Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise TP-LINK HA100. Os vossos equipamentos analógicos acabaram de ficar Smart

Dito isto, é uma marca mais conhecida do público Português pelos seus equipamentos de rede, no entanto, A TP-LINK tem uma boa variedade de Carregadores PowerBank USB, câmaras de segurança e agora este novo produto que é um receptor de música Bluetooth para o vosso sistema HiFi em casa. Surgiu a oportunidade de testar o TP-LINK HA100 e vamos deixar aqui a nossa análise o produto.

Nests análise vamos conhecer um novo produto do áudio TP-LINK e perceber como funciona. Falamos diversas vezes da TP-LINK  aqui no AndroidGeek, e muitos devem saver que é uma marca de referência em equipamentos de rede e que mais recentemente tem apresentado com a sua marca Neffos smartphones que surpreendem na sua relação qualidade VS preço.

Análise TP-LINK HA100. Os vossos equipamentos analógicos acabaram de ficar Smart 1

Dito isto, é uma marca mais conhecida do público Português pelos seus equipamentos de rede, no entanto, A TP-LINK tem uma boa variedade de Carregadores PowerBank USB, câmaras de segurança e agora este novo produto que é um receptor de música Bluetooth para o vosso sistema HiFi em casa.

Surgiu a oportunidade de testar o TP-LINK HA100 e vamos deixar aqui a nossa análise o produto.

O que é um receptor de música Bluetooth?

Bem, vamos por partes, o receptor cria um link sem fio (Bluetooth) entre um dispositivo de áudio habilitado para Bluetooth (como um tablet ou smartphone) e um dispositivo do áudio não habilitado para Bluetooth, como um aparelho de som doméstico tradicional. Normalmente, a maneira habitual de reproduzir a música do nosso telefone nos nossos aparelhos de alta fidelidade passa por usar um cabo ligado à porta de fone de ouvido no dispositivo móvel. Mas isso exige que o cabo esteja permanentemente ligado enquanto estiver em uso, o que significa que o telefone terá que ficar junto do aparelho de som e controlar a música significa ir fisicamente ao telefone / hifi, já para não falar que cada vez que quiserem ver as vossas notificações ou mandar uma mensagem terão que se deslocar fisicamente ao equipamento. É um drama? Não, mas podia ser mais prático, e com o TP-LINK HA100 fica bem melhor.

A conexão Bluetooth permite que liguem o aparelho de audio e o vosso smrtphone/tablet sem fio para que não estejam reféns a uma conexão física por cabo. O telefone pode ficar no vosso bolso, permitindo assim, acesso fácil à escolha de músicas e ao controlo do som.

Embalagem TP-LINK HA100

A caixa externa tem um design ligeiramente diferente da dos produtos de rede, mas tem um design branco limpo com texto simples e diagramas que representam as suas funcionalidades.
A parte frontal mostra o dispositivo e tem o logotipo Bluetooth, o logotipo NFC e um logotipo de nota musical no canto inferior; os lados esquerdo e traseiro listam as várias especificações e recursos do dispositivo.

Análise TP-LINK HA100. Os vossos equipamentos analógicos acabaram de ficar Smart 2

• Ligue via Bluetooth ou NFC- dispositivo ativado com a tag HA100 ou NFC
• Conecta-se a qualquer aparelho de audio que suporte conectores de 3,5 mm ou RCA
• Transmite até 20 metros de distância, em linha direta de visão
• Bluetooth 4.1, compatível com todos os dispositivos Bluetooth stereo A2DP.

Existem alguns itens de interesse listados como parte dos recursos, em destaque a tag NFC. O lado direito lista o conteúdo da embalagem e também apresenta um código QR para mais informações (uma leitura rápida do QR leva-nos ao site da TP-LINK) sobre este Music Receiver

Conteúdo da embalagem TP-LINK HA100

• Adaptador de energia
• cabo 3,5 mm para RCA
• cabo de 3,5 mm a 3,5 mm
• Guia rápido
• Tag NFC

Análise TP-LINK HA100. Os vossos equipamentos analógicos acabaram de ficar Smart 3

As dimensões da caixa são as seguintes: 9,6 cm de largura x 13,6 cm de altura e 7,1 cm de profundidade.
A caixa abre a partir do fundo e desliza para para fora da manga exterior. No interior encontramos o dispositivo em si, numa pelicula de plástico, separando-o dos acessórios.

Análise TP-LINK HA100. Os vossos equipamentos analógicos acabaram de ficar Smart 4

Ao remover o dispositivo da embalagem,vão imediatamente perceber o quão pequeno é. A referência que tenho deste tipo de dispositivos é o Chromecast Audio e este é tão ao mais elegante. A parte superior do dispositivo é exatamente como vista na frente da caixa. O fundo tem uma base de borracha macia, o que significa que não vai arranhar a superficíe onde o colocarmos e que não vai escorregar de uma prateleira de vidro, por exemplo.

Análise TP-LINK HA100. Os vossos equipamentos analógicos acabaram de ficar Smart 5

Como mencionado, as portas de ligação estão na parte traseira do dispositivo: uma porta de 3,5 mm para a saída de áudio e uma micro USB para a alimentação do dispositivo. Não há controlos físicos ou botões no dispositivo.

Já detalhámos o que podem encontrar no interior da embalagem, mas é bom destacar a comodidade de termos os dois tipos de cabos incluídos o que permite usar o dispositivo segundo as nossas necessidades.

A maioria das aparelhagens domésticas maiores precisarão do cabo RCA para cabo de 3,5 mm, e muitos equipamentos menores usarão o cabo de 3,5 mm a 3,5 mm. Análise TP-LINK HA100. Os vossos equipamentos analógicos acabaram de ficar Smart 6

A chegada de energia é assegurada por uma porta micro USB, a caixa identifica-o apenas como adaptador de energia, no entanto, a caixa contém um cabo Micro USB para USB A e um carregador de corrente para porta USB. Este é um detalhe muito importante, pois muitos dos novos equipamentos hifis são equipados com portas USB, então, em vez de usar o carregador principal, podem simplesmente ligar  diretamente a uma USB extra para alimentar o dispositivo.

Análise TP-LINK HA100. Os vossos equipamentos analógicos acabaram de ficar Smart 7

Os dois itens finais são o manual de instruções que podem fazer o Download Aqui , e a tag NFC. A tecnologia NFC pode não ser familiar para todos, pelo que, iremos entrar em maior detalhe mais á frente nesta análise.

O HA100 vem com tudo que precisam; Não consigo pensar em configuração do áudio em casa que necessite de um conjunto diferente de ligações. O meu amplificador HiFi usa as ligações RCA vermelha e branca, é apenas uma questão de ligar o cabo RCA a uma entrada no amplificador, no meu caso esta é a conexão AUX. (podem ter uma conexão rotulada PHONO)

Análise TP-LINK HA100. Os vossos equipamentos analógicos acabaram de ficar Smart 8

O meu amplificador é mais antigo e não tem uma ligação USB, pelo que alimentarei o dispositivo utilizando o adaptador de corrente incluído e o cabo. O LED na parte frontal acende em branco o que indica que temos energia  e o dispositivo está pronto.

Os próximos passos são no seu smartphone ou dispositivos habilitado para Bluetooth. Estou com um smartphone que suporta a conectividade Bluetooth 4 usada no dispositivo. No entanto, se tiverem um smartphone ou tablet mais antigo, eles funcionarão bem, pois o Bluetooth é compatível com as versões mais antigas.

Análise TP-LINK HA100. Os vossos equipamentos analógicos acabaram de ficar Smart 9

Ao abrir a opção Bluetooth no meu telefone eu vão ver "TP-LINK_Music" exibido na secção Dispositivos, o emparelhamento é simplesmente ligar a unidade, a clicar no nome da lista. Dispositivos diferentes podem ter um método ligeiramente diferente de emparelhamento, se estiverem em dúvida, consulte o guia do utilizador do vosso dispositivo.

Uma vez ligado, o LED na frente muda para uma coloração azul que siginfica ligado. Certifiquem-se de que o vosso amplificador está ligado e que tem a entrada correta selecionada (neste caso,  é o AUX), depois voltem ao telefone para abrir a aplicação de música e pressionem play. Simples.

A conexão BlueTooth permite uma distância de cerca de 20 metros, claro que paredes grossas ou outras interferências podem dimunuir o alcance.

Qualidade de som

A qualidade do áudio do dispositivo enquanto ligado ao meu smartphone revelou-se muito boa, testámos com ligação RCA e com ligação 3.5mm e a qualidade foi boa em ambas as opções.

O dispositivo pode armazenar até 8 diferentes perfis de dispositivos emparelhados. Só reproduz , obviamente, audio de um dispositivo de cada vez. Se quiserem mudar de dispositivo, basta parar a música num e desconectá-lo, e no outro dispositivo conectar e usar.

Mas há uma TAG NFC, o que é NFC?

NFC significa Near Field Communication e, de acordo com a Wikipedia, é um conjunto de protocolos que permite que dispositivos estabeleçam comunicação de rádio entre si simplesmente tocando-se em certos casos aproximando-os.

Com o HA100, o que isso nos permite fazer é configurar a conexão Bluetooth sem ter que passar pelas configurações e opções. podem simplesmente ligar o receptor como explicámos acima, em seguida, toque com o vosso telefone no receptor e a música começa a transmitir para o dispositivo via Bluetooth.

A parte final do recurso NFC é a Tag NFC incluida na embalagem, esta pequena tag tem o mesmo código de ligação do dispositivo real. Isso permite que coloquem a etiqueta em outro lugar da casa longe do Hifi (mas dentro do alcance do Bluetooth!), bastando dar-lhe um toque para ligar o streaming.Análise TP-LINK HA100. Os vossos equipamentos analógicos acabaram de ficar Smart 10

Conclusão

Este pequeno Gadget no contexto certo pode ser de extrema utilidade. E é tão pequeno que pode ser transportado para qualquer lado com facilidade. Vão a uma festa e querem ter a certeza que a vossa missão de DJ será bem sucedida? Com este TP-LINK HA100 têm a tarefa simplificada. Podem passar a música do vosso smartphone de forma prática e eficiente para qualquer dispositivo que tenha uma entrada RCA ou de 3.5mm.

Pelo preço de apenas 22,89€ este  TP-LINK HA100 é uma alternativa mais económica a um Chromecast Audio.

 

 

 

Análise TP-LINK HA100. Os vossos equipamentos analógicos acabaram de ficar Smart
Análise TP-LINK HA100. Os vossos equipamentos analógicos acabaram de ficar Smart 11

Dito isto, é uma marca mais conhecida do público Português pelos seus equipamentos de rede, no entanto, A TP-LINK tem uma boa variedade de Carregadores PowerBank USB, câmaras de segurança e agora este novo produto que é um receptor de música Bluetooth para o vosso sistema HiFi em casa. Surgiu a oportunidade de testar o TP-LINK HA100 e vamos deixar aqui a nossa análise o produto.

Editor's Rating:
5

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais