Android Geek
O maior site de Android em Português

Como usar a aplicação Cerberus para localizar o smartphone e outras aplicações antifurto para Android

Já aqui falámos por diversas vezes sobre como localizar os nosos equipamentos Android em caso de furto ou perda. Existem algumas opções mais conhecidas que outras e algumas com mais funcionalidades que outras. Para além do Google Device Manager da Google, uma das mais clássicas e usadas ​​pelos utilizadores da plataforma móvel do Google é o Cerberus, uma aplicação criada em 2011 pela empresa LSDroid com sede em Milão, que se tornou uma das alternativas mais utilizadas na localização de dispositivos Android perdidos ou roubados.

Já aqui falámos por diversas vezes sobre como localizar os nosos equipamentos Android em caso de furto ou perda. Existem algumas opções mais conhecidas que outras e algumas com mais funcionalidades que outras.

Para além do Google Device Manager da Google, uma das mais clássicas e usadas ​​pelos utilizadores da plataforma móvel do Google é o Cerberus, uma aplicação criada em 2011 pela empresa LSDroid com sede em Milão, que se tornou uma das alternativas mais utilizadas na localização de dispositivos Android perdidos ou roubados.

Hoje, apesar do facto de o Google e alguns fabricantes de smartphones populares oferecerem as suas próprias ferramentas para os utilizadores encontrarem telefones roubados, o Cerberus continua a ser a opção preferida para milhões de utilizadores e hoje a aplicação já tem mais de 5.000.000 de instalações no Google Play.

Se ainda não começaram a usar uma aplicação anti-furto no seu smartphone Android, e querem ter certeza de que, conseguirão localizar o vosso equipamento Android em caso de furto ou perda, hoje explicamos como configurar e começar a usar o Cerberus no Android, além de identificarmos algumas alternativas à famosa aplicação.

Cerberus para Android: o que é e como funciona

 

Os criadores da ferramenta definem o produto como uma "Aplicação anti-roubo completa". E a verdade é que oferece praticamente todas as funções que qualquer utilizador pode precisar no caso de uma infeliz situação de perder o telefone ou ser vítima de um roubo. Primeiro que tudo, é necessário rever todas as suas características:

  • Possibilidade de localizar o smartphone perdido ou roubado no mapa.
  • Soar um alarme no telefone.
  • Bloqueie o acesso e apague todos os dados do telefone.
  • Tire fotografias para tentar "caçar" o ladrão.
  • guarde uma cópia de backup dos dados
  • controlo remoto do smartphone, pela internet ou via SMS.
  • Alertas automáticos personalizados.

Mas mais do que o seu número de funções, o que realmente tornou a Cerberus famosa desde o seu lançamento há mais de cinco anos é a sua precisão e confiabilidade quando se trata de localizar smartphones ou tablets Android perdidos ou roubados. Para isso, a ferramenta oferece duas opções diferentes de operação.

Em primeiro lugar, o Cerberus pode trabalhar através da Internet. Esta opção estará disponível desde que o smartphone roubado permaneça ligado à rede. Por outro lado, se não houver conexão estabelecida, o Cerberus usará mensagens SMS -Quem disse que estavam obsoletas? - O Cerberus é ainda capaz de triangular a posição do telefone e apontá-la no mapa.

Localize o seu smartphone roubado com Cerberus para Android

Já vimos como o Cerberus funciona e todos os recursos que oferece, é hora de ver como configurar a aplicação e, se necessário, como localizar o dispositivo móvel perdido ou roubado passo a passo. Basta abrir a aplicação pela primeira vez, será necessário conceder várias permissões que a aplicação requer para executar sua função, além de criar uma conta - ou fazer login numa já existente - que será usada para rastrear o telefone mais tarde.

Quando as permissões necessárias foram aceites e a sessão for iniciada na aplicação, o Cerberus está agora pronto para localizar o telefone ou tablet Android em questão em caso de perda. No entanto, antes de ver como fazer isso, vale a pena rever alguns dos recursos mais úteis da aplicação.

Cerberus no Android

Por exemplo, no ecrã inicial, encontramos a possibilidade de Fazer uma cópia de backup dos arquivos armazenados no seu telefone, no Dropbox ou no Google Drive, remotamente, caso o utilizador tenha perdido o telefone. Também é possível ativar a limpeza remota dos dados ou a possibilidade de excluir as informações armazenadas no cartão de memória - caso haja um.

Uma opção muito interessante é a possibilidade de proteger a aplicação contra uma possível tentativa de a desinstalar, para que quem rouba o smartphone ou o encontre na rua, não tenha a possibilidade de remover o Cerberus do dispositivo. Também é possível evitar que o menu de energia do telefone funcione no ecrã de bloqueio - embora, infelizmente, ainda seja possível desligá-lo pressionando e segurando o botão de energia do terminal por alguns segundos.

Agora está na hora de localizar o smartphone com o Cerberus. Em caso de perda ou roubo, o primeiro passo seria ir ao Site oficial da Cerberus, através de outro dispositivo Android, um iPad ou iPhone ou um computador. Uma vez lá dentro, na parte superior direita, a opção de "Iniciar sessão", devem digitar o nome de utilizador e password que escolhemos ao criar nossa conta Cerberus.

Mobile localizado com o Cerberus no Android

Através desta página, é possível observar a posição exata do dispositivo no mapa, como realizar uma série de acções, como bloqueá-lo, excluir os dados ou executar o backup mencionado anteriormente.

Quanto custa o Cerberus?

Cerberus para Android

Contudo, Cerberus não é uma aplicação gratuita. Embora qualquer um possa fazer o download e experimentar a aplicação por um tempo, basta instalar o Cerberus pela primeira vez  no nosso smartphone ou tablet Android. Veremos um aviso informando os dias de teste gratuito que ainda temos disponíveis. Uma vez terminado, o utilizador tem que fazer checkout ou, caso contrário, o Cerberus se tornará uma aplicação praticamente inútil. Hoje, sem levar em conta ofertas e descontos específicos, Estes são os preços dos diferentes planos oferecidos pela Cerberus:

  • 1 dispositivo: 5 euros por ano
  • Até 3 dispositivos: 14 euros por ano
  • Até 5 dispositivos: 22,50 euros por ano
  • Até 10 dispositivos: 42 euros por ano

As melhores alternativas para o Cerberus para Android

 

Se não estão  convencidos pela variedade de opções da Cerberus, ou simplesmente quer usar uma alternativa gratuita, o Google Play também existe outras aplicações anti-roubo que, embora na maioria dos casos eles não cheguem a ser tão completos quanto a aplicação LSDroid, eles podem funcionar tão bem no caso de perder o telefone. Estes são nossos escolhidos.

Android Device Manager (Find My Device)

O próprio Google em seu poder uma das opções mais versáteis no momento para localizar telefones smartphones roubados ou perdidos. A principal vantagem do Find My Device, é que nem sequer é necessário instalá-lo, já que será suficiente associar uma conta do Google ao telefone e, mais tarde, entrar no site da plataforma para localizá-lo, contanto que ele esteja ligado à Internet.

Google Find My Device
Google Find My Device
Developer: Google LLC
Price: Free
  • Google Find My Device Screenshot
  • Google Find My Device Screenshot
  • Google Find My Device Screenshot
  • Google Find My Device Screenshot

 

Samsung Find My Phone

Se têm um equipamento Samsung devem saber que a empresa da Coreia do Sul também tem uma ferramenta que permitirá localizar o telefone, se necessário. Esta opção estará disponível apenas se o utilizador tiver uma conta Samsung associada ao dispositivo em questão.

Como no caso da aplicação do Google, não será necessário instalar uma aplicação separada, no caso de perder o smartphone, o utilizador só precisa aceder a versão web da plataforma e fazer o login com a conta Samsung associada ao telefone para que seja possível localizá-lo.

PreyAnti-roubo

 

Se não têm um telefone Samsung, e não querem usar a ferramenta do Google e o que procuram é uma aplicação ao estilo da Cerberus, A Prey é uma das melhores opções que existem na loja de aplicações. É um aplicação anti-roubo que, como a Cerberus, oferece várias opções para manter o dispositivo sempre em funcionamento.

Uma das suas grandes vantagens em relação à principal aplicação deste artigo é o facto de que não é necessário pagar para poder localizar o smartphone em caso de roubo, pois a sua variante grátis oferece todas as opções básicas.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais