Android Geek
O maior site de Android em Português

Aparentemente, a Samsung está pronta para dar aos Chipsets Exynos desempenho gráfico ao nível da Qualcomm

A empresa tem feito algumas mudanças significativas nas suas operações de fabrico de Chipsets, e os esforços aparentemente vão dar resultado. Várias informações implicam que o Exynos 2100 de 5 nm que fornecerá poder de fogo às variantes europeias, sul-coreanas e do Médio Oriente do Galaxy S21 oferecerá melhor desempenho do que o Snapdragon 875, que servirá de base para os modelos destinados aos EUA e China.

A Samsung recebeu críticas contundente este ano, pela diferença de desempenho entre seus os Chipsets Exynos e os SoCs Snapdragon da Qualcomm. A empresa tem feito algumas mudanças significativas nas suas operações de fabrico de Chipsets, e os esforços aparentemente vão dar resultado.

Várias informações implicam que o Exynos 2100 de 5 nm que fornecerá poder de fogo às variantes europeias, sul-coreanas e do Médio Oriente do Galaxy S21 oferecerá melhor desempenho do que o Snapdragon 875, que servirá de base para os modelos destinados aos EUA e China. Aparentemente, a Samsung conseguiu isto ao substituir os núcleos Mongoose por núcleos ARM de alto desempenho.

O Chipset provavelmente contará com uma GPU Mali, e ficará atrás do Snapdragon 875 em gráficos, já que a GPU Adreno da Qualcomm deve oferecer um desempenho 10% melhor do que o Mali-G78. Mas isso pode mudar no próximo ano.

O suposto Exynos 9925 pode apresentar uma GPU AMD

Em 2019, a Samsung e a AMD firmaram uma parceria de vários anos. A AMD licenciará a sua arquitetura gráfica RDNA para a Samsung para uso nos seus telefones e, ao que parece a gigante sul-coreana está pronta para substituir a GPU Mali por uma GPU da AMD.

A conhecida fonte de segredos da industria Ice Universe diz que o Exynos 9925, um Chipset que está atualmente em desenvolvimento, pode apresentar gráficos AMD. Mais detalhes não foram revelados, mas dado que um executivo da Samsung recentemente confirmou a existência de um Chipset de gama média de 5nm, e os Exynos 2100 cada vez mais próximos, não parece que o Exynos 9925 seja lançado tão cedo.

O cronograma sugere que fará a estreia em 2022.

Resta saber se uma GPU personalizada de alto desempenho dará aos Chipsets Exynos uma real vantagem sobre a GPU Adreno da Qualcomm, que também deve melhorar significativamente em 2022.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!