Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo

Os Huawei Freebuds 4 são os novos fones de ouvido True Wireless da Huawei. Eles são, essencialmente, a evolução das ofertas anteriores da fabricante chinesa que têm como destaque cancelamento de ruído ativo dinâmico.

Os Huawei FreeBuds 3 são excelentes fones de ouvido. Fizemos a nossa análise em novembro de 2019, e uso-os esporadicamente desde então. Eles têm tido um ótimo desempenho desde o primeiro dia, e até conseguiram suportar algumas quedas mais ou menos aparatosas. Dito isso, os fones de ouvido FreeBuds 4 estão aqui para suceder aos FreeBuds 3.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 1

Alguns dos utilizadores podem não gostar deste design de orelha aberta sem pontas de silicone, mas pessoalmente gosto deste tipo de fones de ouvido. Posso continuar a falar com as pessoas com os fones nos ouvidos sem problemas, o que não é o caso com fones de ouvido selados, a menos que estejam ligados e usem o modo "transparência" através dos seus  microfones.

Os Huawei Freebuds 4 são os novos fones de ouyvido True Wireless da Huawei. Eles são, essencialmente, a evolução das ofertas anteriores da fabricante chinesa que têm como destaque cancelamento de ruído ativo dinâmico.

"Ah e tal são iguais aos AirPods Pro" ??

"Ah e tal são iguais aos AirPods Pro", nem por isso. Os Apple Airpods Pro são fones de ouvido com pontas de borracha que bloqueiam o canal auditivo. Os Huawei Freebuds 4 foram projetados para permitir que não se perca o contacto com o mundo externo.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 2

Antes de aprofundarmos esta análise , temos que adiantar que os Huawei Freebuds 4 estão entre os melhores fones de ouvido deste estilo. No entanto, a vida útil da bateria em utilização real é de cerca de 2,5 horas e podem conseguir um som mais envolvente com fones de ouvido que bloqueiem fisicamente o ruído externo, como os Freebuds Pro da Huawei.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 3

Os Huawei Freebuds 4 custam 169,99€ (versão com carregamento com fios) e o objetivo aqui é roubar quota de mercado à Apple. pois os seus AirPods custam sensivelmente o mesmo e não têm cancelamento de ruído ativo.

A Huawei fez um trabalho de qualidade com os Freebuds 4, e nenhum comprador irá ficar desiludido, desde que saiba o que esperar.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 4

Design Freebuds 4

À primeira vista, não mudou muito em comparação com os Freebuds 3. No entanto, existem algumas diferenças.
Vamos começar pelo facto de que os Freebuds 4 são um pouco menores e mais leves que os seus predecessores. E a base de carregamento também é um pouco mais compacta.

 

Algo que salta á vista de imediato é o quanto os Huawei Freebuds 4 são semelhantes em Design aos Apple AirPods originais. São fones de ouvido de plástico branco (a unidade que recebemos) e com aquele pequeno caule que fica pendurado abaixo dos orifícios das orelhas.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 5

Mesmo cinco anos depois dos primeiros fones de ouvido com este Design, este estilo mantêm-se atual, gostávamos de ver inovações em Design, mas reconhecemos que neste tipo de produto as opções são limitadas.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 6

A qualidade de construção é excelente e diferenciam-se um pouco dos Apple AirPods com uma capa de carregamento muito mais redonda. A capa de carregamento com carga a 100% permite quatro carregamentos adicionais.

Como acontece com a maioria dos fones de ouvido como este, ficam na entrada da orelha em vez de se encaixarem nos canais auditivos como rolhas, pode parecer que os Huawei Freebuds 4 vão cair a qualquer momento. Nós usámos os Freebuds 4 em treinos e tudo correu bem. Os fones assentam bem , e no nosso caso, ficaram fixos na orelha. Eles não caem.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 7

Os Freebuds 4 pesam apenas 4g por peça. Os Freebuds 4 têm certificação IPX4 resistente à água, o que é bom o suficiente para correr e treinar, sem ter receio que o suor danifique os nossos fones de ouvido.

Façam o Download AI Life da AppGallery

Para aproveitar as vantagens do controlo por gestos, é preciso instalar o aplicativo AI Life. Agora, a questão é que esse aplicativo está disponível na Play Store e eu uso com os meus FreeBuds 3. No entanto,  não conseguiu encontrar os FreeBuds 4. Terão que fazer o Download da app store da Huawei e instalar o AI Life.  O aplicativo também mostra o status da bateria de cada fone de ouvido e do estojo de carregamento.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 8

 

Ergonomia Freebuds 4

Descobrimos que é possível usar os Freebuds 4 por horas, sem problemas. Nenhum desconforto significativo. É importante referir que, devido ao seu Design, fones de ouvido como os Huawei Freebuds 4 não bloqueiam todos os sons eteriores. Por não terem borrachas, há sempre uma abertura que permite que o ruído exterior entre. Não é uma boa ideia aumentar o volume para compensar pois vão perder qualidade de aúdio.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 9

A Huawei tentou resolver isso com o cancelamento de ruído ativo. A maioria dos fones de ouvido ANC cria um ambiente controlado onde o ruído externo é reduzido por uma barreira física, mas por outro lado isola-nos do mundo exterior.

Já no caso do Driver, a Huawei “incluiu”; Um driver LCP de 14,3 mm, que oferece reprodução de som multifacetada com uma faixa de alta frequência de até 40 kilohertz. E isso mesmo em volumes baixos. O motor de graves garante graves equilibrados e profundos.

Relacionado:  Nothing de Carl Pei lançará os seus primeiros fones de ouvido sem fio a 27 de julho

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 10

Claro, também há controlo por gestos. Tocar ou bater nos Freebuds 4 ou a passar o dedo sobre eles, para realizar várias ações como reproduzir / parar, saltar faixa, cancelamento de ruído ou controlo de volume.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 11

Há também o reconhecimento de utilização, que pessoalmente considero muito prático na vida quotidiana. Porque assim que tiro um ou ambos os fones de ouvido, a reprodução para automaticamente. Quando os coloco de volta, eles retomam exatamente no mesmo ponto. E sim, podem usar só um fone de ouvido, se quiserem.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 12

Cancelamento de ruído dinâmico e inteligente nos Freebuds 4

A Huawei procurou compensar isso com software inteligente e microfones adicionais que calculam efetivamente a percentagem de ruído que está realmente a entrar no ouvido. Funciona, mas não é perfeito. O cancelamento de ruído dos Huawei Freebuds 4 reduz um pouco o ruído externo na frequência médio-baixa e baixa que normalmente afeta a nossa experiência.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 13

Quando ligamos o ANC os graves parecem aumentar em linha com o nível do som externo. Isso ajuda a suavizar e preencher o som, dando-lhe um pouco mais de potência.

Em ambientes fechados, onde os Huawei Freebuds 4 não precisam de se esforçar para soar bem há uma tonalidade agradável nos médios superiores em volumes mais baixos. Mas, ao aumentar o volume e o ruído externo perdemos alguma desta qualidade.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 14

Ainda assim, sugerimos o uso do ANC em ambientes internos, pois o som fica um pouco mais intenso com ele ligado.

Nota: Quando estiverem a fazer ou receber chamadas, desliguem o ANC. Este modo faz com que o interlocutor oiça algumas frequências que não é suposto e vai atrapalhar a comunicação.

Autonomia e bateria Freebuds 4

A vida útil da bateria é modesta no modo ANC. A Huawei afirma que duram 2,5 horas. Nos nossos testes o Freebuds esquerdo morreu após duas horas e 30 minutos, o direito 6 minutos depois. A duração da bateria é melhor com ANC desligado, e sobe para cerca de quatro horas.

Análise Huawei Freebuds 4 - ANC dinâmico a um preço competitivo 15

No que diz respeito ao carregamento, só temos carregamento com fio. A Huawei diz que terá uma versão com uma capa de carregamento sem fio em breve, mas não é essa variante que estamos a analisar. Tivemos que usar a porta Type-C na parte inferior, o que, verdade seja dita, foi um pouco decepcionante, mas pelo menos carregam muito rápido. Vão poder carregá-los até 100 por cento (de 0%) em apenas 30 minutos.

Outras características Huawei Freebuds 4

Os Huawei Freebuds 4 têm um sensor que pausa a música quando o utilizador remove um fone de ouvido. E os fones de ouvido têm pequenas áreas sensíveis ao toque nas hastes que permitem alternar o ANC e permitem que controlemos a reprodução. Não tivemos problemas a utilizar estes controlos.

Conclusão

Os FreeBuds 4 da Huawei têm características incríveis no papel, mas, na realidade, não correspondem totalmente às expectativas. O cancelamento de ruído é mediano, a qualidade do áudio poderia ser muito melhor e o design carece de imaginação. A duração da bateria também é bastante mediana, e alguns rivais oferecem um uso muito mais prolongado com uma única carga.

Nem tudo são más notícias, os Freebuds são confortáveis ​​nos ouvidos e a capa tem um acabamento premium. O preço de169,99€  também é muito competitivo, há a aplicação AI Life que é excelente e a conexão é fácil tanto para Android como iPhone. Mas, este é um mercado altamente competitivo e com tantos outros Buds para escolher que oferecem melhor som, preço mais barato ou maior duração da bateria, é difícil recomendar os FreeBuds 4.

 

76%
ANC Dinâmico e mais

Huawei Freebuds 4

A qualidade de construção é excelente e diferenciam-se um pouco dos Apple AirPods com uma capa de carregamento muito mais redonda. A capa de carregamento com carga a 100% permite quatro carregamentos adicionais.

Como acontece com a maioria dos fones de ouvido como este, ficam na entrada da orelha em vez de se encaixarem nos canais auditivos como rolhas, pode parecer que os Huawei Freebuds 4 vão cair a qualquer momento. Nós usámos os Freebuds 4 em treinos e tudo correu bem. Os fones assentam bem , e no nosso caso, ficaram fixos na orelha. Eles não caem.

  • Design
  • Autonomia
  • Qualidade de Som
  • ANC
  • Software

A vida útil da bateria é modesta no modo ANC. A Huawei afirma que duram 2,5 horas. Nos nossos testes o Freebuds esquerdo morreu após duas horas e 30 minutos, o direito 6 minutos depois. A duração da bateria é melhor com ANC desligado, e sobe para cerca de quatro horas.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!