Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço

O TCL 10 Pro é o primeiro telemóvel topo de gama da empresa e com especificações, diria eu interessantes. E como seria de esperar da TCL temos um equipamento que oferece uma relação qualidade / preço difícil de competir, ora vejamos:

O nome da chinesa TCL tornou-se conhecido mundialmente com o sucesso dos seus televisores 4K que oferecem uma boa relação / preço e pelas suas patentes de ecrãs que não deixam ninguém indiferente. Agora com a entrada no segmento móvel, será que a gama TCL 10 e mais propriamente o TCL 10 Pro, vão continuar o mesmo legado?

O TCL 10 Pro é o primeiro telemóvel topo de gama da empresa e com especificações, diria eu muito interessantes, e que se tornam incríveis quando vemos a etiqueta de prçeo.

TCL 10 Pro

Como seria de esperar da TCL temos um equipamento que oferece uma relação qualidade / preço difícil de competir, ora vejamos:

TCL 10 Pro e as sua especificações

  • Dimensões: 158.5 X 72.4 X 9.2mm
  • Ecrã: 6.47-inch Full HD+ AMOLED
  • Processador: Snapdragon 675
  • RAM: 6GB
  • Memória: 128GB
  • câmaras traseiras: 64MP, f/1.8 main + 16MP, f/2.4 grande angular + 5MP, f/2.2 + 2MP, f/1.8 low light
  • Câmera frontal: 24 MP
  • Bateria: 4500mAh com carregamento rápido de 18W
  • Sensores: Sensor de impressão digital no ecrã, acelerômetro, gyro, proximidade, bússola, infravermelhos
  • Conectividade:
    • WLAN Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct,
    •  Hotspot Bluetooth 5.0,
    • A2DP, LE, aptX HD GPS Yes, with A-GPS, GLONASS, GALILEO
    •  NFC
    •  FM rádio (vai depender do mercado) 
    • USB 2.0 Tipo-C 1.0, USB On-The-Go

Onde encontrar o TCL 10 Pro

O TCL 10 Pro já se encontra disponível em todas as grandes lojas físicas e online em Portugal.

Curiosidade! Sabiam que Portugal foi o primeiro mercado a receber o TCL 10 Pro, isto no dia 6 abril !?

 

O TCL 10 Pro encontra-se disponível nas opções de cores Ember Gray e Forest Mist Green, por um PVPR de 499€.

O que temos dentro da caixa

Eu assumo, pareço uma criança na véspera do Natal, quando vou abrir as caixas dos equipamentos para análise, estou sempre à espera de algo diferente, tirando o habitual: o telefone, carregador, cabo e papelada.

Ocasionalmente algumas empresas lá incluem uma capa de silicone, para podermos proteger o nosso investimento e esta da TCL é bem gira e traz impresso o "statement" da marca Display Greatness.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 3
Display Greatnes

Design vencedor

O primeiro equipamento premium da TCL é este TCL 10 Pro e foi mesmo o vencedor dos iF Design Award e Red Dot Award 2020.

Apesar de se tratar de um equipamento de topo, ao ter atenção a alguns detalhes percebemos como  é que a TCL conseguiu lançar um produto com a etiqueta de “premium”, a um preço mais acessível.

O TCL 10 Pro tem uma traseira em plástico fosco com tons de gradiente e a versão que temos em tons de cinza, torna o equipamento muito elegante e minimalista, tal como eu gosto.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 4

Mas antes de começarem já a criticar o uso de plástico, sigam comigo este raciocínio. Apesar das propriedades pouco amigas do ambiente deste material sintético, ele é dotado de grande maleabilidade que veio comprovar-se muito útil para a construção e design do TCL 10 Pro.

Uma vez que este incorpora um ecrã edge curvo até às suas margens esta opção de escolha não só diminui o preço de fabrico, bem como facilita a manutenção.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 5

Acreditem, continua a parecer e sentir um equipamento premium com acabamentos refinados e cuidados, em combinação com as margens em alumínio temos um conjunto com uma construção robusta quee não cede a pressão exercida.

 

TCL 10 Pro vem munido de vários I/O

No que toca à sua ofertas de entrada e saídas temos: o lado esquerdo do telefone um botão inteligente que pode ser reconfigurado de várias maneiras - como um toque simples, duplo ou longo.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 6

No lado oposto, temos os botões de volume e o botão para ligar /desligar, apesar de não haver um textura que distinga os botões. Estes estão bem espaçados e alinhados de forma a não haver cliques errados

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 7

Já na parte inferior há uma coluna de som e o som que sai não é tímido, mas facilmente pode ser abafado, bem como uma entrada USB tipo C e a entrada para cartões e um microfone.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 8

Esta é dual sim, dual standb by e se olharem com atenção vão ver que temos uma pequena borracha a “selar” a entrada. Apesar da TCL não mencionar nada sobre a impermeabilidade do 10 Pro é sempre bom ver estes pormenores presentes.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 9

Já na parte de cima do TCL 10 Pro, temos algo raro e muito menos num equipamento de topo uma entrada para áudio jack e um sensor de infravermelhos, para além de outro microfone.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 10

Acredito que a presença do infravermelhos deve-se à intenção de usar o 10 Pro como controlo remoto de algum dos seus televisores começando mais tarde a expandir os seus produtos e serviços para um ecossistema.

E agora voltando a nossa atenção para a frente do telefone, bem como um dos pontos altos, o seu ecrã.

 

Ecrã AMOLED curvo do TCL 10 Pro

Com um ecrã AMOLED Full HD + com 6,47 polegadas o TCL 10 Pro oferece uma ampla variedade de cores e uma resolução de imagem nítida e com o seu design curvo. Este desliza até às suas margens laterais.

O que lhe confere uma proporção ecrã / corpo de 93,3%, o que faz dele um excelente equipamento para consumo de multimédia.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 11

Em junção com sua tecnologia proprietária NXTVISION, esta é capaz de reproduzir cores “quase” perfeitas e com uma qualidade aprimorada de imagem e vídeo no TCL 10 Pro.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 12

Bem como a presença do HDR10, o que permite uma ampla gama de conteúdo HDR com maior contraste e cores vivas.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 13

Além disso, a TCL sabe que os consumidores passam cada vez mais tempo a olhar para o ecrã dos telefones e tendo em conta a nossa saúde ocular.

O TCL 10 Pro vem com a certificação TÜV Rheinland, dito isto temos a presença de um filtro para a luz artificial dos ecrãs - de forma a proteger os nossos olhos da luz azul, sem distorcer cores e mantendo a qualidade das mesmas.

Aliado ao modo escuro do android e com um ecrã AMOLED, temos um combo que vai agradar, os nossos olhos e a bateria do telefone. Mas nem tudo é perfeito, uma vez que estou a falar do ecrã do TCL 10 Pro, não posso esquecer de mencionar que este tem o sensor de impressão digital debaixo do ecrã.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 14

Eu aqui vou tentar ser simpático e não julgar, mas porque nunca encarei bem ou nunca encontrei um que efetivamente fosse do meu agrado.

Mas este deixou algo a desejar entre o tempo da animação, iluminar a área do dedo e o desbloqueio, sem falar de algumas falhas para um equipamento premium esperava mais, apesar deste inclusive ter opção de ser reprogramado.

 

E voltando agora a nossa atenção para a traseira do TCL 10 Pro, lá temos a configuração quádrupla das câmaras.

 

4 câmaras para todos os gostos

A traseira do TCL 10 Pro é das mais limpas que vi, apenas com a tira horizontal no topo do equipamento com o setup das câmaras. Este layout faz me lembrar o design presente na linha V da LG.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 17

E o que gosto mais é que posso deitar o telefone de costas sem este abanar. Já que, apesar dos pixels todos presentes nas câmaras, não temos uma saliência.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 18

E comecemos logo com a maior, é uma câmera com 64 megapixels com uma abertura de f/1.8, 26mm (larga) e um sensor com 1/1.72" de tamanho.

Aqui a TCL recorre a tecnologia do pixel binning, que combina vários pixels adjacentes, de forma a reduzir o ruído nas fotos e consequentemente, aumentar qualidade e os detalhes da mesma.

No entanto, por defeito temos aplicados os 16 MP de forma otimizar o espaço bem como o desempenho do telefone. Caso queiram os 64 MP têm que ativar manualmente nas configurações da aplicação da câmera.

As fotos que pude tirar com esta câmera com os 64 MP e com os 16 MP, oferecem surpreendente bom resultados, temos um equilíbrio de contraste e consegue captar muitos detalhes, principalmente com os 64 MP.

E independente da quantidade de pixels escolhidos, o TCL 10 Pro é rápido a focar e a disparar a foto. Igualmente temos a presença de melhoramento via AI, que vai adaptar as definições do sensor de acordo com cena em questão.

E aqui apercebi que quando o TCL 10 Pro detecta uma cena florar ou com muito verde, tende abusar muito no HDR e na saturação e se tivermos a opção do NXTVISION mais visível é essa diferença no ecrã do telefone.

Igualmente temos opção zoom até 10x mas aqui o zoom digital torna a foto inutilizável, a minha recomendação é ficarem pelo 2x. Caso não tenham opção de se aproximar do sujeito.

Vê mais com a Grande Angular

Já a sua segunda câmera é uma de 16 MP com uma abertura de f/2.4, 13mm(grande angular) e um sensor de 1/3.1" esta é a nossa opção para as fotos com planos grandes.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 27

Como seria de esperar o detalhe capturado por esta é menor, devido ao tamanho do seu sensor e abertura da lente, mas em contrapartida temos mais informação disponível.

Tendo em conta que se trata de um sensor menor e tendo menos pixels disponíveis, esperava uma diferença maior entre os níveis de contraste e detalhe entre as duas câmaras, algo que é bastante pequeno comparativamente com outros modelos que já testei.

Lente Macro

Esta nova tendência cada vez mais comum nos telefones em 2020 é apenas mais uma desculpa para as empresas colocarem uma câmera e usarem esse número como alavanca de marketing.

Seja como for o TCL 10 Pro, tem uma e não é das piores que já testei, com os seus 5 MP uma abertura de f/2.2.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 30

É das mais rápidas que já testei, agora se sou capaz de recorrer a ela? Honestamente, não! 5 a 20 cm do sujeito é demasiado perto para mim, principalmente em tempos de distanciamento social.

Retrato Artístico

Por último temos a modesta câmera de 2 MP de f/2,4 esta é utilizada pelo TCL 10 Pro para as fotos em modo retrato onde é aplicado aquele efeito de desfoque.

Que no caso do TCL 10 Pro surpreendeu-me pela positiva, temos um efeito bastante realista e rápido. Depois de tirada a foto, na galeria podemos escolher a abertura da foto caso pretendemos aplicar menos ou mais efeito, bem com o foco do mesmo.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 31

A Aplicação do mesmo é decente e a zona do cabelo onde geralmente este efeito começa a ceder, o TCL 10 Pro manteve a estrutura da foto sobre o sujeito.

Modo Noturno

Aqui a TCL esforço-se para oferecer um resultado diferente, não temos nada ao nível da Huawei ou da Samsung, mas também acredito que não é isso que pretenda.

É necessário manter o telefone estável por uns 5 segundos enquanto o TCL 10 Pro tira as fotos necessárias para compilar uma foto boa.

Abordagem da TCL não passa por clarear a foto, mas sim reduzir o máximo de ruído possível, a ideia não é parecer que é de dia mas sim garantir o máximo de pormenor possível.

Como podem ver por estes dois exemplos, ambos os casos a luminosidade manteve-se a mesma, mas com atenção ao detalhe que a foto apresenta.

Video

O seu setup traseiro de câmaras ainda tem a possibilidade de gravar vídeo nas seguintes resoluções: [email protected], [email protected]/60/120fps, [email protected] com estabilizador digital.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 36

Selfies dos vossos looks caseiros

Por último, temos a nossa câmera frontal com 24 MP uma abertura de f/2.0 e um sensor de 1/2.8", apesar dos pixels e das especificações do sensor a qualidade da mesma é média.

As fotos obtidas são decentes, já agora, se aperceberam que desde que estamos de quarentena o número de selfies diminui, mas as fotos dos bolos aumentaram?

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 37

Lá está, já tenho motivo para usar a lente macro!

No entanto, no caso do modo retrato que também está presente para a câmera frontal, este já recorre a um efeito digital onde a qualidade do mesmo deixa algo a desejar.

Como podem ver pelo meu cabelo, que já viu melhores dias, a câmara frontal teve dificuldade em aplicar o efeito de profundidade corretamente e na outra foto ficou demasiado exposta à luz de fundo.

Áudio

Apesar de ter apenas um única coluna localizada na sua base, o TCL 10 Pro não é propriamente um telefone tímido.

Apresenta um volume elevado e com sinais graves profundos e compostos, mas onde o TCL 10 Pro realmente se destaca é na possibilidade de conseguir conectar 4 dispositivos bluetooth, auscultadores ou colunas de forma a criar assim um canal de multi stream.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 40

De forma a partilharem a vossa música com os vossos amigos e assim animar qualquer festa com música surround.

 

Desempenho

Com um processador SnapdragonTM 675 CPU: Octa-core (Qualcomm® KryoTM 460 2x Gold 2.0 GHz, 6x Silver 1.7GHz) e uma GPU AdrenoTM 612.

A TCL optou por um processador que oferece um desempenho eficiente e que ao mesmo tempo é amigo da vida útil da vossa bateria.

Este processador não é tão rápido comparativamente às versões mais recentes, tendo em conta que é um processador já com 2 anos e que em 2020 vem presente em equipamentos de média gama.

No entanto temos bom equilibro entre o desempenho, nomeadamente gráfico e autonomia da bateria.

O que permitiu à TCL assim reduzir custos de fabrico, sem pôr em causa a experiência do utilizador, mas se o vosso equipamento vai ser comercializado como - “topo de gama” é algo a terem em consideração.

Mais a presença de 6 GB de RAM, o TCL Pro 10 tem se portado lindamente. Não tem sofrido atrasos em animações ou aplicações a fecharem-se.

No que toca às suas capacidades para jogar, este é capaz de aguentar os jogos mais puxados do momento, desde que sejam reduzidas as resoluções.

Como disse durante a minha utilização diária entre aplicações de redes sociais, fotografia/vídeo, e-mail e outras, o TCL 10 Pro ficou aprovado.

Mas se formos analisar os benchmarks que foram realizados, a história é outra, fiquem com a pontuação no Aututu e no GeekBench5.

Mas preferem guiar-se por “testes” ou pela “experiência” que têm ao utilizar um produto

 

Software

O TCL 10 Pro vem com a última versão do Android 10 e falam de uma possibilidade de este vir a receber mais uma atualização no futuro.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 45

E sobre o Android temos a interface da marca - TCL UI que é bastante intuitiva com alguns extras, mas sem muita customização.

Temos algum bloatware da TCL mas nada exagerado sendo, que algum é interessante. Faço referência à aplicação: Smart Manager onde podemos otimizar certos aspetos do telefone, bem como a aplicação de Troca de Telefone e a minha favorita Partilha com o PC.

 

A Partilha com PC recorre à conectividade do telefone para tornar este no servidor estilo FTP, que através de um IP podemos no browser do nosso computador aceder aos nossos ficheiros e fazer trocas entre ambos os dispositivos.

E de forma a tirar mais partido do ecrã curvo do 10 Pro, a TCL incorporou um barra lateral de acesso rápido a: contatos, aplicações e uma régua, caso seja necessário uma.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 51

Podem ativar ou desativar por completo a barra ou alguma das opções. Adivinhem lá qual foi a que desliguei logo?

Também não poderia deixar de mencionar que apesar do TCL 10 Pro não ter um led de notificações “persistente” temos a opção de quando recebermos uma notificação, de o nosso ecrã poder iluminar-se à volta com um led futurista.

Bateria

Com uma bateria bem generosa de 4500mAH carregamento rápido 9V2A QC 3.0 de 18W com a opção de carregamento reverso OTG, podem “partilhar” a vossa bateria com outros dispositivos.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 52

No papel, temos ao que parece ser uma grande bateria com um autonomia para a minha utilização, talvez 2 dias.

E mesmo estando em casa com uma utilização reduzida, tenho bateria para um dia. E no dia seguinte, quando acordo, ou já estou perto dos 15% ou sem bateria nenhuma.

No papel, penso que deveríamos ter mais autonomia, mas atenção! não deixa de ser uma ótima bateria, com carregamento rápido basta 30 min e já temos mais 50% de volta, mas olhando para as especificações fiquei com as expectativas demasiado elevadas.

Conclusão

Resumindo, para a primeira gama de equipamentos móveis de uma empresa especializada em televisores, este modelo premium, está muito bem concebido.

Primeiro temos o fator da relação qualidade / preço que aqui acredito que a TCL acertou, por 500 euros, temos um equipamento topo de gama com um design bem concebido, um ecrã AMOLED curvo, um setup de câmaras fotográficas muito versáteis com uma performance média, mas satisfatória.

Análise TCL 10 Pro. Premium nas especificações e Lite no preço 56

Claro que há pontos que poderiam ser melhorados, mas nada é perfeito nesta vida e não nos podemos esquecer que este é o primeiro telefone “premium” da marca.

E se neste momento conseguem oferecer isto, fico aguardar com curiosidade e alguma antecipação por mais novidades da TCL.

Ponto positivos

  • Ecrã AMOLED curvo
  • Design construção
  • câmaras

Pontos menos positivos

  • Bateria (esperava mais)
  • sensor de impressão digital
  • Processador desatualizado

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!