Android Geek
O maior site de Android em Português

Porque a Google adicionou navegação por gestos no Android Q

  A verdade é que a navegação por gestos é algo que tem vindo a ser implementado através de várias OEMS, e cada uma com a sua versão ou visão diferente.

Com o última versão beta do Android Q antes da versão oficial ser enviada aos fabricantes, a Google queria esclarecer, Porque razão adicionou o opção de gestos -swiping, à forma como navegamos na interface a nível do sistema, com uma publicação completa : "Navegação por gestos: Uma história de fundo". 

Android Q gestos navegação

A verdade é que a navegação por gestos é algo que tem vindo a ser implementado através de várias OEMS, e cada um com a sua versão ou visão diferente.

Claro que temos os gestos não personalizáveis, mais fluidos e simples da Apple que para muitos são a cereja no topo do bolo. Sem falar na Huawei, que usa um inovador slide lateral que substitui a opção de recuar,de forma a facilitar a vida aos utilizadores de dispositivos maiores, evitando aquela ginástica com os dedos, ou mesmo a OnePlus que com a sua vasta comunidade de programadores, já o tinha feito no seu OnePlus 6.

É claro que a Google, não deixou toda esta agitação e interesse passar despercebida aos utilizadores

Independentemente, das diferentes formas de implementação está mais que provado, que a navegação por gestos é uma navegação mais confortável ​​e ergonómica. Isto ganha mais expressão com a tendência dos ecrãs a crescerem mais nos telefones, e neste momento já ultrapassarem as 6 polegadas.

Ao mudar o sistema de navegação para um modelo à base de gestos, a Google pode desta forma oferecer mais ecrã para o que mais interessa, as aplicações. Uma experiência mais imersiva de utilização para os consumidores

E claro, não fosse a Google a empresa que é, foram apresentados os números que justificam os testes por trás da opção de adicionar a navegação por gestos em substituição da faixa usual dos três botões. 

Os engenheiros da Google concluíram que "os gestos podem ser uma maneira mais rápida, mais natural e ergonómica de navegar no telefone e os são mais intuitivos do que os botões de software".

A Google publicou os seguintes gráficos e tabelas de  forma a ilustrar por que os gestos são uma ideia melhor do que os botões virtuais ou físicos. 

Porque a Google adicionou navegação por gestos no Android Q 1

Em primeiro lugar, no mapa de calor podemos  ver a acessibilidade dos polegares esquerdo e direito quando o utilizador está a segurar um telefone de ecrã grande com uma mão.

Os engenheiros do Google apresentam também os gráficos que mostram que é isso que os utilizadores preferem.

Google correu os números e os gestos de navegação ganham para o Android Q

Porque a Google adicionou navegação por gestos no Android Q 2

Eis o que a Google tem a dizer sobre isso:

Nunca foi o nosso objetivo alterar o comportamento dos utilizadores, tentamos de várias maneiras de forma permitir que os utilizadores diferenciem a forma de usar cada um dos gestos.

No entanto, todas as alternativas levaram os utilizadores a puxar a gaveta quando tentavam retroceder e a ter menos confiança na função de Recuar. Além das gavetas, os gestos são uma grande mudança e demoravam em média 1-3 dias para serem assimilados.

Em estudos qualitativos, descobrimos que após um período inicial de 1-3 dias, os utilizadores se tornavam hábeis e podiam consistentemente distinguir entre todos os gestos.

A maioria dos utilizadores não quer voltar para a navegação de 3 botões (embora isso continue a ser uma opção). Estiudos adicionais mostraram que há uma fase de adaptação clara para os utilizadores  se acostumarem a uma nova navegação do sistema no nosso modelo Q, descobrimos que o uso do botão Recuar diminui nos primeiros 1-3 dias. 

Talvez seja cedo para afirmar que a Google agiu de forma sensata ao investir tanta energia e esforço neste estudo, uma vez que grande parte dos telefones chineses, e os respectivos fabricantes já implementaram este método de navegação. Ou seja já não se trata bem de uma escolha , mas de uma funcionalidade que já se encontra massificada.

No fim do dia, temos que admitir que ficamos contentes com a implementação nativa dos gestos no ecossistema Android.

E vocês, gostam do método de navegação por gestos ?

 

 

Fonte

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais