Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa

Se já viram um aspirador ROOMBA podem pensar que já viram todos, pelos menos por fora são muito similares, no entanto hoje vamos falar sobre o topo de gama da marca que é o modelo ROOMBA IROBOT 980 que se apresenta com características únicas.
Valerá a diferença de preço para os seus irmãos mais acessíveis? É isso que vamos descobrir.

O que é o Roomba 980?

O iRobot Roomba 980 é um robot aspirador que, essencialmente, aspira sem que alguém o manipule fisicamente. É um dispositivo de limpeza robotizado.

O Roomba 980 é um dispositivo circular com detalhes pretos e um visual quase futurista. No entanto, a sua forma arredondada significa que tem algumas dificuldades em limpar eficazmente os cantos dos espaços.

Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image

O Roomba 980 tem 13,9 polegadas de diâmetro e 3,6 polegadas de altura, o que o torna suficientemente baixo para conseguir limpar debaixo da vossa mesa de café por exemplo, mas não vai conseguir chegar debaixo do sofá.

Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image

Com 3,9 Kgs, o Roomba 980 é leve o suficente para ser transportado por qualquer pessoa de piso para piso, e até possui uma alça de transporte embutida.

Especificações

Dimensões da embalagem: 52 x 13 x 42 cm
Peso da embalagem: 6,2 kg
Dimensões do robot: 35 cm de diâmetro, 9 cm de altura
Peso do robot: 3,9 kg

O Roomba 980 apresenta três botões no seu chassis: um botão Home à esquerda, um botão Clean no meio e um botão Spot Clean à direita, que podem ser usados ​​para preservar energia e limpar apenas onde houver problemas. Mas este é um aspirador inteligente e não precisam sequer tocar-lhe para o ligar pois tem total integração com a aplicação dedicada da ROOMBA que podem usar no iOS e no Android para operar manualmente o robot e agendar quando querem que ele faça o seu trabalho.

Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image

Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image
Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image
Developer: iRobot
Price: Free
  • Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image
  • Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image
  • Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image
  • Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image
  • Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image

É um aspirador inteligente que faz grande parte do trabalho sozinho, no entanto existem tarefas que nos ficam reservadas a nós proprietários, tarefas como esvaziar o depósito de lixo quando o mesmo se encontra cheio.

Quando o ROOMBA 980 precisa ser despejado acende um LED no equipamento e fornece também um alerta na aplicação para que saibam que o ROOMBA necessita da vossa atenção.

O indicador da bateria é também muito simples de interpretar, pisca amarelo se for necessário carregar ou fica verde quando está pronto para a acção.

Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image
edf

Na parte inferior, o Roomba 980 possui um sensor de rastreio, duas escovas rotativas de 6,2 polegadas e uma escova lateral rotativa para capturar detritos periféricos.

Uma característica interessante do Roomba 980 é que ele utiliza o VSLAM, um algoritmo que ajuda o robot a mapear e rastrear simultaneamente. No topo do 980, há um pequeno entalhe (tinha que ser não é? estamos em 2018) que contém uma câmera apontada para frente e para cima. Para criar o mapa, o 980 tira uma foto da sua localização e, em seguida, o algoritmo determina o caminho com base na área que está mapeada e nos objetos colocados ao redor dele.

O Roomba 980 é um agente de limpeza rápido, e eficiente, mas não é perfeito. No entanto o trabalho de mapeamento e de reconhecimento de objectos é feito de forma eficaz e o equipamento não anda aos tropeções durante muito tempo, e fica cada vez melhor à medida que vai conhendo o espaço que o rodeia e os obstáculos que deve evitar.

Parte do apelo do Roomba é que ele tem uma forma simpática de interagir connosco. Por exemplo, quando pressionamos o botão Clean, o robot cantará um jingle de uma forma robotizada mas agradável, como se estivesse a acordar de uma sesta.

Pressionando o botão novamente inicia o trabalho, e é como se tivessem o vosso próprio mordomo de limpeza.

Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image

 

Como os seus antecessores, o Roomba 980 vem com duas “paredes virtuais”, cada uma das quais requer duas baterias AA. Elas podem ser configuradas como uma espécie de barreira no espaço, seja na porta ou para impedir o acesso a uma área sensível.

Uma das maiores fragilidades do 980 é ser um pouco barulhento. Não me interpretem mal, é um aspirador, é suposto fazer barulho, mas este pequeno amigo faz tanto barulho a aspirar como o meu aspirador tradicional, e isso é algo que não esperava.

De resto o ROOMBA põe mãos à obra como se aspirar a vossa casa fosse a coisa mais importante do mundo, e para ele é. Ele é inteligente o suficiente para ir à base carregar quando for necessário e volta a retomar o trabalho onde o deixou até dar por terminada a acção de limpeza. Pela experiência que tive o equipamento “aguenta” cerca de 1h30 de limpeza ininterrupta e depois dirige-se calmamente á base para recarregar baterias (literalmente).

O aplicativo iRobot possui uma interface muito intuitiva que permite configurar imensa coisa, como horas de limpeza pré definidas assim como tipo de limpeza e outras. A aplicação serve também para nos alertar se algo não correr bem, e guarda um registo de todas as acções realizadas pelo pequeno aspirador robótico que chamei de Ivan. Chamei-lhe Ivan porque quando o ligo ele inspira terror à minha gata e todos sabemos que Ivan é o Terrível.

Outra integração muito útil que tive o gosto de experimentar foi a activação do ROOMBA 980 através e comandos vocais com o Google Home mini e a ajuda do IFTT.

Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image

Basicamente após a configuração, ao usar a frase definida de “Hey Google, Unleash Ivan” sou presenteado também com uma resposta pré definida por mim de “OMG, IVAN IS LOOSE” e de seguida o aspirador começa o seu trabalho e a minha gata entra em pânico, por esta ordem.

Análise Irobot 980 o segredo para uma casa sempre limpa image
A gata e o Ivan aka ROOMBA 980

O aplicativo iRobot oferece outro feedback útil, como mapas de onde limpou depois de terminar uma sessão. 

Inteligente

  • Limpa todo o piso da sua casa: o sistema de navegação com localização visual iAdapt® 2.0 ajuda o Roomba® 980 a navegar de modo eficiente e sem problemas por todo o piso da sua casa, controlando a sua posição.
  • Recarrega-se e reinicia automaticamente até terminar a tarefa: O Roomba® 980 funciona de modo contínuo durante um máximo de duas horas*, após o que se recarrega e reinicia automaticamente a limpeza até terminar a tarefa.
  •  Navega por diversas divisões: graças ao sistema de navegação reativa iAdapt 2.0, o Roomba® 980 utiliza um padrão de limpeza de alta eficiência e um conjunto completo de sensores para se adaptar aos obstáculos e móveis da vida real.
  • Limpa por baixo de sofás e cadeiras: o perfil baixo do Roomba® permite-lhe limpar por baixo da maioria dos móveis e rodapés, pelo que a sujidade não tem onde se esconder.
  • Não cairá das escadas: os sensores de deteção de inclinações permitem que o Roomba evite escadas e outros desníveis perigosos.* Comprovado em pavimentos duros no laboratório de testes do lar da iRobot. Os tempos de funcionamento podem variar. 

 

Conclusão

O iRobot Roomba 980 com Wi-Fi é certamente um aspirador inteligente empolgante e impressionante em muitos dos seus aspectos. É verdade que o preço pode parecer um pouco exagerado (999€) por um aspirador inteligente que ainda precisa de alguma manutenção manual. Mas é uma forma perfeita de terem a casa sempre limpa e de até se esquecerem que o ROOMBA lá está.

Ponderam comprar um aspirador inteligente? Deixem a vossa opinião nos comentários.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉


Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link

Achou interessante?

Partilhe com os seus amigos