Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise TP-Link Neffos X9 - Mais do que "apenas mais um" smartphone Android

No passado mês de Setembro, Lisboa foi palco para apresentação da nova linha de produtos da TP-Link em Portugal, onde podemos ver os seus novos smartphones, mais concretamente o modelo Neffos X9. A Neffos é uma submarca da empresa TP-Link direcionada para o negócio de smartphones de baixo custo. Os resultados têm sido bastante convincentes uma vez que a Neffos apresentou um crescimento de 25% em 2017 face ao ano anterior. Para este ano de 2018 a grande aposta para atacar o mercado é o modelo X9 que tivemos a oportuidade de testar durante 2 semanas.

No passado mês de Setembro, Lisboa foi palco para apresentação da nova linha de produtos da TP-Link em Portugal, onde podemos ver os seus novos smartphones, mais concretamente o modelo Neffos X9. A Neffos é uma submarca da empresa TP-Link direcionada para o negócio de smartphones de baixo custo.

Os resultados têm sido bastante convincentes uma vez que a Neffos apresentou um crescimento de 25% em 2017 face ao ano anterior. Para este ano de 2018 a grande aposta para atacar o mercado é o modelo X9 que tivemos a oportuidade de testar durante 2 semanas. Será que este telefone vai dar continuidade ao sucesso recente da TP-Link, ou será apenas mais um num oceano repleto de competição feroz? Fica a saber tudo na nossa análise ao TP-Link Neffos X9.

Design

Análise TP-Link Neffos X9 - Mais do que "apenas mais um" smartphone Android 1O Neffos X9 apresenta um design simples de cantos arredondados, com uma moldura relativamente fina  à volta do ecrã. A construção é em formato unibody de policarbonato que, embora na prática se trate de plástico, oferece alguma robustez ao aparelho. O ecrã de 5.9” tem um acabamento em 2.5D que acaba por conferir uma certa elegância ao aparelho. Com 159.47 x 76.31 x 7.85mm e 168g não é propriamente ergonómico e a utilização com uma mão torna-se difícil.

À frente, por cima do display encontramos a câmara frontal, os habituais sensores de luz e de proximidade e o auricular. Não há botões de navegação capacitivos ou físicos, uma vez que a TP-Link optou por uma solução de navegação virtual, através de botões ou gestos.

A porta micro-USB  está colocada em baixo juntamente com um microfone e uma coluna. Em cima encontramos o orifício para fones de 3.5mm e outro microfone para cancelamento de ruído. Todos os botões físicos foram colocados do lado direito do smartphone, nomeadamente as teclas de controlo de volume e de power que apresentam uma boa reação ao toque e construção adequada. O lado esquerdo do smartphone contém a bandeja para dois cartões sim e um micro-SD. A parte de trás do Neffos X9 está preenchida com um módulo de dupla câmara acompanhado por um flash LED. Ambos estão por cima do sensor de impressões digitais.

Dentro da caixa do Neffos X9 a TP-Link incluiu os habituais cabo micro-USB e carregador correspondente e ainda uns fones. O smartphone está disponível em duas cores: Space Black e Moonlight Silver.

Ecrã

Análise TP-Link Neffos X9 - Mais do que "apenas mais um" smartphone Android 2O Neffos X9 possui um ecrã LCD IPS de 5.99” FullView (18:9), protegido por Gorilla Glass, com resolução HD+ 1440 x 720, que se traduz em 269ppi. Hoje em dia esta resolução de ecrã pode ser considerada por muitos como insuficiente, principalmente porque estamos perante um ecrã de grandes dimensões. Em certas circunstâncias nota-se de facto alguma pixelização mas ainda assim considero que a experiência de utilização acaba por ser satisfatória para a gama de preço do aparelho.

 

Os ângulos de visão do ecrã do Neffos X9 não são os melhores e em geral as cores tendem um pouco para o lado saturado. Por outro lado o contraste é bom e o brilho é suficiente para usar o aparelho no exterior, embora se torne mais complicado diretamente sob a luz solar .

Hardware e Performance

Características Técnicas  
SoC   MTK MT6750
4*Cortex-A53 1.5GHz + 4*Cortex-A53 1.0GHz
GPU: ARM Mali-T860MP2 520MHz
Sistema Operativo   Android 8.1 (Oreo)
Ecrã   LCD 5.99” 1440 x 720 px (269ppi)
Armazenamento   32/64GB

expansível via microSD até 128GB

Memória RAM   3/4GB
Câmara traseira   13MP + 5MP, PDAF flash LED de dois tons
Câmara frontal   8 MP
Bateria 3060 mAh (não removível)
Dimensões   159.47 x 76.31 x 7.85mm
Peso   168g
Redes   GSM / HSPA+ / LTE
Conectividade   Wi-Fi 802.11a/b/g/n, 2.4GHz, 5GHz

Bluetooth 4.1

GPS

microUSB 2.0

Dual SIM, Dual Standby (nano-SIM)

Do ponto de vista de hardware o Neffos X9 vem equipado com um SoC Mediatek MT6750 de oito núcleos com velocidade máxima de 1.5GHz, juntamente com uma GPU Mali T860MP2 520MHz. Este é um conjunto de baixo custo mas que ainda assim proporciona uma boa experiência no ecossistema Android. Quantificando a sua performance, o Neffos X9 obteve um resultado de 54488 pontos no Antutu, 662 e 2611 nos testes single-core e multi-core do Geekbench 4, respectivamente.

Em termos práticos numa utilização rotineira à base de consultas no browser, chats, redes sociais e alguns jogos ligeiros o Neffos X9 não se portou mal, embora tenhamos notado alguns soluços (lag) nas animações de transição de menus e em aplicações mais pesadas como o Facebook.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para os gamers, jogos mais pesados como o Shadow Fight 3 ou o War Robots revelam-se um pouco mais exigentes graficamente, com frequentes perdas de frames e o bloqueio ocasional.

Os 3 GB de RAM do Neffos X9 permitem um bom nível de multitasking onde conseguimos manter algumas aplicações abertas sem que o SO as encerre por falta de memória. Ainda assim, hoje em dia já vão sendo curtos os 3 GB de RAM, face ao aumento de exigência das aplicações em termos de memória. Aparelhos concorrentes do Neffos X9. O sensor de impressões digitais é de boa qualidade e poucas foram as vezes que não desbloqueou o smartphone à primeira tentativa.

Software e Interface

A versão de Android presente no Neffos X9 é a 8.1 Oreo com a interface proprietária de TP-Link, NFUI 8. Durante o tempo que passei com o telefone, recebeu duas actualizações de sistema, a última das quais melhorou significativamente a navegação no SO. Podemos por isso deduzir que a TP-Link está a levar a sério a manutenção deste seu aparelho.

A NFUI 8 acaba por fugir um pouco ao Android Puro com temas e icones personalizados e sem gaveta de aplicações no launcher. Apesar de pessoalmente preferir Android Puro considero que esta interface da TP-Link não é demasiado intrusiva e acaba por proporcionar uma boa experiência ao utilizador. Uma das funções mais interessantes que a NFUI trás é a possibilidade de navegação por gestos, bem ao estilo do Android 9 Pie e do iOS nos mais recentes iphones, e devo dizer que funciona perfeitamente. Sem dúvida uma agradável surpresa no Neffos X9.

Em termos de bloatware, a única coisa que salta à vista é uma app de otimização de sistema que inclui ações de gestão de aplicações, limpeza de memória, poupança de energia, poupança  de dados e gestão de notificações, que se chama Clean Master. Felizmente pode ser desactivada.

Câmara

Análise TP-Link Neffos X9 - Mais do que "apenas mais um" smartphone Android 7No departamento fotográfico, o Neffos X9 é equipado com dupla câmara traseira de 13MP + 5 MP  e uma câmara frontal de 5 MP para selfies. O módulo traseiro inclui autofoco e é acompanhado por um flash de LED e dois tons.

É no capítulo da fotografia que o Neffos X9 mais surpreende e pela positiva. As duas câmaras traseiras são capazes de produzir fotos de boa qualidade quando comparadas com as de aparelhos do mesmo segmento. Em condições de boa iluminação conseguem-se fotos bastante agradáveis, com cores vivas e bom alcance dinâmico. Naturalmente os resultados são piores com pouca luz, apresentando muito ruído e reprodução de cores menos conseguida.

A interface da câmara é simples, dando-nos a possibilidade de aplicar filtros em tempo real, capturar panorâmicas, gravar em câmara lenta, time lapse e ainda ajustar manualmente os valores de exposição, de equilíbrio de brancos e de ISO, através do modo Pro. A TP-Link incluiu ainda um modo de captura monocromático. Em termos de vídeo é possível gravar com resoluções até 1080p.

Aqui fica a galeria fotos tiradas com o Neffos X9

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bateria

Relativamente à autonomia, o Neffos X9 é alimentado por uma bateria removível de 3060 mAh que se revelou suficiente para um uso moderado no dia a dia. Com uma utilização à base de aplicações de chat, redes sociais, consultas na web, jogos leves e algum consumo multimédia a bateria do Neffos X9 dura para um dia de trabalho, com cerca de 4h00 de ecrã ligado.

Não podemos deixar de referir que, para um aparelho de destas dimensões, a fabricante deveria ter conseguido acomodar uma bateria de maior capacidade no Neffos X9 sacrificando a espessura, por exemplo. Do ponto de vista energético, o ecrã de resolução 720p é uma mais valia contribuindo para um menor gasto comparativamente a ecrãs de resoluções mais elevadas.

Conclusão

Para quem procura um aparelho barato, com qualidade de construção sólida e uma performance que não envergonha, o Neffos X9 é uma boa aposta. Apesar dos pontos menos positivos que encontrámos, consideramos que estes não comprometem a experiência do utilizador, tendo em conta que quem procura um smartphone deste preço não pode exigir muito do seu hardware. Diria até que o X9 conseguiu surpreender através da inclusão de caracteristicas que só temos vistos em aparelhos mais caros, como a navegação por gestos e a boa qualidade fotográfica.

Este Neffos X9 da TP-Link pode ser adquirido por cerca de 180.€ nas principais lojas de retalho e eletrónica de consumo.

Pros:

  • Navegação por gestos
  • Preço muito convidativo
  • Capacidade fotográfica acima da média nesta faixa de preço

Contras:

  • Performance mediocre
  • Autonomia “curta”.
  • Construção em plástico

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais