Samsung irá substituir o Android pelo Fuchsia OS dentro de alguns anos

Hoje, o informador Dohyun Kim revela que a Samsung está a preparar-se para dizer adeus ao Android e substituí-lo pelo Fuchsia. Acrescenta que isto irá provavelmente levar alguns anos.

Em Maio, surgiram rumores de que a Samsung poderia adoptar o Fuchsia OS do Google no futuro. Na altura, não ficou claro se o gigante sul-coreano planeava utilizá-lo como sistema operativo para os seus smartphones ou para outro dispositivo inteligente, como televisões.

Hoje, o informador Dohyun Kim revela que a Samsung está a preparar-se para dizer adeus ao Android e substituí-lo pelo Fuchsia. Acrescenta que isto irá provavelmente levar alguns anos. O famoso Ice Universe corroborou o rumor.

Samsung irá substituir o Android pelo Fuchsia OS dentro de alguns anos 1

O Google tem vindo a trabalhar no sistema operativo de código aberto Fuchsia desde pelo menos 2016 e, em finais de Maio, a primeira geração de displays inteligente Nest Hub tornou-se o primeiro produto a receber uma atualização da plataforma. O SO destina-se a uma vasta gama de dispositivos e oferece muitas vantagens sobre o Android, tais como uma fácil distribuição que pode eliminar o fator de fragmentação do Android.

Google quer expandir o seu sistema operativo da próxima geração para outros formatos

De acordo com um relatório da Bloomberg de 2018, o Google tinha contemplado a migração de dispositivos Android e Chrome, incluindo smartphones Pixel, para Fuchsia. Nessa altura, o objetivo era fazer com que isso acontecesse nos próximos 5 anos. Em 2019, Hiroshi Lockheimer do Google indicou que a casa inteligente seria apenas o ponto de partida para a nova plataforma.

O envolvimento da Samsung no OS tornou-se claro quando começou a contribuir para o seu desenvolvimento há algum tempo atrás. Os planos da Google para expandir o sistema operativo para dispositivos mais inteligentes e outros fatores de forma tornaram-se evidentes quando começou a publicar listas de emprego há alguns meses atrás. Aparentemente, a empresa também criou uma equipa da Fuchsia Devices e está a preparar-se para levar o sistema operativo a dispositivos não-Google.

Esta é mais uma prova de que os telefones da Samsung poderão correr o Fuchsia OS no futuro. A Huawei estava também a considerar a adoção da plataforma. Foi noticiado em 2018 que a empresa chinesa estava a trabalhar para trazer o OS a um telefone de jogo. O seu sistema operativo interno, Harmony OS, é também baseado em microkernel, tal como o Fuchsia.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!