Apple regista patente para iPhone totalmente em vidro

image of futuristic smartphone

S. Patent and Trademark Office sobre um iPhone todo em vidro, Mac Pro Tower, e até mesmo um Apple Watch.

A Apple acredita que o futuro da electrónica é todo de vidro e tem vindo a registar patentes que mostram alguns desenhos realmente impressionante desde há cerca de 8 anos. Recentemente, o gigante da tecnologia baseada em Cupertino registou outro projecto no U.S. Patent and Trademark Office sobre um iPhone todo em vidro, Mac Pro Tower, e até mesmo um Apple Watch.

apple iphone all glass wraparound display conceptImage: Patently Apple

O iPhone é o mais interessante entre o trio e apresenta uma caixa de vidro de seis lados, com pelo menos a parte frontal e traseira do telefone com um ecrã utilizável. No entanto, as arestas podem também incluir ecrãs, tudo isto criando um dispositivo não muito diferente do Mi MIX Alfa da Xiaomi.

A empresa da maçã teoriza que múltiplos lados de vidro podem ajudar a suavizar a transição entre várias superfícies do iPhone. (via Patently Apple). Isto será óptimo para exibir conteúdo que se estenda por múltiplas superfícies. Por exemplo, uma imagem panorâmica que se estende através do painel frontal, até à parte de trás.

Outro caso de utilização que tal implementação permitirá é a possibilidade de os ícones serem arrastados através de múltiplas superfícies ao serem deslizados. A navegação verá também algumas capacidades melhoradas, permitindo a rolagem em quase todas as direcções (para cima ou mesmo na diagonal).

A Apple observa também que os lados do iPhone também podem registar inputs baseados na força. Por exemplo, um utilizador pode ser capaz de apertar os lados do telefone para baixar ou aumentar o volume da música ou do conteúdo.

Dito isto, um iPhone totalmente em vidro não é a única coisa nos planose da Apple. A empresa também menciona um conceito de Mac Pro Tower com uma construção semelhante totalmente em vidro, mas com um design transparente. Está também a ser considerado um Relógio Apple com um invólucro feito inteiramente ou na sua maioria em vidro.

apple watch mac pro all glass patent

Mas, claro, um futuro de vidro não passa de uma ideia inaplicável se não for assegurada a integridade estrutural. A Apple parece estar ciente disto e diz que os equipamentos podem ter paredes com espessura variável para ajudar a aumentar a resistência, resistência à fissuração, ou outras propriedades físicas. A espessura variável pode também permitir a flexão em alguns pontos chave.

Apple regista patente para iPhone totalmente em vidro 1 Apple regista patente para iPhone totalmente em vidro 2

 

É improvável que a próxima geração do iPhone ou mesmo a geração seguinte se apresente com tecnologia como esta. Ainda assim, se a Apple conseguir fazer algo como isto num futuro próximo, não será menos do que espectacular.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!