Xiaomi 12 evolução de Performance: CPU, GPU, ISP, AI e conectividade

O processador Snapdragon 8 Gen1 apresentou apenas pontuações teóricas e o desempenho real do terminal é desconhecido. Quanto foi melhorado o desempenho da CPU e GPU?

O processador Snapdragon 8 Gen1 apresentou apenas pontuações teóricas e o desempenho real do terminal é desconhecido. Quanto foi melhorado o desempenho da CPU e GPU?

A série Xiaomi 12 foi confirmada para um lançamento a 28 de Dezembro, incluindo Xiaomi 12, Xiaomi Pro 12. Ambos os modelos serão equipados com o processador Snapdragon 8 Gen1. O processador Snapdragon 8 Gen1 apresentou apenas pontuações teóricas e o desempenho real do terminal é desconhecido.

  • Quanto foi melhorado o desempenho da CPU e GPU?
  • Como funciona o consumo de energia?
  • Arquitetura, conectividade, imagem, mecanismo de IA, jogos, que tipo de actualizações existem?

Hoje, a Xiaomi anunciou oficialmente pela primeira vez um teste real de desempenho do Xiaomi 12. Na última década, trazer a tecnologia mais recente e mais apelativa para os utilizadores tem sido a missão dos FlagShip da Xiaomi e isso faz parte do seu DNA.

Isto, claro, inclui trazer a plataforma mais recente, mais rápida, e mais poderosa aos utilizadores todos os anos. O forte desempenho também tem sido uma marca registrada da Xiaomi.

A série Xiaomi 12, está equipada com o mais recente e mais poderoso processador da plataforma Android- a nova plataforma móvel Snapdragon 8 Gen1. O novo Snapdragon 8 Gen1 mudou muito, não apenas usa o processo líder mundial de 4nm, mas também o novo conjunto de instruções Armv9, o desempenho da GPU Adreno da nova geração foi também melhorado.

Além do mecanismo de IA de nova geração e do primeiro sistema de imagem de 18 bits da Qualcomm projetado para smartphones, desempenho rápido e poderoso e recursos de IA inteligentes e poderosos, tudo concentrado num Chipset do tamanho de uma unha. A série Xiaomi 12 define uma nova geração de benchmarks de desempenho.

Inovação na arquitetura da CPU

O novo conjunto de instruções Armv9 define a próxima década. O Snapdragon 8 Gen1 apresenta o processo avançado 4nm da Samsung e o nível de processo avançado traz a contagem de transistores a um nível incrível. Ao mesmo tempo, o 8 Gen1 tem uma arquitetura de cluster triplo de CPU totalmente atualizada, com um aumento de 20% no desempenho da CPU e uma redução de 30% no consumo de energia.

Xiaomi 12 Performance Evolution

A mudança fundamental mais importante para a CPU é a adoção do novo conjunto de instruções Armv9, a primeira grande atualização para o conjunto de instruções Arm desde o lançamento do Armv8 em 2011, que permitiu que todo o ecossistema móvel mudasse rapidamente para 64 bits e foi fundamental na última década. O Armv9 traz uma nova extensão do conjunto de instruções SVE2, que permite que muitos dos algoritmos avançados escritos para grandes servidores e até mesmo supercomputadores rodem em plataformas móveis como smartphones.

Xiaomi 12 Performance Evolution

A atualização arquitetônica com base no novo conjunto de instruções dá a todos os núcleos do Snapdragon 8 Gen1 uma nova vida. A Xiaomi Labs usou SPECint2006 para testes do mundo real, e o Cortex X1 Super Large Core foi atualizado para Cortex X2, com um aumento de 16% no desempenho de pico. O aumento no desempenho do Super Large Core permite que a série Xiaomi 12 seja muito mais rápida na inicialização de aplicações, bem como jogos de alta carga e outros cenários que requerem alto desempenho.

Xiaomi 12 Performance Evolution

O super core X2 não só tem desempenho de pico mais alto, mas também tem uma taxa de consumo de energia otimizada, que é melhor do que o super core X1 no Snapdragon 888 sob carga média a alta.

Xiaomi 12 Performance Evolution

O núcleo A78 no Snapdragon 888 foi atualizado para o núcleo A710 com um aumento de 11% no desempenho e uma taxa de consumo de energia melhorada, permitindo um melhor desempenho geral do que o núcleo A78 do ano passado e uma passadeira vermelha para cenários de alta carga, como jogos 3D . A parte mais surpreendente é a atualização dos pequenos núcleos. O novo Snapdragon 8 Gen1 atualiza os núcleos A55 que foram usados ​​por vários anos para os novos núcleos A510, com um aumento de desempenho de 34%.

Xiaomi 12 Performance Evolution

O desempenho dos pequenos núcleos disparou, e torna o desempenho do núcleo pequeno 8 Gen1 próximo ao núcleo A73 do Xiaomi 6.

Desempenho da GPU disparou

O desempenho da GPU disparou 52%, o artefato de jogo mais forte da Qualcomm até ao momento perante jogos 3D cada vez mais exigentes, o Snapdragon 8 Gen1 também está bem preparado. O novo aumento de desempenho da GPU Adreno pode ser descrito como brutal. A Qualcomm sempre teve um forte desempenho em GPUs para plataformas móveis, mas desta vez vemos um salto em desempenho.

Xiaomi 12 Performance Evolution

A GPU no 8 Gen1 foi renomeada para “Nova Geração Adreno GPU” em vez da convenção de nomenclatura tradicional de três dígitos e, como a CPU, toda a arquitetura da GPU foi atualizada. Em termos de desempenho, a GPU Snapdragon 8 Gen1 é 30% mais rápida do que a geração anterior Snapdragon 888 Adreno660 em termos de velocidade de imagem construída digitalmente de gráficos, consumo de energia 25% menor para o mesmo desempenho e desempenho de imagem construída digitalmente Vulkan até 60% superior. Combinado com VRS com melhorias e tecnologia Snapdragon Elite Gaming, a próxima geração Adreno GPU conquistou o trono como o desempenho de jogo mais poderoso na história do Chipset Android.

Xiaomi 12 Performance Evolution

De acordo com os mais recentes testes de desempenho do Xiaomi Labs, nos cenários offscreen Manhattan 3.0 do GFXbench, o cenário Aztec Ruins e o cenário Wild Life do 3DMark, o Xiaomi 12 series está significativamente antes modelos Snapdragon 888 da geração anterior em vários cenários, com o Manhattan 3.0 que melhora em até 52%.

Xiaomi 12 Performance Evolution

A GPU Snapdragon 8 Gen1 também tem uma melhor relação de consumo de energia, com um consumo de energia significativamente menor do que o Snapdragon 888, tornando-o mais confortável em jogos de carga leve. A nova geração de GPU Adreno também oferece recursos gráficos mais avançados para a série Xiaomi 12. O recurso Variable Rate Shading (VRS) compatível com os modelos Snapdragon 888 foi atualizado para VSR Pro no Snapdragon 8 Gen1. O novo recurso VRS Pro refina a programação de recursos gráficos e permite a imagem VRS mais refinada de locais específicos no ecrã com base na cena real, reduzindo ainda mais o impacto no ecrã e que melhora o desempenho. O Snapdragon 8 Gen1 também apresenta a tecnologia de motor de movimento Adreno, que pode calcular o complemento de quadros de quadros anteriores, permite gráficos de movimento mais suaves em jogos, mantendo um desempenho de baixo consumo de energia. A nova tecnologia Snapdragon Elite Gaming adiciona tecnologia de imagem construída digitalmente estereoscópica para tornar os efeitos especiais, como nuvens e fumaça, mais realistas

Vai gostar de saber:  Xiaomi 12 e 12 Pro suportam aplicações de 64 bits. Basta ativar!

Motor AI de sétima geração com aumento de desempenho 4X

Xiaomi 12 Performance Evolution

O Snapdragon 8 Gen1 integra a mais recente tecnologia de motor AI de 7ª geração da Qualcomm, que duplica o desempenho e a memória do novo processador Hexagon. Além disso, o desempenho do software foi dobrado para os modelos Snapdragon 888. Isso dá ao Snapdragon 8 Gen1 um desempenho do motor AI até 4x melhor do que antes.

Xiaomi 12 Performance Evolution

Nos testes Inceptionv3, Mobilent_v2, Resnet50 e VDSR, o Snapdragon 8 Gen1 conseguiu mais do que o dobro e até quatro vezes o desempenho. A Qualcomm também adicionou um novo subsistema AI de baixa potência ao módulo de hub do sensor do novo Snapdragon 8, onde se inclui processadores AI, DSPs, memória e outros módulos para permitir o processamento de baixa potência de voz, conectividade do sensor e outros cenários. O Snapdragon 8 Gen1 também inclui um novo ISP de baixo consumo sempre ligado que conecta à câmara externa, permite que a câmara esteja sempre ligada. Combinado com a câmara frontal, ele traz mais privacidade e recursos de segurança, como ocultar informações confidenciais imediatamente se alguém estiver a olhar quando uma notificação de nova mensagem chegar. No geral, o módulo do hub do sensor oferece uma melhoria de desempenho de 75 por cento ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia em 50 por cento.

Primeiro sistema de imagem de 18 bits da Qualcomm

O primeiro sistema de imagem de 18 bits da Qualcomm para smartphones, com 4096 vezes mais poder de amostragem o Snapdragon 8 Gen1 também traz uma grande melhoria nas capacidades de imagem. O novo Spectra ISP é um projeto de ISP de três vias capaz de processar até 18 bits de dados, um aumento de até 4096x em relação aos 14 bits da geração anterior. É também o primeiro sistema de imagem de 18 bits da Qualcomm projetado para smartphones.

Xiaomi 12 Performance Evolution

A amostragem de dados de 18 bits oferece um desempenho de faixa dinâmica mais alto, permite que os utilizadores vejam mais detalhes nas áreas mais escuras do que com dados de 14 bits, preservando os detalhes de realce. O pipeline de processamento de 18 bits também permite melhor desempenho de 10 bits, controlando a exposição de áreas escuras e claras separadamente em 10 bits, resultando numa foto mais bonita e surpreendente. O ISP de três vias também oferece um aumento significativo na taxa de transferência, capaz de processar 32 triliões de pixels por segundo, um salto significativo em relação à geração anterior. O Snapdragon 8 Gen1 agora é capaz de processar 100 milhões de pixels a 30 quadros por segundo com uma única câmara e 36 milhões de pixels a 30 quadros por segundo com todas as três câmaras ligadas.

Xiaomi 12 Performance Evolution

Para melhorar o desempenho em condições de pouca luz, o sistema ISP também suporta o Mega Multi-Frame Engine, que pode capturar até 30 quadros e amostrá-los para empilhamento, resultando em fotos mais claras e brilhantes. Para efeito de comparação, a geração anterior Snapdragon 888 suportava apenas 6 frames, uma melhoria de 5x. A nova geração do Spectra ISP também usa mais recursos de IA desta vez, com capacidade de reconhecimento de face de IA atualizado de 115 pontos no Snapdragon 888 para 300 pontos e velocidade de reconhecimento reduzida de 24 ms para 6 ms, uma melhoria de até 300%. Para vídeo, a nova geração do Spectra ISP pode suportar até 8K HDR padrão, o consumo de energia do ISP é significativamente reduzido em 50% ao fotografar cenas HDR, e a grande largura de banda suporta a gravação de vídeo de 8K ao tirar fotos de até 64 megapixels . O poderoso desempenho do ISP e os recursos do Snapdragon 8 Gen1 fornecem o palco ideal para os telefones Flagships brilharem, e a nova série Xiaomi 12 trará uma evolução sem precedentes na geração de imagens.

Snapdragon X65, o modem 5G de quarta geração

Snapdragon X65, o modem 5G de quarta geração, atinge velocidades de 10 Gigabit pela primeira vez. O Snapdragon 8 Gen1, a solução de plataforma 5G líder mundial, está equipado com o modem 5G de quarta geração X65, que pela primeira vez aumenta as velocidades de downlink para 10 Gbps ou 10 Gigabit como normalmente as entendemos. O X65 Também suporta até 3,5 Gbps no lado do uplink. Além disso, o Snapdragon X65 é o primeiro modem e sistema RF compatível com a especificação 3GPP Release 16. Também possui uma arquitetura escalável que pode ser customizada e expandida para cada segmento de mercado em todo o mundo. A liderança da Qualcomm em comunicações também ajuda a nova geração da série Xiaomi 12 a estabelecer novos máximos em velocidade multidimensional, com desempenho geral mais rápido e estável.

Resumo

O Snapdragon 8 Gen1 não é apenas um novo esquema de nomenclatura, mas uma revolução por dentro e por fora, com saltos e novos máximos em CPU e GPU, ISP, IA e conectividade. Essa plataforma versátil e poderosa irá tornar-se o coração da série 12 da Xiaomi. Com o poderoso desempenho da plataforma como base, com a estratégia de ajuste meticulosa e profissional da Xiaomi, o Xiaomi 12 não só será mais rápido desta vez, mas também terá um desempenho “rápido e estável”. Quanto ao desempenho, a Xiaomi terá mais surpresas para partilhar no evento de lançamento, portanto, fiquem atentos.

Fonte

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!