Android Geek
O maior site de Android em Português

TikTok tem um plano para salvar a cara nos EUA

Como o presidente Donald Trump disse que faria ontem à noite, todo o drama deu uma reviravolta. A Reuters noticia que o proprietário da aplicação, a empresa chineasa ByteDance, se ofereceu para alienar todas as operações da TikTok nos EUA.

Se acordaram esta manhã à espera de ouvir que a popular aplicação de vídeo em formato curto TikTok havia sido banida nos EUA. Como o presidente Donald Trump disse que faria ontem à noite, todo o drama deu uma reviravolta. A Reuters noticia que o proprietário da aplicação, a empresa chineasa ByteDance, se ofereceu para alienar todas as operações da TikTok nos EUA. Com mais de 2 mil milhões de instalações da App Store da Apple e da Google Play Store em todo o mundo, a aplicação permite que os criadores produzam vídeos com 15 ou 30 segundos de duração. O conteúdo típico inclui dança, brincadeiras e até protestos. A aplicação tem ajudado pré-adolescentes, adolescentes e até adultos a passar o tempo em que estão a ser forçados a estar confinados por causa da pandemia. O TikTok possui aproximadamente 80 milhões de utilizadores diários ativos nos EUA e tem uma avaliação estimada entre US $ 50 mil milhões e US $ 100 mil milhões.

O aplicativo de vídeo de formato curto TikTok pode valer US $ 50 bilhões - Você não vai acreditar quanto vale o TikTok

A ByteDance alienará o TikTok e a unidade será administrada pela Microsoft nos EUA

A ByteDance originalmente esperava manter uma parte do TikTok nos EUA, mas dado que o governo dos EUA considera que muitas empresas chinesas como Huawei e ZTE são ameaças à segurança nacional por causa dos seus vínculos com o governo comunista chinês há aqui um grande problema. Como resultado, o último rumor pede que a ByteDance abdique totalmente das operações da TikTok nos EUA após a alienação; A Microsoft acabaria por gerir a aplicação nos EUA e ficaria encarregada de proteger todos os dados de utilizadores dos EUA.
Na sexta-feira, havia especulações de que a gigante do software sediada nos EUA iria comprar o TikTok. O presidente Trump rejeitou a ideia e disse: "Não somos um país de fusões e aquisições". O acordo com a Microsoft permite que outra empresa compre as operações americanas da aplicação, de acordo com a Reuters. A Casa Branca ainda não comentou se permitiria a alienação.

Outras empresas chinesas foram forçadas a alienar aplicações pelo governo dos EUA. Por exemplo, no início deste ano, o Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS) forçou a empresa chinesa de jogos Beijing Kunlun Tech Co Ltd e vender a aplicação de namoro Grindr por US $ 620 milhões. A CFIUS é a agência dos EUA que analisa as compras estrangeiras de empresas americanas em procura de riscos potenciais à segurança nacional. Quando a ByteDance comprou a aplicação de vídeo Musical.ly de Xangai em 2017 por US $ 1 mil milhões, relançou o projecto como TikTok, mas não teve a aprovação do CFIUS. Como resultado, o TikTok esteve sob investigação.
Ao mesmo tempo, o Instituto Peterson de Economia Internacional chamou a aplicação de "problema do tamanho da Huawei" para os EUA.
No mês passado, foi descoberto que um novo recurso do iOS 14 avisa os utilizadores quando uma aplicação está a aceder à área de transferência do seu iPhone. A lista de outras aplicações que acedem à área de transferência dos utilizadores inclui alguns de propriedade de empresas americanas, como AccuWeather, Google News e Overstock.

A General Manager da TikTok nos EUA, Vanessa Pappas, publicou uma mensagem para a comunidade TikTok na aplicação nesta manhã que não mencionou qualquer indício de uma proibição nos EUA. Ela disse: "Quero agradecer aos milhões de americanos que usam o TikTok todos os dias, e trazem a sua criatividade e alegria para as nossas vidas diárias. Ouvimos o vosso apoio e queremos agradecer. Estamos muito orgulhosos de todas as várias comunidades que chamam o TikTok do seu lar.

Também tenho orgulho dos nossos 1.500 funcionários dos EUA que trabalham nesta aplicação todos os dias e dos 10.000 empregos adicionais que estamos a criar neste país nos próximos três anos. Estou emocionada com o nosso US Creator Fund, onde acabamos de anunciar US $ 1 mil milhões para apoiar os nossos criadores e, quando falamos de segurança, estamos a tornar a aplicação mais segura porque sabemos que é a coisa certa a fazer. Por isso, agradecemos o apoio. Estamos aqui a longo prazo e continuamos a partilhar a vossa voz e vamos defender o TikTok ".

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais