Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD

Provavelmente o que acabei de escrever é óbvio para a maioria, o que não será de conhecimento generalizado é que podem ter uma televisão de 55 polegadas com resolução 4K e Android TV por menos de 400€. Venham connosco conhecer esta televisão da (ainda) pouco conhecida marca Silver que nos deixou literalmente boquiabertos pela sua excelente relação Qualidade vs Preço.

Com a proliferação de opções de conteúdo "On Demand" as tradicionais televisões ganharam uma importância maior nos nossos lares. A tecnologia acompanha as necessidades do mercado e neste momento conseguimos produtos equilibrados com excelentes especificações a preços que parecem mentira. Provavelmente o que acabei de escrever é óbvio para a maioria, o que não será de conhecimento generalizado é que podem ter uma televisão de 55 polegadas com resolução 4K e Android TV por menos de 400€. Venham connosco conhecer esta televisão da (ainda) pouco conhecida marca Silver que nos deixou literalmente boquiabertos pela sua excelente relação Qualidade vs Preço.

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 1

Não é mentira, é Silver

Para podermos desfrutar dos conteúdos que mais apreciamos, é claro que um bom ecrã é essencial, com um tamanho de imagem que permita uma maior imersão nos conteúdos de alta definição. Hoje trazemos uma proposta de uma Smart TV de 55 ″ com ecrã 4K um preço realmente interessante.

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 2

 

Esta TV Silver LE-55Z1 é uma televisão inteligente, com acesso à Internet, e vai deixar-vos a pensar em reformar a vossa TV antiga. Isso é certo.

Destaques TV Silver LE-55Z1

  • Painel LED: A tecnologia de retroiluminação LED presente na televisão Silver, traduz-se numa excelente solução em qualidade/preço.
  • Certificada para 4K ULtra HD : A TV Silver LE-55Z1 tem certificação Ultra HD que proporciona uma resolução 4 vezes superior à de um televisor Full HD e permite apreciar detalhes que nos passavam despercebidos antes.
  • Modos de imagem versáteis: A TV Silver LE-55Z1 possui vários modos de imagem que proporcionam uma qualidade melhorada de imagem e som que foi concebida para permitir a melhor experiência de visualização nas mais variadas situações.

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 3

 

TV Silver LE-55Z1 Sistema Operativo

 

Esta TV Silver LE-55Z1 é , como não podia deixar de ser, uma Smart TV, apresenta como sistema operativo o Android TV na sua versão 7.1 que permite uma polivalência e versatilidade que não conseguimos em TVs inteligentes com sistemas operativos costumizados pelos fabricantes.

Podem configurar uma conta Google na vossa TV Silver LE-55Z1 e assim instalar qualquer aplicação compatível directamente da Play Store. O sistema operativo já traz pré-instaladas algumas das aplicações que mais vão usar, como Youtube, Netflix entre outras, mas como já disse, podem aceder ao Google Play para instalar o que precisarem, por exemplo uma aplicação que se tornou imprescindível para mim é a GSE SMART IPTV que me permite adicionar listas de IPTV de forma a não precisar de equipamentos externos (como Boxes Android) para desfrutar deste tipo de conteúdo.  O espaço de armazenamento é suficiente para instalarem largas dezenas de aplicações, mas para armazenar filmes,  por exemplo, sugiro que recorram a uma FlashDrive USB.

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 4

Com a televisão Silver basta colocar numa pen drive o  filme ou série em .MPEG-4, ,.AVI, ,.MKV, ,.MOV, etc, e está tudo pronto para disfrutar. A Silver suporta ainda a reprodução de ficheiros .MP3, ,.WMA, ,.JPEG e .AC3.

A TV Silver LE-55Z1 tem esta tecnologia criada pela Google chamada cast, o cast é a tecnologia mais simples de partilha de conteúdos entre o smartphone e o televisor. Pode estar incluída de origem no televisor (Google Cast), ou ser instalada através de um pequeno dispositivo (Google Chromecast).

Os aparelhos com sistema operativo Android TV, incluído em muitas Smart TV, incluem Google Cast.

Vídeo funcionamento TV Silver LE-55Z1

 

TV Silver LE-55Z1 Especificações Técnicas

 

  • Imagem:
    • Ecrã (Polegadas/cm): 55"
    • Tecnologia retroiluminação: LED
    • Resolução: 3840 x 2160
    • Relação de aspecto: 16:9
    • Brilho: 250cd/m2
    • Contraste: 5000:1
    • Ângulo de visão: 178° / 178°
    • Reprodução de cores: 16.7 Milhões de cores
  • Áudio:
    • NICAM Stereo: 2 x 10W
    • Sistema de Som: B/G, DK, I
  • Sintonizador: DVB-T/C
  • Conectividade:
    • 1 x Slot CI
    • 1 x SCART
    • 1 x VGA
    • 1 x PC Audio IN
    • 3 x HDMI
    • 1 x Coaxial
    • 1 x Earphone Out
    • 1 x USB
    • 1 x RJ45
  • Multimédia:
    • Vídeo: .MPEG-4, ,.AVI, ,.MKV, ,.MOV
    • Áudio: .MP3, ,.WMA, ,.AC3.
    • Fotos: .JPEG, .PNG
  • Smart TV: Sim, Android 7.1
  • Consumo energético:
    • Em uso: 135W
    • Em standby: 0.5W

 

  • Conteúdo da Embalagem:
    • Televisão
    • Controlo remoto
    • Guia do utilizador

Design TV Silver LE-55Z1


O design desta TV Silver LE-55Z1  é bastante minimalista, é uma Smart TV, com margens de ecrã finas. Conta com várias interfaces de ligação, como HDMI, VGA, 2 portas USB, AV, áudio SPDIF e interface CI. Para comunicação tem Wi-Fi , Bluetooth e Ethernet.

Além disso inclui 3 tipos de sintonizador: satélite (DVB-S2) na ficha F e cabo + terrestre (DVB-C + T2) na ficha RF.

Já inclui aplicações como YouTube e Netflix (ambos 4K),e como já referi podem reproduzir vídeos a partir de uma unidade USB ou uma unidade de armazenamento na rede local, entre muitas outras opções.

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 5

Áudio TV Silver LE-55Z1

O audio foi uma das boas supresas deste equipamento da Silver, estamos a falar de um sistema NICAM Stereo: 2 x 10W.  NICAM , é um acrónimo de "Near Instantaneous Companded Audio Multiplex", é um formato para som digital através de televisão. Os sinais Audio são codificados usando uma modulação pulse-code de 14 bits num ritmo de amostra (sampling rate) de 32 kHz. Na prática traduz-se numa excelente experiência auditiva, como vários modos como Surround, para que possam personalizar a vossa experiência ao vosso gosto. O volume é excelente e as colunas estão posicionadas na base da TV, o que é perfeito pois não têm qualquer obstrução, quer tenham a TV num suporte, quer optem por a colocar numa parede.

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 6

 

Painel 4K para uma experiência de luxo na TV Silver LE-55Z1

Os televisores Full HD possuem 1080 linhas horizontais de resolução. Nos televisores 4K (Ultra-HD), a resolução é duplicada na horizontal e na vertical (3840x2160 px), a diferença de nitidez na visualização de conteúdos 4K começa a ser notada nos ecrãs a partir das 46 polegadas. Nos ecrãs com 55 polegadas (como neste caso) a diferença de nitidez torna-se muito notória. 

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 7

É verdade que a maioria dos canais e conteúdos de vídeo a que temos acesso não existem em 4K. Tal significa que os televisores 4K têm de recorrer com frequência ao uma técnica de upscaller. Se, por exemplo, estiverem a ver um vídeo Full HD (1080 linhas) num televisor 4K (3160 linhas), este tem necessariamente de preencher as linhas em falta (interpolação). A qualidade do upscaller é um fator determinante para a qualidade que temos quando vêmos conteúdos de resolução inferior.

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 8

No caso da TV Silver LE-55Z1 a experiência é excelente, o ângulo de visão é de 178° / 178°, que permite que possamos disfrutar do conteúdo de qualquer ângulo sem perdas signifcativas nas cores ou detalhe.

Valores de contraste 5000:1

contraste marca a diferença entre as zonas escuras e claras das imagens e tem mais impacto nas últimas. Se for baixo, gera imagens muito esbatidas; se for exagerado, resulta em imagens agressivas, cansativas para a vista e com perda de detalhes nas zonas mais claras. A TV Silver LE-55Z com os seus 5000:1 exibe brancos brilhantes, sem perda de detalhes.

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 9

valor de rácio de contraste indica a diferença de luminosidade produzida entre uma área branca da imagem (desejavelmente de luminosidade elevada) e uma área negra da imagem (quanto menos luminosa, mais próxima de um nível de negro profundo estará).

Qualidade de imagem

Um dos itens mais importantes quando vamos escolher uma nova Smart TV é obviamente a qualidade da imagem. Isso porque não basta só ter um display grande: precisa ter pixels suficientes para que a imagem dos filmes fique perfeita, sem distorções. A TV Silver LE-55Z exibe conteúdos em 4K (3840x2160 px) com um brilho de 250cd/m2 e consegue uma reprodução de 16.7 Milhões de cores. Este Painel impressionante assenta na tecnologia LED e apesar da Silver ter outros tamanhos, a unidade que testámos tem umas perfeitas 55 polegadas.

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 10

Entradas e Conectividade

Outro ponto fundamental antes de comprar uma Smart TV é ver quais conectividades estão disponíveis. Com destaque está o Wi-Fi embutido, importante para quase todas as funções inteligentes, como abrir aplicativos, redes sociais, navegação web ou até abrir suas notícias na TV. Alguns modelos mais antigos precisam de um adaptador wireless para conectar, comprado a parte, ou só oferecem internet com cabo, via LAN. Então, para não ter dor de cabeça, confira as configurações.

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 11

Para quê fazer escolhas quando podem ter toda a conectividade disponível na vossa televisão Silver? A TV Silver LE-55Z1 conta com portas HDMI, VGA, USB, Jack 3.5mm, entrada vídeo componente, etc.

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 12

A entrada HDMI, permite ligar o computador, por exemplo, e transmitir imagens e som e alta resolução. Esta entrada também é importante para ligarem a Box do vosso serviço de televisão por cabo, Box Android, ChromeCast etc. A  TV Silver LE-55Z1 conta com um número confortável de portas que permitem não ter que abdicar de nada:

  • Conectividade:
    • 1 x Slot CI
    • 1 x SCART
    • 1 x VGA
    • 1 x PC Audio IN
    • 3 x HDMI
    • 1 x Coaxial
    • 1 x Earphone Out
    • 1 x USB
    • 1 x RJ45

TV Silver LE-55Z1 com ligação Wifi conforme já referi, mas se precisarem de uma ligação mais estável podem confiar na entrada LAN, esta permite uma conexão mais estável com a internet, ideal para ver vídeos por streaming.

 

Como escolher o tamanho ideal de uma TV?

Para televisores Full HD e Ultra HD, a melhor experiência é obtida com uma distância média de cerca de 2,3x do valor da diagonal do ecrã. Para calcular o tamanho de ecrã de que necessitam, meça a distância entre o centro do sofá e o local onde pretendem instalar o televisor, e optem pelas seguintes diagonais de imagem:

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 13

  • 1,5 a 2,3 metros: 32 polegadas (81 cm);
  • 2 a 2,8 metros: 40 a 43 polegadas (102 a 109 cm);
  • 2,4 a 3,2 metros: 46 a 49 polegadas (117 a 124 cm);
  • 2,5 a 3,3 metros: 50 a 51 polegadas (127 a 130 cm);
  • 2,8 a 3,6 metros: 55 polegadas (140 cm);
  • 3,4 a 4,2 metros: 65 polegadas (165cm).

Se vão usar o televisor apenas para ver vídeos em Ultra HD, podem aproximar-se um pouco mais do ecrã, ou optar por uma diagonal um pouco maior para a mesma distância. Mas os conteúdos 4K são ainda raros. Podemos encontrá-los em alguns serviços de streaming de vídeo (Netflix, Amazon Prime Video ou YouTube), algumas consolas de jogos mais recentes (como a Sony PS4 Pro ou a Microsoft Xbox One X) e, em casos mais raros, nos serviços de televisão pagos dos operadores (que, por norma, não dispõem de mais do que um par de canais 4K).

Prós

  • Qualidade de imagem
  • Versatilidade nos sintonizadores
  • Airmouse Incluído
  • Excelente Qualidade de som
  • Preço incrivelmente baixo

Contras

  • Posicionamento das portas HDMI na base da TV

Preço e Disponibilidade Televisão Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD

Pois bem, como mencionámos no ínicio desta análise a esta SmartTV, é possível compra-la por menos de 400€. Mais concretamente por apenas 399€ na conhecida e confiável PCDIGA. Sigam este Link e vejam pelos vossos olhos que parece mentira, mas é verdade.

 

 

Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD
Análise: TV Silver LE-55Z1 SmartTV 55" LED 4K UHD 14

Provavelmente o que acabei de escrever é óbvio para a maioria, o que não será de conhecimento generalizado é que podem ter uma televisão de 55 polegadas com resolução 4K e Android TV por menos de 400€. Venham connosco conhecer esta televisão da (ainda) pouco conhecida marca Silver que nos deixou literalmente boquiabertos pela sua excelente relação Qualidade vs Preço.

Editor's Rating:
5

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais