Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Roomba® 676 o mais novo membro da família iRobot

A família ROOMBA não é uma estranha para nós, já tivemos oportunidade de testar equipamentos desta marca e agora foi a vez do novo membro, o Roomba 676.

A família ROOMBA não é uma estranha para nós, já tivemos oportunidade de testar alguns dos seus equipamentos, e agora chegou a vez do novo membro, o Roomba 676.

O conceito continua o mesmo, temos um aspirador inteligente de forma circular, pronto para limpar a nossa casa com um clique de um botão, depois é deixá-lo fazer o seu trabalho. Apesar de ser o membro da gama inicial da iRobot não se deixem enganar, pois vão ficar surpreendidos com a qualidade da marca Roomba, a um preço mais simpático. A pergunta que podemos primeiro fazer é qual a diferença do Roomba 676 face aos outros irmãos, e dependendo dessas características, se esta versão é a ideal para as vossas necessidades.

Antes de tudo, temos que configurar o nosso robot, e para isso temos a aplicação iRobot HOME que nos dá uma série de configurações passo a passo, a ser que no final temos que baptizar o novo membro da família.

Apresento-vos a Porquinha ela vai limpar toda a imundice da vossa casa, não vos deixem enganar pelo nome, que de porca não tem nada.

Design Roomba 676

Em termos de dimensões do Robot este é o mais pequeno dos 3, tendo as dimensões de 34 cm x 9,2 cm , aliado a um peso de 3,0 kg.

Roomba 676
Comparação entre 980 e 676

Apesar de não exibir o mesmo aspecto “espacial” que por exemplo o Roomba 980, este pequeno ajudante tem um ar mais simpático, com igualmente 3 botões localizados na parte de cima do seu chassis, Clean, Stop, and Dock, as opções “clean” e o “stop” são óbvias, já o “dock” serve para enviar a nossa porquinha de volta à sua base, ainda temos os leds de aviso, e uma alça para pegarmos no nosso Roomba.

Assim como o resto da família Roomba o R676 tem uma série de para-choques na parte da frente de modo a absorver os impactos, não fazendo assim danos na mobília e nele próprio. Na parte inferior do robot é onde a magia toda acontece, aqui temos todos os sensores bem como as escovas e tapetes de limpeza, enquanto que o depósito do lixo fica localizado na sua traseira para fácil acesso.

Funcionamento / aplicação

Tal como todas as versões o Roomba 676 fica ligado à nossa rede WI-FI, a ser possível controlá-lo através da aplicação iRobot HOME, uma vez aberta a aplicação é possível agendar para a semana os dias de limpeza, bem como a hora, podem igualmente verificar o histórico do vosso pequeno ajudante, e ter um relatório da limpeza. No caso das horas definidas, optamos por horas que não estivesse ninguém em casa, não pelo barulho em questão, que apesar de fazer algum, já ouvimos aspiradores mais barulhentos, nomeadamente os dos vizinhos. Mas para que a Porquinha tivesse todo o espaço do mundo para trabalhar, e não tropeçarmos nela, apesar do seu bumper na parte da frente que absorve muito bem os impactos, quando ela estava a limpar, lá eu sentia uma pancadinha nos pés, pensando eu que era a gata, mas não, era mesmo a Porquinha, e de modo a não a ficarem com ciúmes, preferimos assim.

O Roomba 676 vem instruídO com o método de limpeza de três fases cuja escova lateral de limpeza de cantos foi especialmente desenvolvida para levantar, extrair e aspirar a sujidade e os detritos de todos os tipos de pavimento.

Igualmente o R676 está equipado com Dirty Detect® que ajuda a identificar as zonas do pavimento com maior sujidade e limpa com mais insistência até eliminar a sujidade mais concentrada. Para além deste sensor de sujidade, o Roomba 676 conta com um conjunto de sensores inteligentes que o orientam no local onde está a ser utilizado.

A Porquinha toma 60 decisões por segundo, movimentando-se por baixo da mobília bem como à sua volta, apesar de subir bem tapetes, e inclusive arrastar os mais pequenos, o ponto fraco deste equipamento terá sido os cortinados, pois ficava preso, e depois lá se punha apitar e a pedir ajuda.

Para além dos sensores que mencionamos, o Roomba 676, vem equipado com o Cliff Detect®, que basicamente, faz com que o R676 consiga detectar declives, e assim evitar escadas, o que não foi possível testar no nosso modesto T1.

Desta forma, podem ficar descansados enquanto o vosso robot faz o seu serviço, sem medo de ouvir algo a cair das escadas. Assim que ela termine o seu trabalho somos brindados com uma notificação no telemóvel e um agradável beep de agradecimento.

Autonomia Roomba 676

Em termos de autonomia, conseguimos ter a carga máxima com um carregamento de 2 horas, permitindo um funcionamento contínuo de 60 minutos, que durante os testes a que foi sujeita, terá sido o tempo máximo que a Porquinha esteve em funcionamento continuo. Mas com a limpeza diária esse tempo foi diminuindo, uma vez que todos os dias ela fazia a sua ronda depois do almoço, mas mesmo assim, caso fosse necessário mais tempo para limpar, e a bateria não fosse suficiente para acabar o serviço, ela regressava automaticamente à base para recarregar as baterias, retomando o trabalho mais tarde onde tinha ficado.

Roomba 676
deposito do Roomba 676

Já relativamente à autonomia do seu depósito, podemos contar com uma capacidade de 0,6 litros, que acreditem ou não, dá para muito lixo, uma vez que da forma como foi concebido, compacta muito bem todos os detritos, podemos afirmar que com uma gata dos bosques (muito pelo), uma namorada de cabelos compridos, e um comilão que deixa migalhas por todo o lado, um depósito dá perfeitamente para uma semana.

Limpeza e manutenção

Apesar da porquinha limpar tudo sozinha, não se limpa a ela própria, a ser necessária a nossa intervenção, mesmo assim a Irobot pensou em tudo, e todas as peças que requerem limpeza e manutenção estão identificadas com uma cor amarelo vivo de forma a identificar rapidamente, depois é só clicar, tirar, limpar, voltar a colocar, simples.

Roomba 676
manutenção fácil dos equipamentos Roomba

 

Conclusão

Roomba 676 tem um custo de 349.99€, a ser o elemento da família Roomba mais económico, a pergunta mais comum e que devem estar a pensar, é se vale a pena o investimento?

Temos a noção que há aspiradores mais baratos, mas temos que ver a Roomba de outra perspectiva, sim no final de contas é um aspirador, mas temos que considerar que é completamente autónomo, o que nos permite fazer outras coisas, ganhando assim mais tempo para nós. Por exemplo, eu todas as noites, ou quando via que já havia demasiada sujidade acumulada, lá ia eu e a vassoura fazermos a nossa rotina de dança, que agora com a Porquinha em casa acabou, ganhei mais tempo para mim para fazer outras coisas, que é no fundo o que a Roomba nos oferece, tempo, aliado a limpeza.

E apesar de ser a gama inicial E ter um custo de 349.99€, é uma ótima forma para começarem a explorar este segmento de limpeza hi-tech, claro que as necessidades de cada um irão variar, mas para o meu modesto T1 minimalista, um equipamento como o Roomba 676 é perfeito.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉


Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link