Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android

Especificações interessantes, construção de qualidade e o preço, o colocam o Xiaomi Pad 5 em competição direta com o novo iPad.

Recentemente a Xiaomi revelou a quinta versão do seu tablet FlagShip, o Xiaomi Pad 5, ao lado do Xiaomi 11T Pro apresentado em setembro. O tablet, que é projetado para ser usado tanto para trabalho e entretenimento como para percorrer as redes sociais, inclui um ecrã de 11 polegadas com uma taxa de atualização rápida, uma bateria de 8720mAh e o chipset Snapdragon 860 da Qualcomm. Isso, e tendo em conta o seu preço competitivo, colocam o Xiaomi Pad 5 no topo dos tablets Android e uma excelente alternativa aos iPads da Apple.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 1

Tive a oportunidade de experimentar o Pad 5 no evento de lançamento da Xiaomi e agora que já estou a usar a nossa unidade de análise há algumas semanas estou em condições de partilhar convosco o que de melhor e menos bom encontramos no Xiaomi Pad5. Fiquem nesta página para saber tudo sobre o Xiaomi Pad 5.

Design e Ecrã Xiaomi Pad 5

Com uma elevada taxa de actualização WQHD + 120Hz, destaca-se o visor imersivo de 11 polegadas no Xiaomi Pad 5. A tecnologia True Display do Xiaomi Pad 5 ajusta automaticamente o ecrã para dar imagens mais realistas e realistas em condições de pouca luz. Mesmo sob luz solar directa, o Xiaomi Pad 5 permite aos utilizadores visualizar fotografias claras e nítidas graças ao seu ecrã com excelente performance sob luz solar.

O Xiaomi Pad 5 está disponível em duas cores: Cosmic Grey e Pearl Whitea. Eu testei a versão Pearl White, que é hipnotizante e rivaliza com os melhores Designs que já vimos em smartphones, tanto da Xiaomi como de outras marcas.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 18

O Xiaomi Pad 5  é extremamente fino e leve para um tablet, com dimensões de 254,69 x 166,25 x 6,85 mm e um peso de 511g. Talvez o mais importante, o dispositivo tem uma construção resistente o suficiente para que não fiquem ansiosos sempre que o tiverem que transportar de um lado para o outro.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 2

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 19

O ecrã e as laterais são planas com margens arredondadas que suavizam o design angular. Os controlos físicos incluem, o botão de energia posicionado na parte superior do tablet, o botão de volume na lateral e a porta USB-C na margem inferior. Não há entrada para fone de ouvido de 3,5 mm.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 3

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 20

Há quatro colunas no total – duas na margem superior e dois na parte inferior – Este hardware é afinado com suporte Dolby Atmos o que atribui ao áudio uma presença mais envolvente.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 4

Na frente, há um ecrã WQHD + de 11 polegadas com tecnologias Low Blue Light e True Display. Há também luminosidade suficiente para manter o ecrã legível em dias ensolarados e uma taxa de atualização de 120 Hz para navegação e uma experiência geral mais fluída.

O ecrã LCD de 11″ do Xiaomi Pad 5 é uma das suas características mais notáveis. É um ecrã LCD IPS de 10,9 polegadas com uma relação de aspecto 16:10, para ser mais preciso. A densidade de pixels é de 274ppi, comparável à da concorrência.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 5

Os destaques do Pad 5 incluem uma taxa de actualização de 120Hz, suporte de cor de 10 bits, bem como compatibilidade HDR10 e Dolby Vision. Não esqueçamos a compatibilidade da Smart Pen com a amostragem de 240Hz e a detecção de 4.096 níveis de pressão.

Comecemos com o painel. É um LCD IPS brilhante e colorido com suporte de cor nativa de 10 bits. Isto significa que pode mostrar até mil milhões de cores.

Depois há a compatibilidade HDR10 e Dolby Vision, permitindo-lhe obter o máximo de todos os serviços de streaming. Colocámo-lo à prova, e sim, pode. Todas as aplicações populares reconhecem o Pad 5 como um dispositivo HDR10 e Dolby Vision, graças ao Widevine L1 DRM.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 6

Finalmente, existe também suporte para a taxa de atualização de 120Hz. No entanto, não é o ideal, uma vez que é fixa , como já referimos. Pode-se escolher entre 60Hz e 120Hz, mas mesmo quando se selecciona 120Hz não há adaptabilidade. Tudo menos vídeos e aplicações de vídeo funcionam a 120Hz, sempre. A secção de Definições sugere uma mudança dinâmica, pelo que talvez esta seja melhorada através de uma actualização de firmware.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 7

A nossa experiência com o equipamento registou uma luminosidade máxima de 478 nits, o que é muito surpreendente.

Assim, com uma relação de contraste de 1270:1, o grande brilho combinado com excelentes níveis de preto profundo traduzem-sse numa relação de contraste muito favorável.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 8

O Xiaomi Pad 5 oferece três modos de cor: Vívido (anteriormente conhecido como Auto), Saturado, e Standard. Cores Adaptativas, que é a mesma característica que a Apple chama True Tone, permite alterar as cores dependendo da luz ambiente.

A opção Vívida (Auto) destina-se a proporcionar uma experiência DCI-P3, e descobrimos que é bastante fiável, com a excepção dos tons branco e cinzento um pouco azuis. Se quiserem uma representação mais precisa das cores, escolham Temperatura de Cor Quente; remove os brancos azuis.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 9

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 21

A alta taxa de atualização é uma excelente funcionalidade e só podemos dar os parabéns à Xiaomi por incluir esta característica num tablet de preço tão convidativo, no entanto  a taxa de atualização do Pad 5 não parece ser adaptável. A excelente experiência de utilização está garantida, no entanto devido ao facto de não ser adaptável é possível que notem que a  bateria se esgota mais rápido do que em equipamentos com outros ecrãs. No entanto a Xiaomi contorna esta limitação com uma generosa bateria de 8720mAh que assegura uma autonomia surpreendente para as especificações.

O display é  IPS LCD em vez de um OLED, o que significa que perde o brilho e os benefícios de economia de bateria do OLED. Dito isso, o ecrã oferece suporte Dolby Vision, e a experiência com o Pad 5 é , sem dúvida, de alta qualidade.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 22

O ecrã é brilhante e nítido. Também é muito responsivo. Por essas razões, este tablet afigura-se como uma excelente máquina de produtividade mas também para consumir multimédia , como streaming e vídeo.

Desempenho e bateria

O Pad 5 é alimentado pelo Snapdragon 860 de 7 nm, que inclui a CPU Kryo 485 e a GPU Adreno 640, com o motor AI de 4ª Geração da Qualcomm. Este é um Chipset que já nos impressionou em equipamentos como o Poco X3 Pro. O Pad 5 vem em configurações de 6GB / 128GB e 6GB / 256GB.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 10

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 23

Este é um Chipset rápido e responsivo que permite uma navegação rápida e fluída pela interface e alternar sem dificuldades entre as diferentes aplicações.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 11 Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 12
Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 13 Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 14

Existem também alguns recursos úteis para ajudar a economizar tempo e aumentar a produtividade, como um recurso de ecrã dividido e uma ferramenta de captura de ecrã que permite desenhar uma forma á volta de porções específicas de texto e imagens assim como de páginas da web com o dedo ou o a Xiaomi Smart Pen e usá-las diretamente num e-mail.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 15

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 24
Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 25

Como mencionado, o Pad 5 vem com uma bateria de 8720mAh que a Xiaomi afirma poder oferecer cinco dias de música, 16 horas de vídeo e 10 horas de jogo. O carregador de 22,5W fornecido com a versão global pode ser velocidade de carregamento suficiente para a maioria dos utilizadores, mas não temos a certeza se este é o máximo que pode alcançar porque a edição chinesa chega a 33W e não vem com carregador incluído.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 16

O Xiaomi Pad 5 obteve excelentes resultados nos nossos testes. No nosso teste de navegação na Internet, sobreviveu durante 14 horas e 31 minutos. Ao reproduzir filmes em loop em ecrã inteiro, a sua bateria caiu para 10% antes de durar mais de 14 horas. Estes são resultados excelentes para um tablet, mesmo com a elevada taxa de atualização fixa em 120hz.

Câmara

O Xiaomi Pad 5 inclui uma câmara traseira de 13 megapixels capaz de capturar vídeo de até 4K a 30fps, acompanhado por uma câmara frontal de 8 megapixels que pode capturar 1080p a 30fps para chamadas de zoom HD.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 26

Nas condições ideais vão conseguir tirar fotos aceitáveis com a lente traseira, mas este não é o propósito deste tipo de equipamentos, pelo que não é de surpreender que a Xiaomi não tenha “posto a carne toda no assador” neste ponto em particular.

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 17

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 27

A câmara frontal mostrou um desempenho semelhante, e vai ser uma companheira fiável para as vossas chamadas de vídeo e videoconferências, desde que estejam em condições de luminosidade adequadas.

 

A câmara do Pad 5 é uma ótima ferramenta para tirar fotos rápidas, digitalizar documentos e fazer chamadas de vídeo, mas não contem trocar a câmara do vosso smartphone por ela – especialmente quando falamos de fotografar com pouca luz.

Veredicto Xiaomi Pad 5

O Xiaomi Pad 5 é um tablet muito capaz com desempenho ágil e um ecrã vibrante e responsivo. A qualidade da câmara é boa o suficiente para tirar fotos de anotações e participar de chamadas, a adição de Dolby Vision torna este tablet uma ótima escolha para streaming e consumo de multimédia. Também suporta a caneta Xiaomi Smart Pen da empresa, embora seja uma compra de acessório separada.

O Xiaomi Pad 5 é um tablet multifuncional e adaptável que funciona tanto como estação de trabalho como um dispositivo de entretenimento, dependendo da necessidade. Quer estejam em casa ou no trabalho, as suas características de produtividade garantem que se vão poder manter concentrados, e com tecnologia integrada de filtro de Luz Azul e True Display, o Xiaomi Pad 5 oferece uma experiência de visualização segura e confortável, minimizando a fadiga ocular derivada de uso por de períodos de utilização prolongados. A cereja no topo do bolo é o seu processador móvel Snapdragon 860 e a grande bateria 8720mAh da Qualcomm complementam este pacote produtivo.

 

Tablet XIAOMI Pad 5 (6Gb/128Gb)

  • Ecrã 11 polegadas 2.5k
  • 4 colunas Dolby atmos
  • Snapdragon 860
  • Bateria 8720mha
  • Carregamento 22, 5w

Ecrã

  • 2560×1600
  • 16:10
  • 2.5k
  • 120hz
  • 275ppi
  • 1.07 biliões de cores
  • Ampla gama de cores
  • Dolby vision

Câmaras

  • Camara traseira 13mp
  • Camara frontal 8mp

Outros

  • Espessura 6.85mm
  • Peso 511g
  • 4096 níveis de pressão
  • 240hz amostragem toque
  • Autonomia
  • Carregamento sem fio magnético
  • Integração MIUI PAD

Preço e disponibilidade Xiaomi Pad 5

Análise Xiaomi Pad 5. O topo do custo Vs beneficio em tablets Android 28
O Xiaomi Pad 5 pode ser adquirido diretamente em qualquer Mi Store, online ou física. O PVP é desde 399€ para a versão 6gb/128gb.

 

78%
O topo do custo Vs beneficio em tablets Android

Análise Xiaomi Pad 5

O Xiaomi Pad 5 é um tablet muito capaz com desempenho ágil e um ecrã vibrante e responsivo. A qualidade da câmara é boa o suficiente para tirar fotos de anotações e participar de chamadas, a adição de Dolby Vision torna este tablet uma ótima escolha para streaming e consumo de multimédia. Também suporta a caneta Xiaomi Smart Pen da empresa, embora seja uma compra de acessório separada.

  • Design
  • Construção
  • Desempenho
  • Bateria
  • Audio
  • Ecrã

O Xiaomi Pad 5 é um tablet multifuncional e adaptável que funciona tanto como estação de trabalho como um dispositivo de entretenimento, dependendo da necessidade. Quer estejam em casa ou no trabalho, as suas características de produtividade garantem que se vão poder manter concentrados, e com tecnologia integrada de filtro de Luz Azul e True Display, o Xiaomi Pad 5 oferece uma experiência de visualização segura e confortável, minimizando a fadiga ocular derivada de uso por de períodos de utilização prolongados. A cereja no topo do bolo é o seu processador móvel Snapdragon 860 e a grande bateria 8720mAh da Qualcomm complementam este pacote produtivo.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!