Android Geek
O maior site de Android em Português

Vendas de E-commerce disparam na pandemia: quais os produtos online mais procurados?

O novo coronavírus e a pandemia que se instalou e que deixou os portugueses “em casa” transformou os hábitos dos consumidores, acentuando a tendência que já se desenhava: a de que as vendas online são e serão cada vez mais utilizadas no futuro.

O e-commerce tem registado um crescimento extraordinário devido à pandemia da Covid-19. O novo coronavírus e a pandemia que se instalou e que deixou os portugueses “em casa” transformou os hábitos dos consumidores, acentuando a tendência que já se desenhava: a de que as vendas online são e serão cada vez mais utilizadas no futuro.

Vendas de E-commerce disparam na pandemia: quais os produtos online mais procurados? 1

Com a eficácia, rapidez e transparência dos processos e a solidificação e aprimoramento das estratégias digitais das marcas, o canal de vendas online surge como uma resposta natural não só a uma situação extraordinária, mas como a antecipação de um futuro que já se adivinhava.

Olharemos para alguns números destas últimas semanas relativamente a vendas e produtos e que comprovam a importância crescente do e-commerce. Comparemos as vendas físicas versus as vendas online, revelando ainda que produtos têm sido mais procurados durante a pandemia.

  • Compras em loja Vs. Compras Online (10 a 15 de Março) – 92 % | 8%
  • Compras em loja Vs. Compras Online (23 a 29 de Março) – 67% | 33%

Produtos mais procurados durante a pandemia

Gaming e Videojogos

Com mais de 200% de crescimento em algumas marcas.

Supermercados

Com mais de 35%

Entregas ao domicílio de serviços (Globo e a Uber Eats)

Entre 30 e os 51%.

Mesmo sendo verdade que setores como as viagens, o entretenimento e a restauração têm vindo a registar perdas de 25 a 50%, nestas últimas reforçou-se a componente de takeaway e entrega ao domicílio, apoiadas em estratégias de marketing digital para restaurantes especificas, apostando hoje em aumentar a visibilidade online, antevendo o retomar das atividades pós-covid.

Uma tendência que, aliás, já se verificava com a massificação de distribuidoras como a Uber Eats e a Glovo e a sua aceitação pelos consumidores. Outra área que tem registado grandes movimentações é a dos produtos de desporto, saúde e bem-estar.

Desde aplicações de mindfulness até ao comércio, o setor tem estado a fervilhar com a emoção típica dos grandes negócios e oportunidades. Como os ginásios foram dos primeiros estabelecimentos a ser fechados devido à possibilidade de contágio por Covid-19, e com muitas pessoas em casa, muitos têm sido aqueles que têm procurado manter a boa forma, fazendo dos seus lares verdadeiros centros de treino.

No Brasil, por exemplo, a venda de acessórios de atividade física disparou. Falamos de elásticos, faixas, cordas e halteres, equipamentos para yoga e pilates, que registaram acréscimos de vendas de 1900% a 2500% em alguns sites especializados.

E continuam as marcas a apostar em Influencers Digitais?

Quando se pensa em influencers digitais devemos convocar o seu papel cada vez mais relevante na sociedade em que vivemos. Em certos países, por exemplo, as autoridades pediram a influenciadores para partilharem importantes recomendações das instituições de saúde pública durante a pandemia da Covid-19, reconhecendo esse papel.

Cada vez mais os influencers digitais passarão a ser olhados ainda com mais respeito pelas marcas, como ponte de ligação privilegiada entre público e produtos – e um excelente canal de vendas. Rui Duarte Catana (@ruiduartecatana) é um modelo de fitness e empreendedor português que tem chamado a atenção de várias marcas nacionais e internacionais.

Sendo as redes sociais uma montra perfeita para mostrar – e vender! – produtos, é verdade também que isso só se faz com uma estratégia de marketing digital pensada ao pormenor. Entre as marcas e um potencial de audiências gigante estão os influencers digitais. E a aposta no conteúdo certo, claro. Rui Duarte Catana é prova disso mesmo com a sua conta @ruiduartecatana, com 122 mil seguidores no Instagram, uma excelente audiência que é, também, um ativo importante. Rui Duarte Catana consegue associar naturalmente o seu lifestyle com a apresentação discreta, mas muito eficiente, dos produtos das marcas com quem estabeleceu parcerias, apresentando-se claramente como uma mais-valia para estas.

Produtos como marcas de roupa, produtos de higiene masculina, equipamento de desporto podem beneficiar da associação a um player digital de renome como Rui Duarte Catana e do desenvolvimento das vendas online que isso pode trazer.

O tempo ditará o que irá suceder com a pandemia da Covid-19, mas, mesmo com o alívio das restrições atuais, há hábitos que se solidificaram e que já não vão voltar atrás. O e-commerce e as vendas online são disso exemplo. Já eram a evolução antes, continuam a ser no presente e, com certeza, assim serão no futuro.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais