Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média

Depois de já ter analisado anteriormente dispositivos da marca OPPO, posso garantir que são fáceis de usar ainda que o o ColorOS possa ter algumas áreas de melhoria e algo confuso para os padrões ocidentais. Mas está cada vez melhor.

A OPPO continua a sua missão de nos trazer produtos com bom hardware a preços de média gama. Depois de já ter analisado anteriormente dispositivos da marca OPPO, posso garantir que são fáceis de usar, ainda que , o ColorOS possa ter algumas áreas de melhoria e seja algo confuso para os padrões ocidentais. Mas está cada vez melhor.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 1                            Com a mais recente linha de produtos, da série A, a OPPO traz-nos um design de alta qualidade e especificações muito competitivas para o mercado de gama média e o A91 é um perfeito embaixador desta filosofia. Isto é algo que me interessa particularmente, pois marcas como a Samsung com a sua própria série A, mas também a Nokia, Xiaomi e companheiros Realme e Vivo, todos eles estão a "atacar" este segmento de mercado com todo o seu arsenal e portanto a fasquia está cada vez mais alta.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 2

Vamos dar uma vista de olhos no OPPO A91.

Design OPPO A91

Abrir a caixa foi uma experiência interessante, pois a embalagem lembra uma embalagem de iPhone, mas com a felicidade de ser na verdade um dispositivo Android. Ao segurar o OPPO A91 na mão pela primeira vez, fica evidente que se trata de um dispositivo sólido e talvez um pouco pesado, mas, apesar disso, é confortável de manusear com uma mão.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 3

Na superfície frontal do do OPPO A91 encontramos o seu ecrã FHD + AMOLED de 6,4 polegadas, que oferece uma resolução de 2400 × 1080 com densidade de 408 PPI e feito de Corning Gorilla Glass 5.

 

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 4

Há um entalhe em forma de gota no centro superior do ecrã que abriga o sensor frontal de 16MP que compõe a câmara frontal.

No lado direito, perto do centro, temos o botão de energia, na parte inferior do A91, temos as colunas bem posicionadas, mas apenas isso. As colunas são funcionais para chamadas em alta-voz, mas pouco mais.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 5

Além disso, temos a porta USB-C, versão 2.0, que permite carregamento rápido, graças ao VOOC Flash Charge 3.0 da OPPO com o carregador fornecido na embalagem. O VOOC 3.0 pode carregar esta bateria de 0% a 100% em cerca de uma hora.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 6

O carregamento VOOC Flash Charge 3.0 consegue carregar cerca de 50% em 30 minutos. Algo que já é quase uma raridade nos smartphones actuais e que vão encontrar no OPPO A91 é uma entrada de audo de 3.5mm, que será bem recebida por alguns utilizadores.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 7

No lado esquerdo, vão encontrar o botão de volume e, acima disso, a bandeja combinada de cartões SIM e MicroSD. Os três em simultâneo.

A parte traseira do OPPO A91 é feita de um polímero de plástico que recebeu um acabamento brilhante, quase semelhante ao vidro. Não se deixem enganar, pois, não é de vidro e é muito fácil de ficar marcado com impressões digitais ou manchas.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 25

É importante salientar que a OPPO fornece uma capa protetora clara na caixa. Não é nada de especial, mas é suficiente para proteger o telefone de arranhões e pequenas quedas até encontrarem uma capa que vos satisfaça esteticamente.

Hardware OPPO A91

A comandar as operações no OPPO A91, está um chipset Octa-core Mediatek MT6771V Helio P70 que também inclui a GPU Mali-G72 MP3. Embora essa combinação não se possa gabar de resultados extraordinários, permite que o dispositivo funcione sem problemas, pelo menos nas aplicações que testei.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 26

Também há 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, que pode ser estendido para 128 GB via MicroSD e, pelo menos para mim que uso muito serviços em Cloud, estes 128GB são mais que suficientes.

Para além seste espaço para microSD temos espaço para o SIM principal e um segundo SIM.

Bateria OPPO A91

Em termos de bateria, o OPPO A91 vem com uma bateria não removível de 4025mAh, que foi capaz de me acompanhar durante todo o dia com usos moderado. Com um uso mais intensivo, baixa a cerca de 40-50% da vida útil da bateria a meio da tarde e aí deu muito jeito o carregador VOOC, que ajudou a aumentar a vida útil da bateria para 100% em meia hora.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 27

Outra coisa que a OPPO poderia ter incluído no OPPO A91 era o carregamento sem fio. Nos últimos anos assistimos a um renascimento do carregamento sem fio em dispositivos menos sofisticados, e há um bom número de dispositivos de gama média que começam a ser vendidos com esta funcionalidade, seria algo que eu gostaria de ver incluído. Mas temos que nos lembrar que as marcas têm que abdicar de funcionalidades para conseguir manter os preços competitivos e pelos vistos o carregamento sem fio foi o elo mais fraco nesta equação.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 28

Ecrã OPPO A91

O ecrã é bastante brilhante e as cores são nítidas, principalmente devido ao facto de ser um ecrã AMOLED. Mesmo em ambientes externos, o ecrã é absolutamente brilhante o suficiente e é capaz de ser um dos nossos aspectos preferidos neste terminal.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 29

Há também um sensor de impressão digital incluído por baixo do ecrã, como o que está disponível na linha S20 ou P40, e na verdade o funcionamento deste sensor biométrico do OPPO A91 é equivalente ao dos topos de gama Huawei e Samsung.

É claro que o A91 vem também com funcionalidades de reconhecimento facial para ajudar a desbloquear o ecrã de forma bastante rápida,pode até parecer mais rápido do que em equipamentos mais caros como o Huawei Mate 30 Pro, mas isto é porque não é o desbloqueio facial mais seguro, pois uma imagem 2D como uma foto deve também desbloquear o dispositivo. Os equipamentos que usam formas de reconhecimento facial com tecnologia mais avançada, são mais seguros, mais lentos a desbloquear e obviamente mais caros.

Câmaras OPPO A91

O OPPO A91 vem com um total de quatro câmaras traseiras, que incluem uma câmara principal de 48MP, definida como câmara grande angular de 119 graus, uma câmara ultra wide de 8MP, uma lente preto e branco de 2MP e uma lente de profundidade de 2MP.

Infelizmente, em cenários noturnos ou com pouca luz são onde estas câmaras têm mais dificuldade em fazer um bom trabalho. As fotos tiradas com pouca luz ou mesmo à noite parecem incluir um pouco de textura granulada e ruído.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 30

 

Em situações de boa iluminação, também descobri que as fotos produzidas tendem a parecer mais brilhantes que o normal.

Na parte da frente, o OPPO A91 vem com uma única câmara de 16MP que traz recursos de IA incorporados para garantir que as fotos de selfie sejam absolutamente de primeira qualidade.

Há uma variedade de recursos incluídos em todas as câmaras, onde se incluem Embelezamento, HDR, Panorama, Dazzle Colour (disponível apenas nos modos Foto e Retrato), Filtros, Modos de flash,  Night, Expert, Time-Lapse e Slow-Mo

 

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 31

 

Há também recursos semelhantes nos modos de foto e vídeo, como vários filtros de câmara e zoom de até 5 x, o que é bom, mas notamos uma perca de parte da cor. Lembramos ainda que temos estabilização de vídeo embutida.

No geral, as fotos tiradas com a câmara do OPPO A91 foram ótimas com o modo padrão, mas tentar usar o zoom 10X pode fazer com que os detalhes pareçam não tão nítidos, o que torna a utilização deste recurso um pouco inútil. No modo noturno, os detalhes das fotos são muito menos nítidos com um pouco de ruído, sinceramente, fiquei um pouco decepcionado com o resultado das fotos tiradas no modo nocturno.

Sistema operativo ColorOS 6

Como muitos outros dispositivos e tablets OPPO, o A91 corre o Android 9.0 (Pie) com a interface do utilizador do OPPO, ColorsOS versão 6.1. Para mim, o ColorOS está a tornar-se um pouco mais familiar, mas ainda tem um caminho a percorrer para ser comparado  com as melhores experiências para um utilizador do Android.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 32

Dito isto, achei a versão do ColorOS instalada no dispositivo interessante, e é uma grande melhoria em relação às gerações anteriores. A alternância entre aplicações é relativamente suave e a experiência geral é positiva. Além de que traz algumas aplicações interessantes pré-instaladas

As aplicações pré-instaladSs são:

  • Music Party, que permite que o utilizador use a aplicação e participe com outros utilizadores na criação de uma PlayList onde podem tocar e partilhar músicas das listas de reprodução selecionadas.
  • O Slow Loop é uma aplicação que permite editar os vídeos, cortá-los, adicionar filtros, legendas e músicas
  • O Game Space permite que o utilizador melhore a experiência de jogo ao aumentar a conectividade Wi-Fi para acompanhar o poder de processamento.

 

Conclusão OPPO A91

Com toda a honestidade, há muito do que gostar no OPPO A91, apesar de algumas das falhas que já enumerámos acima. A exclusão do carregamento sem fio, que ajuda a manter o preço baixo do dispositivo, é um pouco decepcionante, mas para um dispositivo de menos de 400€ não podíamos esperar milagres . No aspecto positivo temos um excelente carregamento rápido VOOC USB-C.

Análise OPPO A91 uma alternativa consistente na gama média 33

Devo dizer que o OPPO A91 oferece boas especificações a um preço atraente para ser considerado uma opção a ter em conta. Se estiverem à procura de um dispositivo de gama média, esta é mais uma entrada neste segmento que vale a pena analisar.

Gostámos do OPPO A91 , mas não nos impressionou como o OPPO X2 Lite o fez, pelo que, se tiverem mais uns euros para gastar vejam a nossa análise ao OPPO X2 Lite que é mais caro, mas muito melhor.

OPPO A91

359€
3.35

Design

3.5/5

Painel

3.8/5

Performance

3.3/5

Câmaras

3.0/5

Energia

3.3/5
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!