Android Geek
O maior site de Android em Português

Serão as câmaras periscópio o futuro dos smartphones?

Os telefones com várias funcionalidades são a norma agora, mas os projectos utilizados são de um design tradicional, otimizado para tamanho. Isso limita a distância focal – que é uma medida da distância da lente ao sensor – o que significa que estaríamos devido à espessura dos equipamentos limitados a um zoom de 2x. A nova geração surgiu no MWC deste ano (vimos protótipos anteriores, mas não há produtos de mercado em massa).

Os telefones com várias funcionalidades são a norma agora, mas os projectos utilizados são de um design tradicional, otimizado para tamanho. Isso limita a distância focal - que é uma medida da distância da lente ao sensor - o que significa que estaríamos devido à espessura dos equipamentos limitados a um zoom de 2x.

 

A nova geração surgiu no MWC deste ano (vimos protótipos anteriores, mas não há produtos de mercado em massa). Sim, estamos a falar sobre o tipo de câmara periscópio, que são úteis porque a luz é refletida em 90 °.

O princípio da compreensão da luz pode ser usado para estabilizar a imagem (vital para comprimentos focais longos, onde o o. Zoom é multiplicado).

Serão as câmaras periscópio o futuro dos smartphones? 1

Os módulos periscópio que vimos anteriormente em protótipos têm 160 milímetros de distância focal. Às vezes, são anunciados como "zoom de 10x", como numa câmara de ângulo ultra grande angular de 16mm. Há vários tipos de configurações possíveis ​​com a câmara principal de grande angular.

A câmara telefoto no Huawei Mate 20 Pro é de 80mm, permitindo zoom ótico de 3x sobre a câmara principal de 27mm. Portanto, se o P30 Pro mantiver uma câmara principal de 27mm e usar uma teleobjectiva de periscópio de 160mm, o zoom será de 6x.

As câmaras Periscópio não são um novo conceito, visto que as câmaras fotográficas podem mais elaboradas usam esta tecnologia. Elas permitem zoom suave em vez de estarem bloqueadas a uma distância focal, como a primeira geração de módulos de smartphone.

Câmaras robustas de apontar e disparar com a óptica de periscópio
Câmaras robustas de apontar e disparar com a óptica de periscópio
Câmaras robustas de apontar e disparar com a óptica de periscópio

Câmaras de apontar e disparar com a óptica de periscópio

Se são mais duráveis, por que nem todas as câmaras point-and-shoot usam esse design?

O design é mais simples na óptica, por isso o design não é isento em compromissos.

Dia 26 de Março vamos ver a proposta da Huawei que para além de ser a empresa que mais investe em pesquisa e desenvolvimento  também é uma fabricante que tem como bandeira a evolução na fotografia móvel. Vêm coisas boas a caminho.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais