Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre

O novo Roomba i7 + da Irobot é uma dessas maravilhas de engenharia que foi construído e pensado para tornar as nossas vidas mais fáceis.

Se há algo que todos vão concordar que é o bem mais precioso e escasso na sociedade actual é o tempo. Entre os nossos trabalhos, hobbies e tarefas domésticas as 24h do dia parecem sempre insuficientes para tudo o que queremos/devemos fazer. Ainda que existam muitos equipamentos tecnológicos que nos roubam tempo há outros que a sua razão de existir é libertar-nos para o que realmente importa, as nossas vidas.

Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre 1

O novo Roomba i7 + da Irobot é uma dessas maravilhas de engenharia que foi construído e pensado para tornar as nossas vidas mais fáceis.

A família ROOMBA não é uma estranha para nós, já tivemos oportunidade de testar alguns dos seus equipamentos. Já passaram pelo nosso chão o Roomba 676, Roomba 896 e o topo de gama Roomba 980. Adorámos a experiência com todos esses equipamentos em especial o 980 que fez um trabalho extraordinário a limpar o que sujamos.

Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre 2

Roomba i7 + um salto evolutivo

Chegou agora a altura de analisar o Roomba i7 + que é para nós uma revolução nas limpezas domésticas automatizadas, porque pela primeira vez para além de termos a casa limpa com eficiência e sem trabalho, deixamos de ter que mexer em pó e sujidade porque o Roomba i7 + despeja-se sozinho!

Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre 3

 

O Roomba i7 + despeja-se sozinho!

O Roomba i7 + é o único aspirador robótico que pode despejar o seu próprio depósito. A Clean Base incluída no pacote Roomba i7 + é uma dock de carregamento que funciona em parceria com o Roomba i7 para armazenar os detritos que o aspirador recolhe. Sempre que o Roomba i7 regressa á base, a Clean Base aspira os detritos através de uma abertura para dentro de um saco descartável.

Vamos parar um bocadinho para pensar no que acabámos de ler, o Roomba i7 + permite que o utilizador não tenha que o despejar, é na verdade um aspirador autónomo, que pode trabalhar por 30 dias sem que sequer se lembrem que ele existe.

 

 

Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre 4

 

Sempre que olho para o depósito depois de ser esvaziado automaticamente, está sempre vazio, excepto por uma leve camada de poeira e alguns fios soltos presos na gaveta de borracha.

 

Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre 6

 

Pegar no aspirador, remover o depósito, despejá-lo no lixo, inspirar poeira, sujar as mãos, são tudo coisas do passado graças ao Roomba i7 + e a sua Clean Base.

 

 

Com o i7 +, não temos que pensar em nada disto, até que a aplicação nos alerte que é necessária a nossa atenção.

iRobot HOME
iRobot HOME
Developer: iRobot
Price: Free
  • iRobot HOME Screenshot
  • iRobot HOME Screenshot
  • iRobot HOME Screenshot
  • iRobot HOME Screenshot
  • iRobot HOME Screenshot
  • iRobot HOME Screenshot

De acordo com a iRobot, o saco descartável da Clean Base é grande o suficiente para armazenar 30 depósitos de detritos antes de ser necessário substituí-lo, o que pode levar alguns meses a encher, ou apenas algumas semanas (isso depende principalmente da sujidade que for recolhida pelo Roomba i7 +).

Depois de uma semana de testes numa casa com um gato e várias pessoas o saco descartável da Clean Base não vai sequer a 15%. Um pack de três sacos de reposição custa 19,99€.

 

Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre 7

 

O sistema de navegação é incrívelmente competente

O Roomba i7 tem uma mão cheia de recursos de navegação, o resultado mais evidente destas inovações é que podemos pedir ao Roomba i7 + para limpar salas específicas. Há alguns outros robots que têm recursos similares de "mapeamento inteligente", mas nenhum deles é tão fácil de usar quanto o do Roomba. Depois de algumas sessões de treino/mapeamento e alguns minutos de ajustes na aplicação, Podem dizer: "Hey Google, pede ao Roomba para limpar a cozinha" ou escolher quais os quartos que queremos que o Roomba limpe, e é exactamente e apenas isso que ele vai fazer.

 

Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre 8

 

Estou a usar os mapas inteligentes em praticamente todas as sessões de limpeza, seja para evitar salas desarrumadas que geralmente causam problemas ao robot ou para executar sessões extra em divisões que precisam de uma limpeza pontual.

 

Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre 9

Como funciona o sistema de navegação do Roomba i7?

O Roomba i7 + tem uma câmara que analisa as salas, e fixa os pontos onde as paredes e teto se encontram. Se optarem pelo recurso de mapeamento inteligente (a iRobot chama-lhe Imprint Smart Mapping), o i7 investe as suas primeiras duas ou três execuções num novo espaço a aprender diferentes pontos de referência na casa - tetos, paredes, armários , móveis e assim por diante. Podem fazer este "treino" enquanto ele limpa, ou simplesmente manda-lo numa sessão de exploração, apenas para aperfeiçoar o seu mapa e assim conseguir concluir as tarefas de limpeza de forma mais rápida e eficaz.

 

Depois de ter a planta memorizada,podem abrir o mapa inteligente na aplicação, adicionar margens entre salas e escolher nomes para as salas numa lista. Depois de tudo configurado, o utilizador poderá mandar o i7 limpar pontos específicos, selecionando-os numa lista na aplicação ou dar comandos de voz com a Alexa ou Google Assistant.Com o Roomba i7, descobri que a opção de segmentar salas específicas é tão útil que a uso praticamente todos os dias.O Roomba i7 não é o único robô com mapeamento inteligente: o EcoVacs, o Roborock e o Neato têm suas próprias versões. Mas o i7 funciona melhor que o resto porque o sistema de navegação é muito mais sofisticado. Todos esses outros robots têm que começar a partir das suas docks, caso contrário, o seu mapa bidimensional,  torna-se inutilizável.

A abordagem do Roomba i7 tem várias vantagens importantes:

  • Podem colocar o Roomba i7 em qualquer lugar da casa, ligá-lo, e ele vai descobrir em que sala está. O utilizador consegue aproveitar os recursos de mapeamento inteligente, mesmo que o não inicie o i7 a partir da sua dock .
  • Como o utilizador não precisa iniciar o robot a partir da dock, é muito mais fácil usar o Roomba i7 em residências de vários andares (ou em várias residências). Sim, precisamos de uma dock, para carregar o i7. Mas, contanto que o robot tenha alguma duração de bateria, podem colocá-lo em qualquer lugar em qualquer andar da sua casa, numa dock ou não, e os recursos do mapa inteligente  funcionarão. O i7 pode memorizar até 10 mapas diferentes - isso deve ser suficiente para quase todos os utilizadores. Os robots EcoVacs e Roborock de mapeamento inteligente memorizam apenas um mapa por vez.
  • Se o Roomba i7 ficar preso no meio da sessão e o utilizador precisar de o salvar e reiniciar, o i7 vai saber onde parou e terminará a sessão como planeado. Os outros robots provavelmente perderão a localização.
  • O i7 gasta alguns minutos de cada sessão a aprender a limpar cada quarto com o menor número de voltas - basicamente, andando em paralelo à parede mais longa da sala.

É muito bom e de muitas maneiras

Além desses recursos líderes na sua categoria, o Roomba i7 também usa todos os seus recursos para evitar e escapar da maioria das armadilhas, cobrindo o máximo de terreno possível sem perder o foco e limpando a maioria dos tipos de detritos na maioria dos pisos, eficiência é a palavra de ordem. Como os outros Roombas, também é um dos aspiradores mais fáceis de reparar, portanto, devem conseguir mantê-lo a funcionar por muitos anos, desde que o estejam dispostos a trocar peças conforme elas se desgastem.

Uma surpresa é que é relativamente silencioso, pelo menos em comparação com outros robôs de topo. Medimos o i7 em cerca de 60 decibéis no carpete, que é alguns decibéis mais silenciosos que o Roomba 980 (que tem a mesma sucção). É alto o suficiente para que eu tenha escolhido fazer as tarefas de limpeza quando não estou em casa. Mas é perfeitamente tolerável para um aspirador com poder de limpeza relativamente forte. O barulho da Clean Base pode no entanto ser uma surpresa.

 

Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre 10

O Roomba i7 também parece funcionar em tapetes pretos, ao contrário da maioria dos outros Roombas e muitos outros robôs. A iRobot usou novos sensores de queda desta vez, que podem distinguir melhor uma superfície escura de uma escada real.

 

Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre 11

Finalmente, o Roomba i7 tem um excelente design de cabeça de limpeza. Dois rolos contra-giratórios, em borracha, que são especialmente competentes para tirar o cabelo dos tapetes e muito mais resistentes aos emaranhados de cabelo do que os desenhos típicos de escovas e lâminas. Os velhos Roomba 800 e 900 tinham essencialmente os mesmos extratores, embora os pinos dos rolos i7 sejam na verdade um pouco mais longos que os antigos.

 

Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre 12

 

A iRobot diz que isso deve torná-las mais eficazes na recolha de fragmentos maiores, embora não tenhamos tentado confirmar isso.

Outras especificações:

Peso: 3.35kgs
Vida útil da bateria: 90 minutos
Tempo de recarga: 90 minutos para 80% de carga, 3 horas para 100%
Assistentes de voz compatíveis: Amazon Alexa, Google Home
Dimensões da dock: 31cm por 38cm por 48cm (WDH)

 

Conclusão Análise Irobot i7+

 

O Irobot i7+ é sem dúvida o mais avançado aspirador robotizado que vão encontrar no mercado. As suas capacidades de mapeamento inteligente são incríveis e o equipamento executa as suas tarefas de forma perfeita. O preço de 1.199€ pode parecer um pouco excessivo quando há opções mais em conta, mas nenhuma se aproxima nem em qualidade nem em funcionalidades deste Irobot i7+. Podem vê-lo como um investimento para vos dar mais tempo, e já falamos aqui de quão precioso o nosso tempo é.

 

Preço e disponibilidade

O robot aspirador Roomba i7+ Descarga Automática de Sujidade está disponível em Portugal a partir do dia 15 de fevereiro.

Podem também adquirir a versão i7, sem a Clean Base. A versão com a Clean Base tem um preço recomendado de venda ao público de 1.199€ e sem a Clean Base no valor de 899€.

 

Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre
Análise iRobot Roomba i7+ o melhor e mais inteligente aspirador de sempre 13

O novo Roomba i7 + da Irobot é uma dessas maravilhas de engenharia que foi construído e pensado para tornar as nossas vidas mais fáceis.

Editor's Rating:
4.9

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais