Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Samsung Gear Fit 2 um fitness tracker para todos os gostos

O desporto de corrida é algo que muitos utilizadores Android elegem como a forma ideal de fazer desporto, e para nos dedicarmos a esta paixão de uma forma completa, nada melhor que sermos acompanhados por um bom pedaço de tecnologia de forma a ser possível monitorizar o nosso progresso, definir metas e superar objectivos. Hoje vamos falar-vos de um dos melhores fitness trackers no mercado: O Gear Fit 2

gear-fit-2-h1.jpg

O primeiro Samsung Gear Fit era um Fitness Tracker por definição, mas com um cheirinho de smartwatch à mistura. Desde o seu lançamento em 2014, muitas opções semelhantes têm surgido, incluindo a Microsoft Band 2 e Fitbit.

Mas ser o primeiro a lançar algo deste género deu à Samsung o conhecimento necessário para manter o que estava bem, e melhorar o que podia ser melhorado. O resultado é algo de que todos vão gostar certamente. Começamos pelo display Super AMOLED que é de grande qualidade e deverá ser um padrão de qualidade pelo qual se podem basear quando fizerem comparações entre gadgets deste tipo.

Dois anos depois da primeira versão, temos agora o Samsung Gear Fit 2. E embora seja semelhante em muitos aspectos à primeira geração, a Samsung conseguiu aperfeiçoar o Gear Fit 2 em quase todos os aspectos e isso eleva a relação qualidade VS preço deste Fitness Tracker para uma fasquia muito vantajosa para o consumidor.

Para mencionar alguns exemplos, funciona em qualquer telefone Android, desde a versão KitKat (4.4) ou superior. Inclui GPS embitido, o que permite deixar o nosso smartphone em casa quando vamos para uma corrida. Em comparação o primeiro Gear Fit não permitia fazer praticamente nada longe do smartphone, ai está uma melhoria muito bem vinda.

Em termos de preço, o Gear Fit 2 mantêm-se em linha com a sua concorrência mais directa, podendo ser adquirido por valores a ronda os 179$ o que é aproximadamente o valor dos concorrentes Microsoft Band 2 e Fitbit.

Ecrã

O ecrã do Gear Fit 2 mantêm-se vibrante (e brilhante) como sempre, embora ligeiramente reformulado.

samsung-gear-fit2-3-1464944693-eCXJ-column-width-inline.jpgEste ecrã rectangular agora é mais amplo do que antes, oferecendo mais espaço no ecrã para a visualização de informações adicionais. Isto significa mais notificações,media player mais robusto, e um mapa completo fornecido pela função de GPS, para citar alguns casos de em que o ecrã maior dá muito jeito.

maxresdefault.jpg

O ecrã sensível ao toque Super AMOLED que encontramos aqui é um pouco menor do que antes (1,5 polegadas contra as anteriores 1,84 polegadas), mas aumenta a densidade de pixels até 322ppi, que é uma melhoria significativa em comparação com os 245ppi do Gear Fit original.

samsung-gear-fit-2-review-aa-1-of-26-840x560.jpg

A moldura em torno do visor também recebeu uma atenção por parte da Samsung. Tendo sido reduzida, dando ao Gear Fit 2 um design muito mais elegante e funcional. A Gear Fit 2 mantém a estética geral do original (uma coisa boa) e torna-o melhor através da mistura de alguns ingredientes, antigos e novos, que o tornam mais fácil e prático de usar.

O ecrã rectangular curvo é circundado por uma lista de metal fosco numa cor à vossa escolha e é à prova de água e suor na área em contacto com a pele.

14467105_10210355925194539_1526465687_o.jpg

Na lateral da Gear Fit 2 encontramos dois botões, que apontam para a mão do utilizador. Um é usado para navegar de volta dentro de um menu e o outro é usado para ligar o dispositivo, assim como abrir o menu de configurações.

Além disso, o botão de energia pode ser programado para executar uma tarefa (de uma variedade de opções) com um clique duplo. Eu defini-o para abrir o reprodutor de música. Mas cada utilizador pode ter uma função preferida que escolha usar.

14456704_10210355925354543_1468277912_o (1).jpg

A bracelete do Gear Fit 2 vem numa variedade de cores. Cada bracelete é semelhante às restantes na medida em que todas têm um design liso, pontilhado e com nervuras no interior para maior conforto. No caso de quererem ter a possibilidade de adequar a cor do vosso Gear Fit 2 à do vosso equipamento de treino, podem sempre comprar mais braceletes, que são simples de trocar.

14456916_10210355840672426_594404502_o.jpg

Ao verificarmos a base do Gear Fit 2 salta á vista o monitor de frequência cardíaca . Se estiverem curiosos sobre como funciona o medidor de frequência cardíaca o termo técnico é chamado fotopletismografia (não sabíamos, tivemos que ir investigar). Assim como muitos outros wearables, incluindo o Apple watch e a Microsoft Band, a Gear Fit 2 usa blasters luz infravermelha e LEDs verdes para monitorizar a taxa de fluxo sanguíneo.

#Samsung #gearfit2 #androidgeek o coração até bate mais forte. Análise em breve em androidgeek.pt

Um vídeo publicado por androidgeek.pt (@androidgeek.pt) a

samsung-gearfit2-c.jpg
Uma das maiores melhorias no projeto em relação Gear Fit original é a forma de carregamento. quem é que quer andar com mais cabos e cabinhos nos bolsos? Se bem se recordam o Gear Fit Original obrigava a usar um conector específico para ser carregado. E esse era um dos pontos mais fracos na primeira versão.

samsung-gear-fit-2-heart-rate-sensor.jpg

Agora, a Gear Fit 2 pode ser carregado através de uma Dock que vem com o equipamento. Ainda é uma entrada proprietária da Samsung, mas mais tolerável do que o pequeno conector que era tão fácil perder.

Conforto

Se um wearable não é confortável, há muito pouca motivação que o usemos. Pois bem, o Gear Fit 2 é dos wearables mais confortáveis que já experimentámos, portanto não vai ser essa desculpa que poderão usar para não ir treinar.

 

#samsung #gearfit2 o melhor parceiro de treino #workout #fitness #androidgeek

Uma foto publicada por androidgeek.pt (@androidgeek.pt) a

 

A Gear Fit 2 tem um sistema de fecho muito semelhante à versão original, mas isso não é mau, antes pelo contrário. O tamanho é ajustável e sentimos que o equipamento está seguro e não causa qualquer tipo de impedimento ao movimento normal do pulso.

14446257_10210355925274541_8728741_o (1).jpg

As braceletes de silicone desempenham um papel fundamental na forma suave como o Gear Fit 2 assenta no pulso. Resumindo é muito agradável de usar.

Os Fitness Trackers também têm coração

Samsung fez uma série de melhorias no exterior da Gear Fit 2. O coração do Wearable também recebeu uma atenção redobrada por parte da Sul Coreana. O Hardware do Gear Fit 2 é um Upgrade em todos os sentidos quando comparado com a sua versão anterior.

O Gear Fit 2 traz um chipset Exynos 3250 a 1 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de espaço para guardar, por exemplo, as músicas para acompanhar o treino ou os mapas. A pulseira inteligente pode ser submersa até 1,5 metros durante 30 minutos e a bateria de 200 mAh permite três a quatro dias de autonomia.

Querem rir? A Gear Fit na sua versão original trazia 8MB de RAM e 16MB de armazenamento ROM. Já viram a diferença que 2 anos fazem na evolução da tecnologia?

Sistema operativo

O Samsung Gear Fit 2 é sem grande surpresa mais um dos equipamentos da Sul Coreana com o sistema operativo proprietário Tizen. A melhoria é que funciona com qualquer telefone Android com KitKat ou acima. Os utilizadores de iPhone ficam excluídos para já.

DSC_2009-980x653.jpg

Para poderem utilizar o vosso Gear Fit 2 é necessário terem algumas aplicações da Samsung instaladas, e são elas: a Samsung Gear app que serve para configurar e atualizar periodicamente a Gear Fit 2 e o S Health para registar os vossos resultados e métricas de fitness com mais detalhe.

Performance

Aqui é que o Gear Fit 2 começa a ficar realmente interessante, conforme já tínhamos referido o Gear Fit 2 funciona independentemente do smartphone o que permite uma utilização muito mais frequente pois nem sempre temos o smartphone connosco.

Além dos alertas personalizáveis para nos levantarmos e movimentarmos, o mais recente Fitness Tracker da Samsung também tem um “temporizador de inactividade” que monitoriza o tempo que estamos parados.

Gear-Fit2-HW-Tizen-Interview_Main_2.jpg

Mas o propósito do Gear Fit 2 é registar a nossa actividade física e isso ele faz de forma irrepreensível, o Gear Fit 2 detecta movimentos únicos e começa a acompanhar o nosso exercício de escolha sem qualquer indicação do utilizador. Ou seja o Gear Fit 2 “percebe” se estamos a correr, a andar de bicicleta ou a a andar de carro (esta última não conta como exercício) ele consegue esta proeza ao utilizar o seu pacote de sensores, (que incluem um monitor de frequência cardíaca, acelerómetro, giroscópio e barómetro) este Fitness Tracker pode detectar de forma independente caminhar, correr entre outros.

Ini-Dia-Cara-Gunakan-Aplikasi-S-Health-di-Galaxy-S51.jpg

Mesmo sem o emparelhamento do Gear Fit 2 a um smartphone, conseguimos uma perspectiva bastante intuitiva e útil das nossas métricas de fitness diárias. Calorias, por exemplo, são discriminadas num formato de Time Line e ilustra a intensidade geral dos nossos movimentos ao longo do dia.

gs5_shealth_screens.jpg

Claro que , uma vez emparelhado com um smartphone Android, a experiência só poderia melhorar. Se tiverem instalado o Samsung Gear e  o S Health no smartphone Android , o Gear Fit 2 vai alimentar estas aplicações com as métricas de fitness recolhidas com o Gear Fit 2. Mas este Fitness Tracker vai mais além, permitindo que recebamos as notificações do nosso Smartphone directamente no pulso, e até interagir com algumas delas, como é exemplo responder com textos pré-definidos a SMS, e arquivar itens recebidos no Gmail, e ver quem nos está a ligar, entre outras.

14455877_10210355925154538_1751608756_o.jpg

GPS Integrado

A funcionalidade GPS adicional é uma inclusão incrível. Quem corre vai certamente adorar esta função. Agora até têm a possibilidade de partilhar directamente com o toque num botão os vossos resultados para o Facebook (muitos corredores parecem acreditar que se não partilharem o treino não conta).

 

Armazenamento

Já referimos que o Gear Fit 2 funciona de forma independente do telefone ao tirar partido do seu GPS integrado e que isto é muito útil para os que correm ou fazem exercício ao ar livre pois não precisam andar “carregados” com o smartphone. Mas e.. ouvir música? A música é algo quase indispensável quando falamos em exercício ao ar livre, e o Gear Fit 2 com os seus 4GB de armazenamento permitem “artilharmos” o nosso Fitness Tracker com a nossa música preferida e de seguida com recurso a uns Headphones sem fios ouvirmos as nossas músicas preferidas durante o exercício. Isto sempre sem precisar do Smartphone 😉

Samsung-Gear-Fit-Review-Photo5.JPG

Autonomia

A vida da bateria é, sem dúvida, um dos fatores a considerar quando se compra um tracker de fitness. O mais recente Fitness Tracker daSamsung, com a sua funcionalidade GPS integrado, ecrã AMOLED permite 2 a 3 dias de utilização com os seus modestos 200mAh.

Conseguimos este resultado com a utilização de GPS , certamente se não usarem este recurso irão conseguir espremer mais da bateria deste Gear Fit 2

Pontos Fortes

O Gear Fit 2 é conforme referimos dos Wearables mais confortáveis que já usámos, na verdade vão esquecer-se que o têm no pulso. E com o seu conjunto de sensores bem aproveitados nem sequer precisam de lhe mexer para iniciar ou terminar um exercício, as vossas métricas vão simplesmente estar disponíveis no vosso smartphone quando as quiserem consultar. E este é dos maiores elogios que podemos dar a um equipamento que cumpre de forma exemplar o seu propósito.

Áreas de Melhoria

Na verdade este Gear Fit 2 é um equipamento que poucas falhas apresenta, as únicas que lhe podemos apontar são a precisão por vezes deficiente do barómetro (indica que estamos a subir escadas por exemplo quando isso não aconteceu), e mesmo usando apenas sistema Android consideramos que a Samsung só teria a ganhar em “abrir” a possibilidde de utilização deste excelente Fitness Tracker aos utilizadores de iOS.

 

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link