Ter a última versão do Android instalada no seu telefone não é tão importante como parece

 Há anos que se fala da fragmentação do Android, com cada nova versão lançada muitos telefones e dispositivos são relegados para versões anteriores e uma grande parte deles sem a possibilidade de actualização. A verdade é que não é tão necessário estar actualizado, por várias razões que revelamos a seguir.

Muitas vezes queremos que o nosso telefone Android receba a última versão do sistema, mas na realidade isto não é tão importante. Apresentamos-lhe as nossas razões abaixo. Há anos que se fala da fragmentação do Android, com cada nova versão lançada muitos telefones e dispositivos são relegados para versões anteriores e uma grande parte deles sem a possibilidade de actualização.

A verdade é que não é tão necessário estar actualizado, por várias razões que revelamos a seguir.

Ter a última versão do Android instalada no seu telefone não é tão importante como parece 1

Com cada versão, as novas características não são tão importantes.

Infelizmente, já não existe uma evolução anual tão significativa como nos anos anteriores; isto é lógico porque os sistemas operativos evoluíram o suficiente para oferecer uma experiência inigualável ao utilizador, melhor segurança, desempenho e facilidade de utilização.

O mais importante são os Patches de segurança

Certamente já ouviu dizer que certos dispositivos recebem patches de segurança depois do fabricante do telemóvel ou dispositivo em questão deixar de fornecer actualizações do sistema. Os patches de segurança são muito importantes porque nos permitem melhorar aspectos de privacidade e segurança relacionados com o nosso dispositivo, algo que é sempre bom ter actualizado nestes tempos de hacks e problemas com a ciber-segurança.

Camadas de personalização

A verdade é que a maioria dos fabricantes de dispositivos têm o que chamamos a sua camada de personalização (MIUI, One UI, Realme UI, ColorOS, etc) que modifica o sistema na sua aparência (design de interface, ícones, sons, etc) mas também introduz alterações e características que o padrão Android (ou stock) não tem, melhorando a experiência do utilizador em relação ao dispositivo.actualmente são muito poucos os fabricantes que aderem a uma experiência Android pura, podemos nomear Motorola ou Google com o seu Pixel, por exemplo.

Em resumo

Ter o Android 12 ou 13 por enquanto não é algo tão necessário. A tecnologia tem evoluído muito e o Android não ficou para trás. Este sistema operativo oferece o que qualquer utilizador pode esperar dele, e mais ainda. Apenas que já não vemos grandes desenvolvimentos em software. Acontece o mesmo com o iOS; chega-se a um ponto em que tudo é implementado, e apenas funções específicas são acrescentadas ou melhoradas. A segurança, fiabilidade, e desempenho do sistema são melhorados.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!