Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom

Hoje temos o iRobot 976 que tendo em conta o seu preço e funcionalidades pode ser considerado o expoente máximo da aspiração doméstica feita por um robot inteligente, tendo em conta a sua relação qualidade VS preço

O fundador da iRobot,Colin Angle diz que talvez o maior desafio quando começaram em 1990 tenha sido o facto de não existir um livro de regras sobre como fazer e tornar um negócio de sucesso a fabricar robots. Não havia muitos robots, muito menos empresas de robots, muito menos qualquer tipo de indústria de robots. A iRobot teve que fazer tudo do zero.

Trilhar esse caminho significava estar à vontade com a ambiguidade e com a consciência de que nem tudo o que iam testar funcionaria - pelo menos não da maneira que originalmente pretendiam. Foi e continua a ser o custo de inventar o futuro.

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom 1

Quem nos acompanha sobre o tema de robots inteligentes, deve saber que para nós, a iRobot é simplesmente o Norte da Bússola, o Ronaldo da indústria, simplesmente a empresa mais genuína, honesta e inovadora na área de robots domésticos inteligentes que vão encontrar.

Tornar tecnologia que foi originalmente desenvolvida para aplicações militares ou exploração espacial em soluções domésticas foi um caminho ardiloso, o que também significa que a iRobot teve que aprender com erros, limpar o pó, tentar novamente e, eventualmente, fazer o que se propuseram a fazer inicialmente: mudar o mundo através de robots.

O que tem o Roomba 976 da experiência de 30 anos iRobot?

O fundador da iRobot,Colin Angle já tinha dito isto antes: quando fundaram a iRobot, tiveram que inventar todos os elementos do robot. A navegação espacial era um problema, o reconhecimento de voz era um problema, a visão da máquina era um problema, só para citar alguns. Naquela época, ninguém tinha tentado sequer resolver esses problemas. Como muitos desses problemas eram grandes desafios, a indústria de robots, passou tempos difíceis. Felizmente, os tempos mudaram e o ecossistema à volta das tecnologias que tornam os robots possíveis é muito mais rico , e vou arriscar dizer que neste momento no mercado doméstico só há um nome a reter, iRobot.

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom 2

Conseguir que um robot funcione com sucesso significa ter a combinação certa de engenharia mecânica, elétrica , software, conectividade e ciência na forma de um robot em que as pessoas confiem e desejem levar para sua casa.

Construir um veículo espacial, enviá-lo para a lua, vender os direitos do filme: assim foram os 30 anos da iRobot 2

Hoje temos o Roomba 976 que tendo em conta o seu preço e funcionalidades pode ser considerado o expoente máximo da aspiração doméstica feita por um robot inteligente, tendo em conta a sua relação qualidade VS preço. A iRobot tem ofertas de gama superior que se reflecte no preço.

 

 

Roomba 976 é um robot inteligente, funcional, competente e acima de tudo acessível

O iRobot Roomba 976 é um aspirador robótico avançado que possui um sistema inteligente de limpeza e navegação vSLAM, um para-choque funcional e um sistema de filtragem altamente eficiente que retém até 99% de partículas de poeira e alérgenos. As escovas AeroForce presentes no Roomba 976 garantem uma limpeza eficiente sem "filmes".

Aspirador de pó robótico iRobot Roomba 976

Autonomia e navegação IRobot Roomba 976

A iRobot pode vangloriar-se de ter incluído num modelo tão "acessível" um sistema de navegação inovador e uma bateria de lítio-ion de 1.180 mAh. No caso de necessitarem de aspirar áreas maiores, estes recursos permitem que o aspirador regresse à estação de carregamento sozinho, reabasteça de energia e continue a sua tarefa nos demais quartos. o tempo de operação é de até 75 min.

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom 3

Não precisa de luzes acesas ou outros acessórios para navegar de sala em sala. Ao contrário de outros aspiradores de pó, o Roomba não limpa em padrões de movimento, mas move-se em linha reta. Já explicamos como isso funciona, mas fiquem a saber que podem gerir as operações através de uma aplicação móvel da iRobot

iRobot Home
iRobot Home
Developer: iRobot
Price: Free
  • iRobot Home Screenshot
  • iRobot Home Screenshot
  • iRobot Home Screenshot
  • iRobot Home Screenshot
  • iRobot Home Screenshot
  • iRobot Home Screenshot

Através da aplicação, o utilizador está permanentemente informado sobre a operação do aspirador de pó e as suas necessidades, como substituir o filtro ou esvaziar o depósito, etc.

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom 4

Durante a limpeza, sabemos em que fase está, onde andou e se está com fome de energia ou cheio de força.

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom 5

vSLAM a tecnologia de navegação que parece ter vida própria

O sistema de navegação com localização visual vSLAM permite ao Roomba 976 limpar de forma eficiente áreas abertas, movimentando-se em linhas paralelas enquanto utiliza mais de 60 sensores para se adaptar ao ambiente sempre que necessário, navegando em redor e por baixo da mobília de modo a garantir que todos os espaços são limpos.

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom 6

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom 7

Já sabemos há algum tempo que os equipamentos da iRobot vêm com conectividade sem fio, além de capacidade de navegação inteligente baseada no vSLAM (localização e mapeamento simultâneo de visão). O Roomba 976, é a soma de grande parte da tecnologia que a iRobot já desenvolveu: comunicação Wi-Fi, controlo remoto com um aplicativo para smartphone e (o mais importante) vSLAM que permite ao robot navegar e aspirar espaços maiores do que antes em linhas satisfatoriamente retas.

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom 8

O Roomba 976 é na nossa opinião um ponto de viragem para a iRobot, e é uma surpresa agradável ver tanta tecnologias reunida num equipamento que é cerca de 50% mais barato que as alternativas de topo de gama.

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom 9

Um dos novos sensores do Roomba 976 é uma câmara apontada para frente e para cima. No topo do Roomba 976, há uma câmara apontada para frente e para cima, o que parece ser de cerca de 45 graus. O vSLAM é a forma do Roomba 976 criar um mapa dinamicamente, mantendo o controlo da sua própria posição ao mesmo tempo. Para criar um mapa, a câmara tira uma foto e, em seguida, software sofisticado procura padrões distintos de pixels nessa imagem. Atenção que as imagens capturadas não "saem" do vosso robot e não são fotografias tradicionais, mas sim imagens com padrões de cor e formas e não imagens em alta definição.

Para criar um mapa e navegar pela casa, o robô tira fotos e procura padrões distintos de pixels.

A solução da iRobot foi usar uma câmara simples e processadores de sinais digitais personalizados para fazer o vSLAM.

No que diz respeito aos algoritmos do vSLAM, o Roomba é mesmo muito inteligente, porque frequentemente vai limpar debaixo mesas e sofás e camas, onde o rastreamento de "recursos" no ambiente fica mais difícil. E ao ressurgir num local onde nunca esteve antes, terá que elaborar um novo mapa e (espero) encontrar uma maneira de juntar as peças do novo mapa ao mapa que tinha antes para descobrir onde está.  E funciona.

O Roomba 976 possui sensores especiais para proteção contra quedas de escadas e possui o mais avançado sistema de limpeza e navegação vSLAM.

Sistema AeroForce

Como já dissemos anteriormente o Roomba 976 possui um sistema de limpeza AeroForce de três etapas integrado. O Roomba 976 pode ainda "falar" com uma Braava Jet M6 para que o vosso espaço seja limpo á esfregona após a aspiração. Não é bem ao estilo Skynet, mas já faltou mais.

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom 10

iADAPT

O Roomba 976 parece, bem, parece um Roomba. Existem poucos fatores visuais  que distinguem o produto das últimas gerações. Os rolos na base estão no sítio do costume, junto com o depósito de detritos abaixo. Além disso, é quase idêntico ao que já viram certamente nas prateleiras das lojas.

O Roomba 976, ao contrário de equipamentos de gamas inferiores, tem a capacidade de saber para onde está indo e lembrar onde esteve.

O Roomba 976 pode reconhecer salas diferentes

 

iMPRINT Link permite ao Roomba 976 "falar" com outros dispositivos

Com a tecnologia Imprint Link podem emparelhar o vosso robot aspirador Roomba 976 com o robot esfregona Braava Jet m6, para que o Braava automaticamente comece a lavar o chão assim que o Roomba termine de aspirar. A funcionalidade de recarga e de retoma à limpeza permite ao Roomba 976 funcionar de forma contínua, regressar automaticamente à base para recarregar e retomar de forma automática ao último ponto de limpeza até concluir o trabalho.

A tecnologia de conexão Imprint Link promove uma limpeza automatizada entre os robots aspiradores Roomba (compatíveis) e o robô de limpeza Braava jet Série m. A limpeza de conexão Imprint é um recurso que permite que o robô de limpeza Braava jet Série m comece uma limpeza após a aspiração do robô aspirador.

A limpeza com recurso ao Imprint pode ser ativada ao iniciar a tarefa de limpeza através do aplicativo iRobot HOME ou por o vosso Amazon Alexa.

Podem saber mais sobre o robot esfregona Bravaa Jet M6 aqui.

Sem nós e detritos emaranhados

O Roomba 976 possui um sistema Antitangle que evita que se enrole entre os cabos e as franjas da carpete. Além disso, possui as já mencionadas escovas de sucção AeroForce integradas que proporcionam uma aspiração de elevada eficiência e sem nós.

Roomba 976 permite integração com assistentes de voz

Outra integração muito útil que tive o gosto de experimentar foi a activação no ROOMBA 976, foi a utilização através de comandos vocais com o Google Home mini e a ajuda do IFTT.

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom 11

Basicamente após a configuração, ao usar a frase definida de "Hey Google, Unleash Ivan" sou presenteado também com uma resposta pré definida por mim de "OMG, IVAN IS LOOSE" e de seguida o aspirador começa o seu trabalho e os animais domésticos ficam malucos, sim, por esta ordem.

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom 12

Roomba 976 uma ajuda em que se pode confiar

Este aspirador possui um sistema de limpeza lateral incluído chamado Wall Follow que permite uma limpeza eficaz de ainda cantos e paredes.

 

  • É adequado para limpar todos os tipos de pisos e tapetes.
  • Limpa por até 75 minutos e recarrega, se necessário, e continua a limpeza.
  • Podem geri-lo através da aplicação iRobot Home.
  • Sistema de limpeza em três etapas e cabeça de limpeza adaptável com escovas de borracha AeroForce .
  • Depósito grande com filtro eficiente.
  • Filtragem através de um filtro altamente eficiente que retém até 99% de poeira e outros alérgenos.
  • Função de configuração do tempo de limpeza.
  • Indicador de compartimento cheio.

 

Adequado para Todos os tipos de revestimentos para pisos e carpetes
Sistema de limpeza e navegação vSLAM
Tecnologia de limpeza AeroForce
Carregamento automático durante a limpeza sim
Função de configuração do tempo de limpeza sim
Sistema de filtragem Filtro que retém até 99% da poeira até 7 mícrons de tamanho
Bateria íons de lítio (1.180 mAh)
Gestão via aplicação móvel sim
Indicador de depósito cheio sim

 

Especificações Roomba 976

Tipo de aspirador Robótico
Cor Dourado e Preto
Fonte de energia Bateria
Peso 5.6 kg
Tipo de Bateria LI-ION
O tempo de carga 180 Min.
Depósito externo não
Configuração de sucção sim
Inteligente sim

 

Roomba 976: Veredicto

Assim como os humanos usam cinco sentidos para interagir com o mundo, o Roomba 976 possui vários sensores internos para o ajudar a descobrir o que pode sobre o espaço que o rodeia, e o resultado é uma limpeza eficiente e eficaz. Para além da quantidade (e qualidade) da tecnologia presente no Roomba 976, o que interessa mesmo é a forma como funciona na prática e posso dizer-vos que é um produto de qualidade que tem ,por exemplo, a capacidade de "sentir" através dos sensores quando uma área está mais suja e incide um esforço adicional nesse espaço até que os seus sensores lhe digam que está limpo.  Ter um robot aspirador Roomba em casa é um descanso e um aliado poderoso nas tarefas domésticas. Até agora para termos toda esta tecnologia de topo, teríamos que gastar sensivelmente o dobro dos atuais 499€ a que está a ser vendido o Roomba 976.

Se até agora a "desculpa" para não terem comprado um Roomba era o preço, bem , essa desculpa já não "cola".

Selo de recomendação AndroidGeek

Análise iRobot Roomba 976. O que é Roomba é bom 13

Escolha AndroidGeek

O produto / serviço analisado neste artigo mostra-se excelente na relação qualidade preço. Uma análise com a Designação "Escolha AndroidGeek" é a garantia que o produto/serviço em questão tem a melhor relação Valor VS Benefício.  
 
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais