apelativo para todos os gostos. 

Pouca resistência à água e à sujidade;

Não possui um jack áudio de 3.5mm jack (nem um adaptador);

A câmara wide-angle não é tão boa como anunciada.

Um pouco pesado;

Não possui um jack áudio de 3.5mm jack;

Design pode não ser apelativo para todos os gostos;

Sujeito a aquecimento; 

Carregamento sem fios indisponível. 

 

Veredicto 

O ROG Phone 2 é o melhor smartphone para os gamers mais exigentes. O Black Shark 2 é perfeito para quem pretende combinar ótimas especificações e um preço acessível. O One Plus 7 Pro destina-se a todos os que pretendem apenas um smartphone poderoso e discreto.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais