Smartphones chineses usarão sistema de comunicação por satélite até ao final do ano

Essa mudança faz sentido quando falamos de posicionar o iPhone como algo diferente de outros smartphones no mercado, especialmente em situações de emergência.

Nos últimos meses, houve rumores de que a Apple está ao que tudo indica a trabalhar em colaboração com fabricantes de modems para criar um Chipset especial que permitiria que os seus iPhones se comunicassem via satélite, sem exigir as enormes antenas de telefones via satélite. Essa mudança faz sentido quando falamos de posicionar o iPhone como algo diferente de outros smartphones no mercado, especialmente em situações de emergência.

Smartphones chineses usarão sistema de comunicação por satélite até ao final do ano 1

Bem, esses rumores ainda não foram confirmados e já há informações de que a Huawei e outras marcas podem estar a fazer o mesmo na China. O Huawei Mate 50 pode ter comunicação por satélite, segundo informação descoberta na Weibo.

A empresa asiática está ao que tudo indica a trabalhar em colaboração com outras empresas para fazer uso dos satélites Beidou para realizar comunicações sem cobertura de dados.

Ainda do noticiário do canal chinês CCTV 13

Notícias no canal chinês CCTV 13

Os satélites não seriam usados ​​para fazer chamadas e muito menos ligações de Internet, mas apenas enviar mensagens curtas e ser capaz de ser localizado em situações críticas. A rede utilizada seria Beidou Satellite Navigation System (BDS), uma infraestrutura semelhante ao GPS dos EUA ou Galileo europeu, desenvolvido apenas na China. Em breve haverá mais smartphones com essa tecnologia. O mesmo informador indica que este tipo de funções pode chegar a outros smartphones fabricados na China até ao final do ano.

Relacionado:  Huawei confirma oficialmente lançamento da série Nova 9 na China a 23 de setembro

É possível que marcas como OPPO, Vivo ou Xiaomi já estejam a trabalhar nisso. Não está claro se o uso desse tipo de comunicação seria permitido fora do país ou se teria algum custo.

Em poucos dias veremos se a Apple mostra esse tipo de tecnologia.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!