Será a DXOMark corrupta nos seus resultados? – CEO dá uma resposta oficial

Mas o que é exactamente o DXOMARK, e como funcionam as suas pontuações? De acordo com o seu website, DXOMARK é “uma subsidiária da DxO Labs especializada na avaliação e medição da qualidade de imagem e áudio de câmaras digitais e smartphones” Eles oferecem tanto relatórios técnicos como classificações, e embora não vendam pontos ou classificações por si próprios, vendem laboratórios e relatórios técnicos.

DXOMARK, o serviço de avaliação comparativa de fotografia e áudio, tem estado sob muito fogo ultimamente. Dúvidas sobre a validade das suas pontuações têm vindo a surgir por toda a Internet, com algumas pessoas a afirmar que a empresa não é mais do que um xelim pago para os fabricantes de câmaras.

Mas o que é exactamente o DXOMARK, e como funcionam as suas pontuações? De acordo com o seu website, DXOMARK é “uma subsidiária da DxO Labs especializada na avaliação e medição da qualidade de imagem e áudio de câmaras digitais e smartphones” Eles oferecem tanto relatórios técnicos como classificações, e embora não vendam pontos ou classificações por si próprios, vendem laboratórios e relatórios técnicos.

Será a DXOMark corrupta nos seus resultados? - CEO dá uma resposta oficial 1

A pontuação publicada para um produto depende da qualidade desse produto em si, não do facto de o fabricante ter optado por utilizar o serviço de avaliação DXOMARK. E não é tão simples como as pontuações de hardware – a fotografia e o áudio também estão intimamente relacionados com a afinação do software.

Será a DXOMark corrupta nos seus resultados? - CEO dá uma resposta oficial 2

Então o DXOMARK é fiável? A resposta é sim – embora possa haver algum debate sobre a exactidão das suas pontuações, eles continuam a ser uma das fontes mais respeitáveis para a fotografia e avaliações áudio por aí. E com tantos produtos a serem lançados todos os anos, é importante ter um recurso imparcial como o DXOMARK para nos ajudar a tomar decisões de compra informadas.

Não há muito tempo, Lei Jun anunciou que o Xiaomi 12S Ultra não seria enviado para o DxOMark para testes. Este tem sido um forte tema de discussão entre os neozelandeses. Subsequentemente, o DXOMARK anunciou oficialmente que sempre aderiu a padrões profissionais e respeitáveis. A empresa também afirma que irá adquirir Xiaomi 12S Ultra para testes às suas próprias custas. Isto provocou novamente discussões entre os netizens. Aos olhos de muitos fabricantes e consumidores da indústria, a DXOMARK perdeu a sua credibilidade. Durante algum tempo, houve más críticas sobre os pontos de venda da DXOMARK e falta de objectividade.

A este respeito, Frederic Guichar, CEO da DXOMARK, gravou um vídeo para responder às perguntas de muitos neozelandeses.

Será a DXOMark corrupta nos seus resultados? - CEO dá uma resposta oficial 3

Antes de mais, disse, “DXOMARK tem mais de 100 engenheiros que testam repetidamente câmaras de smartphone, áudio, ecrãs, e baterias em 16 laboratórios. Seguimos nada menos do que 5 referências de testes científicos. Cada teste de referência combina testes objectivos e análises de testes de percepção”

Guy Char diz que o DxOMark não vende pontuações.

Relativamente às dúvidas de todos sobre a pontuação da DXOMARK, ele respondeu que o modelo de negócio da DXOMARK é vender laboratórios e relatórios técnicos, mas nem pontos nem classificações são vendidos. As pontuações são apenas a ponta do iceberg, um resumo de centenas de horas de avaliação e análise da qualidade. A pontuação publicada depende da qualidade do próprio produto, não se o fabricante escolhe a imagem do serviço de avaliação DXOMARK, e não se trata de uma simples pontuação de hardware. Quer seja fotografia ou áudio, está intimamente relacionada com a afinação do software.

Guichar também falou sobre a questão do envio de produtos pelos fabricantes para testes. Disse que, para os modelos que os fabricantes não enviam para testes, eles também comprarão modelos comerciais para testes. A empresa afirma que testa todos os produtos relevantes. Se o fabricante enviar o produto para teste antes do seu lançamento, irá testá-lo. Contudo, continuará a comprar um modelo comercial e a testar de novo o dispositivo. Isto é apenas para excluir todas as possibilidades de que a versão anterior seja uma “versão especial”.

FAQs

O que é DXOMARK?

DXOMARK é um website que avalia as câmaras digitais e os smartphones. Publicam pontuações para estes dispositivos, que os fabricantes utilizam frequentemente para promover os seus produtos.

Os resultados da DXOMARK são exactos?

Isso está em debate. Algumas pessoas acreditam que as avaliações da DXOMARK são imparciais e precisas, enquanto outras acreditam que as pontuações são influenciadas pela escolha dos fabricantes de utilizar os serviços da DXOMARK.

Qual é o modelo de negócio da DXOMARK?

A DXOMARK vende laboratórios e relatórios técnicos, mas não são vendidos pontos nem rankings. As pontuações são apenas um resumo da avaliação e análise que fazem.

Penso que é importante para os leitores virem ao AndroidGeek para todas as notícias e fugas de informação sobre tecnologia. Temos uma equipa de especialistas que estão sempre a par das últimas notícias e rumores, para que possa ter a certeza de que está a receber a informação mais precisa possível.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!