Android Geek
O maior site de Android em Português

ZEISS cresce 9% e atinge 5,8 mil milhões de euros

o volume de negócios aumentou 9%, para 5,817 mil milhões de euros (ano anterior: 5,348 mil milhões de euros), sendo que, com ajustes cambiais, os negócios aumentaram 12%.

O Grupo ZEISS continua a sua trajetória de crescimento. No ano fiscal de 2017/18 (encerrado a 30 de Setembro de 2018), a empresa alcançou um volume de negócios e lucros recordes: o volume de negócios aumentou 9%, para 5,817 mil milhões de euros (ano anterior: 5,348 mil milhões de euros), sendo que, com ajustes cambiais, os negócios aumentaram 12%. Com estes ganhos, foi possível compensar totalmente os efeitos cambiais desfavoráveis. Os resultados antes de juros e impostos (EBIT) foram ligeiramente superiores ao do ano anterior (772milhões de euros vs 770 milhões de euros no ano transato), resultando num EBIT de 13% vs volume de negócios. As encomendas, por seu turno, aumentaram 7%, totalizando 6,046 mil milhões de euros.

 

  • Todos os segmentos de negócio e regiões contribuíram para o resultado positivo
  • Tecnologia de Fabrico de Semicondutores e Tecnologia Médica impulsionaram o crescimento
  • Excluindo efeitos cambiais, o volume de negócios cresce 12%
  • Investimento em I&D aumentou 16%

 ZEISS cresce 9% e atinge 5,8 mil milhões de euros 1

"Todos os segmentos e regiões da ZEISS contribuíram para este excelente resultado. Os nossos produtos inovadores para a indústria de semicondutores e tecnologia médica, em particular, garantiram uma dinâmica de crescimento significativamente maior e acima do mercado", afirma Michael Kaschke, Presidente e CEO da ZEISS. "Temos um portfólio forte e preparado para o futuro e impressionamos os nossos clientes com as principais soluções de alta tecnologia, uma oferta abrangente de serviços e uma marca forte".

 

Todos os quatro segmentos tiveram contribuições positivas para os ganhos do Grupo ZEISS, mas a dinâmica de desenvolvimento variou: o segmento de Qualidade & Pesquisa Industrial, que consiste em soluções de metrologia e microscopia, continuou a beneficiar das encomendas estáveis de tecnologia de medição no setor automóvel. Isso, por sua vez, compensou o desenvolvimento mais fraco no negócio de microscopia. Apesar dos consideráveis efeitos cambiais negativos, o segmento de Tecnologia Médica provou ser o impulsionador do crescimento nos negócios directos e, graças às inovações de produto, manteve-se contra a forte concorrência dos EUA e do Japão. O segmento de Mercados de Consumo, que consiste nas unidades de negócios estratégicas “Vision Care” e “Consumer Products”, cresceu a uma taxa acima do mercado em quase todos os mercados com lentes oftálmicas ZEISS - especialmente na China, Brasil e outras economias emergentes, mas também na Europa. O negócio de lentes de câmaras fotográficas, no entanto, não atingiu as expectativas devido às amplas tendências negativas do mercado de fotografia. Os investimentos significativos em investigação e tecnologia e no aumento da capacidade de produção permitiram que o segmento de Tecnologia de Fabrico de Semicondutores atingisse um forte crescimento, superior a 25%.

 

Indicadores chave 

Em 2017/18, o Grupo ZEISS gerou aproximadamente 90% do seu volume de negócios fora da Alemanha. Mais uma vez, as economias dinâmicas em desenvolvimento na região Ásia Pacífico, em particular, contribuíram para esse desenvolvimento positivo. Os negócios diretos na China cresceram 21%, superando a Alemanha como o segundo maior mercado de vendas da empresa, a seguir aos EUA. A ZEISS conseguiu assim continuar a crescer na região EMEA com um aumento de 4% na receita. Com um crescimento de 5%, a empresa atingiu novamente ganhos positivos na região americana.

 

O aumento de 16% nas despesas em Investigação & Desenvolvimento é um indicador particularmente forte da estratégia de investimento da empresa: no ano fiscal de 2017/18, estas totalizaram 642 milhões de euros (2016/17: 552 milhões de euros). Durante o período em análise, os investimentos em ativos fixos tangíveis aumentaram significativamente para 244 milhões de euros (2016/17: 183 milhões de euros), em comparação com depreciações que totalizaram 164 milhões de euros (2016/17: 160 milhões de euros). "A nossa estratégia de investimento estratégico focada na continuidade é a base para o crescimento futuro do Grupo ZEISS", diz Christian Müller, CFO e Membro do Conselho Executivo desde 1 de Outubro de 2018. "Não estamos apenas a investir em tecnologia e na infraestrutura das nossas instalações em todo o mundo, mas também estamos a aumentar progressivamente a nossa presença em novos centros de alta tecnologia e inovação digital em Karlsruhe, Munique e Xangai. "

 

As aquisições concluídas durante o exercício fiscal anterior incluíram a Bosello High Technology, uma fornecedora de soluções para sistemas de raio-x industriais, e a Guardus, uma fornecedora de software para análise e controlo de produção. Em Outubro de 2018, a ZEISS anunciou que havia comprado a IanTECH, especializada em cirurgia de cataratas com micro-intervenção. "Fizemos aquisições direcionadas em soluções altamente inovadoras e de empresas que atingirão todo o seu potencial como parte do nosso portfólio", diz Kaschke, explicando a estratégia de fusões e aquisições.

 

A 30 de Setembro de 2018, a situação líquida ascendia a 2.120 milhões de euros, mais 134 milhões de euros do que no final do exercício de 2016/17. Esta liquidez garante flexibilidade suficiente para aquisições e investimentos estratégicos.

O free cash flow ascendeu a 752 milhões de euros (2016/17: 658 milhões de euros). A situação líquida subiu 10% para 3,763 milhões de euros (30 de Setembro de 2017: 3,429 milhões).

 

Por seu lado, será apresentada na Assembleia Geral Anual da Carl Zeiss AG uma proposta para pagar um dividendo de 54,3 milhões de euros à Fundação Carl Zeiss, único acionista da empresa Carl Zeiss AG. Fundada em 1889, não é apenas uma das fundações privadas mais antigas da Alemanha, mas também uma das maiores fundações comprometidas com a promoção da ciência.

 

Já o número de funcionários do grupo em todo o mundo aumentou 9%. Devido aos requisitos de recursos humanos no sector de Tecnologia de Fabrico de Semicondutores, o aumento de colaboradores ocorreu principalmente na Alemanha, com mais de 700 novos funcionários contratados. Em 30 de Setembro de 2018, a ZEISS contava com uma força de trabalho global de cerca de 30.000 funcionários.

 

"O desenvolvimento positivo no ano fiscal de 2017/18 confirma que estamos no caminho certo com a nossa estratégia empresarial, a ZEISS Agenda 2020. Esta agenda concentra-se no sucesso dos nossos clientes, bem como em inovações que moldam o mercado, investimentos e melhoria de nossa competitividade", diz Kaschke, resumindo o ano fiscal.

 

Perspectiva: "A nossa meta está focada em alcançar um de volume de negócios de 6 mil milhões de Euros"

 

Actualmente, o crescimento económico está a desacelerar nas economias desenvolvidas e emergentes, enquanto as barreiras comerciais aumentam os riscos do comércio global. Com a sua estratégia empresarial, a ZEISS está bem preparada para responder a esses acontecimentos e continuar a garantir a trajectória de crescimento da empresa: "Mesmo que, à luz da previsão económica, o impulso nos segmentos e regiões varie, prevemos um crescimento orgânico continuado em geral com uma margem de EBIT estável. Com o nosso foco consistente em inovações, investimentos e expansão, temos a nossa visão focada na meta de alcançar um de volume de negócios de 6 mil milhões de Euros ", diz Kaschke, já de olhos postos no ano fiscal de 2018/19. "Os impulsionadores do crescimento são as soluções de alta tecnologia da empresa, que desempenharão um papel importante em todas as principais tendências futuras - da digitalização e da produção inteligente aos cuidados de saúde, numa uma sociedade que está cada vez mais envelhecida".

 

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link