Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise TCL 10: Design robusto, especificações competentes e preço acessível

Num mundo em que as vendas de smartphones premium estão em queda, a empresa mais conhecida por TVs 4K acessíveis está a direcionar alguma da sua atenção e Know-How para equipamentos com ecrãs muito menores a preços que fazem o OnePlus 7T Pro e o Galaxy S10e parecerem uma fortuna. Na verdade ao olhar para o Design se não fosse a presença de a nossa amada entrada de fones de 3.

A TCL não podia ter escolhido melhor timing. Num mundo em que as vendas de smartphones premium estão em queda, a empresa mais conhecida por TVs 4K acessíveis está a direcionar alguma da sua atenção e Know-How para equipamentos com ecrãs muito menores a preços que fazem o OnePlus 7T Pro e o Galaxy S10e parecerem uma fortuna. Na verdade ao olhar para o Design se não fosse a presença de a nossa amada entrada de fones de 3.5mm facilmente podemos confundir os novos telefones da TCL por modelos concorrentes que custam quatro dígitos.

Análise TCL 10: Design robusto, especificações competentes e preço acessível 1

Dos três novos telefones TCL, apenas dois deles - o 10 Pro e o 10L chegaram a Portugal. Os 10 5G "estarão disponíveis em regiões selecionadas por todo o mundo ainda este ano".

O nosso foco de hoje é o TCL 10L que nos têm feito companhia na última semana e que já nos mostrou tudo o que precisamos para vos trazer uma análise detalhada.

Análise TCL 10: Design robusto, especificações competentes e preço acessível 2

Análise TCL 10L - Especificações 

O TCL 10L não fica a dever nada a nehum equipamento da sua gama. Embora eles tenha o processador Snapdragon mais recente (inclui o SnapDragon 665), tem muitas especificações de nível premium para nos seduzir:

TCL 10L

  • Dimensões: 162,2 x 75,6 x 8,4 mm
  • Ecrã: LCD FHD + de 6,53 polegadas
  • Processador: Snapdragon 665
  • RAM: 6GB
  • Armazenamento: 64GB
  • câmara frontal: 16MP
  • câmara traseira (quad): 48MP, f / 1.8 + 8MP, f / 2.2 ultra-wide + 2MP, f / 2.4 macro + 2MP, profundidade de f / 2.4
  • Bateria: 4000mAh

TCL 10L - Design

Mesmo antes de virarmos as nossas atenções para as câmaras quádruplas, não há como pôr defeitos na sensação de pegar neste TCL 10L.

O TCL 10L oferece recursos e design de qualidade que se enquadram até num orçamento mais reduzido.

O toque do plástico é suave e facilmente confundível com vidro e este TCL 10L que recebemos veio numa elegante cor de azul fosco e preto que a TCL identifica como Mariana Blue.

Temos na traseira a matriz de câmara horizontal incorporada numa faixa suave e brilhante. A configuração é impressionante, com uma câmara principal de 48MP, uma boa câmara de baixa luminosidade, uma câmara macro e uma câmara ultra grande angular. Não tivemos a possibilidade de testar a câmara a fundo porque estamos fechados em casa como o resto do  mundo, mas é uma matriz impressionante para um smartphone de 279€.

Análise TCL 10: Design robusto, especificações competentes e preço acessível 3

O telefone é elegante, e transmite uma sensação agradável. O sensor de impressão digital está localizado num pequeno sensor quadrado logo abaixo da matriz de cãmaras.

Análise TCL 10: Design robusto, especificações competentes e preço acessível 4

À primeira vista, a interface do utilizador TCL baseada no Android 10 também é um esforço bem conseguido e limpo, mas já lá vamos.

Ecrã - TCL 10L

O TCL10L tem argumentos e preço para pôr a concorrência em sentido. O ecrã é um LCD plano em vez do OLED curvado da versão Pro e possui uma câmara alojada num orificio em vez de um entalhe. Mas também vem equipado com o mesmo mecanismo de precisão de cores NXTVision que está no Pro. Também possui uma câmara quádrupla - que combina uma câmara principal de 48MP com uma lente macro de profundidade ultra grande angular de 8MP e 2MP. A parte traseira do 10L é feita de plástico branco ou azul, em vez de vidro.

Análise TCL 10: Design robusto, especificações competentes e preço acessível 5

Ao aproveitar a tecnologia NXTVISION este equipamento TCL consegue recriar cores precisas e qualidade aprimorada de imagem e vídeo.

Outro recurso de configuração que não encontramos nos dispositivos Samsung ou Apple topo de gama é uma opção para optimizar o ecrã. Lembramos que a TCL tem credenciais firmadas quando se fala de ecrãs e é por isso que são a marca de TV nº 1 nos EUA por exemplo.

Análise TCL 10: Design robusto, especificações competentes e preço acessível 6

Foi com o TCL Plex que a TCL apresentou o NTX Vision e este passo de configuração permite ajustar o ecrã para jogos ou entretenimento multimedia.

Podemos escolher uma configuração Vívida ou Padrão, bem como ajustar a iluminação ambiente sem precisarem ir ao menu de configurações.

Também podemos configurar o SDR para o intervalo de alta definição (HDR), o que faz diferença na experiência de visualização.

Análise TCL 10: Design robusto, especificações competentes e preço acessível 7 

É evidente que a TCL pretende oferecer os seus melhores recursos a um ampla variedade de consumidores, sem exagerar no preço dos produtos. 

O TCL 10L possui um ecrã LCD de 6,53 polegadas com uma câmara frontal no canto. O ecrã tem uma resolução 1080 × 2340, em conformidade com o padrão 19.5: 9, com uma proporção do ecrã para corpo de 85.4% e uma densidade de PPI de 395.

Audio - TCL 10L

O TCL 10L conta com tecnologia Super Bluetooth que permite ligar até até quatro fones de ouvido ou colunas para uma experiência personalizada que podem partilhar com amigos.

O conceito de partilha de áudio foi introduzido pela Apple como parte das suas actualizações do iOS 13. Mas, ao contrário da Apple, que oferece suporte apenas a produtos com os quais a Apple está a ganhar dinheiro, como os fones de ouvido Beats, a TCL transformou a partilha do áudio numa plataforma aberta para que qualquer marca de fone de ouvido possa ser emparelhada.

Para além disso o TCL 10L tem o já raro Jack de 3.5mm para que possam usar os vossos fones preferidos neste equipamento. A experiência de audio é competente e será o suficiente para a grande maioria dos utilizadores.

Acesso Rápido

Com o TCL 10L podem abri aplicativos em um piscar de olhos com a Smart Key. Este botão personalizável permite predefenir atalhos para o Google Assistant e aceder a qualquer aplicativo ou recurso dedicado com um toque curto, duplo ou longo.

Análise TCL 10: Design robusto, especificações competentes e preço acessível 8

 

Hardware e Desempenho - TCL 10L

Este novo TCL 10L combina 6GB de RAM com um processador Qualcomm Snapdragon 665 que vem com uma plataforma de Inteligência Artificial para um desempenho rápido e com baixo consumo de energia.

Greater processing power

No uso real este TCL 10L é um equipamento competente que não vos irá deixar mal nas tarefas do dia a dia. Se querem jogar títulos exigentes graficamente terão que pensar noutra alternativa , pois não é o ponto forte do TCL 10L.

Análise TCL 10: Design robusto, especificações competentes e preço acessível 9

 

Câmaras TCL 10L

O TCL 10L conta com a presença de uma configuração de quatro câmaras, onde inclui uma de 48MP de alta resolução, outra com uma lente de 8 MP ultra grande angular de 118 graus, uma câmara de 2MP macro e outra para efeito Bokeh

Sample Câmara TCL 10L

As câmaras estão localizadas numa faixa horizontal limpa, com as três lentes alinhadas horizontalmente no centro, com um sensor de impressão digital localizado na metade superior do dispositivo, facilitando o alcance.

Análise TCL 10: Design robusto, especificações competentes e preço acessível 10

Quanto ao sistema de câmaras, a câmara frontal é um sensor de 16 MP com uma abertura f / 2.2. Possui um campo de visão de 78,2 graus, suporta vídeo 1080p30 e tem o modo retrato como parte do pacote.

Análise TCL 10: Design robusto, especificações competentes e preço acessível 11

O hardware principal é um Sony IMX582 de 48 MP que suporta vídeo em câmara lenta de 960 FPS (1 segundo), com uma abertura f / 1,8 e pixels de 0,8 mícron.

A câmara secundária é de 8 MP com abertura de  f/2.2, 13mm (ultrawide), 1/4.0", 1.12µm  e as duas câmaras que faltam são de 2 MP, f/2.4 macro e de profundidade.

Nos dois lados da câmara traseira existem flashes LED de tom único, projectados para ajudar a iluminar cenas não cobertas pela câmara de visão noturna.

Autonomia - TCL 10L

O TCL 10L traz uma generosa bateria de 4000mAh que aliada ao ecrã optimizado e pouco exigente se traduz numa autonomia confortável que nos levou ao segundo dia de utilização sem qualquer dificuldade. Lembramos que no modelo Pro a bateria chega a 4500mAh.

Optimized power

Conclusão TCL 10L

Com o TCL 10L a TCL prova que comercializar um smartphone acessível não significa que se comprometa o design e o conforto, até porque este equipamento conta com acabamentos holográficos atraentes e brilho iridescente na parte traseira, bem como um elegante suporte 3D para uma sensação premium na mão.

As principais diferenças para o modelo premium são que o modelo 10L oferece um sensor de impressão digital físico na sua traseira, uma bateria de 4000mAh (o Pro tem 4500mAh), 64GB (o Pro tem 128GB) de memória interna e ambos contam com Android 10.

Análise TCL 10: Design robusto, especificações competentes e preço acessível 12

O TCL 10L já se encontra disponível em Portugal, nas versões Arctic White e Mariana Blue, inspiradas na natureza, por um PVPR de 279€.

 

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais