Samsung também quer o Dimensity 9000 SoC. Usará no total 3 marcas diferentes de Chipsets

Parece agora que a MediaTek está pronta para lutar com a Qualcomm pelo mercado de chips de referência. De acordo com informação da Sammobile, a Samsung irá testar o novo chipset  MediaTek @UniverseIce diz que o Dimensity 9000 será testado por todas as principais marcas populares Android, incluindo a Samsung.

Ontem, a MediaTek anunciou oficialmente o seu mais recente processador principal, o Dimensity 9000 SoC. Pelas especificações deste chip, é evidente que este processador está pronto para o mercado de equipamentos de topo. Parece agora que a MediaTek está pronta para lutar com a Qualcomm pelo mercado de chips de referência. De acordo com informação da Sammobile, a Samsung irá testar o novo chipset  MediaTek

@UniverseIce diz que o Dimensity 9000 será testado por todas as principais marcas populares Android, incluindo a Samsung. Se a Samsung considerar o desempenho e a eficiência energética suficientes, utilizará este chip no seu smartphone ou tablet Galaxy, de topo.

Dimensity 9000

Já existem confirmações de que o Samsung Galaxy S22 irá utilizar o Snapdragon 8 Gen1 e o Exynos 2200. Assim, a Samsung poderá utilizar o Dimensity 9000 num dispositivo de alta gama no segundo semestre do ano. O Dimensity 9000 provavelmente não será lançado na série Galaxy S22. No entanto, é provável que vejamos este chip noutros dispositivos.

A Samsung está a ser seduzida pelo excelente desempenho de gestão de energia do Mediatek Dimensity 9000. Este chip utiliza o processo de 4nm da TSMC, que é melhor do que o processo de fabrico EUV de 4nm da Samsung. O desempenho do gestão de energia dos principais processadores Snapdragon tem sido sempre menos que ótimo. O Snapdragon 888 é uma confusão total quando se trata do desempenho do gestão de energia. É muito provável que o Dimensity 9000 supere mesmo o Snapdragon 8 Gen1 em termos de gestão de energia.

A Samsung é actualmente o único fabricante de telemóveis que utiliza três processadores principais. A empresa irá provavelmente utilizar Samsung Exynos 2200, Qualcomm Snapdragon 8 Gen1, e MediaTek Dimensity 9000. A maioria dos fabricantes irá utilizar o Snapdragon 8 Gen1 e o MediaTek Dimensity 9000. Os chips Samsung Exynos Flagship são usados na sua maioria na sua própria série Galaxy S.

Dimensity 9000 é um Chipset de topo

O chip Dimensity 9000 utiliza o processo de 4nm da TSMC e tem um núcleo super-grande Cortex-X2 de alto desempenho. Além disso, tem 3 núcleos grandes de Cortex-A710 da ARM (frequência 2,85GHz) e 4 núcleos de eficiência energética de Cortex-A510 ARM. Este chip também suporta memória LPDDR5X e a velocidade pode atingir 7500Mbps.

O Dimensity 9000 adopta um processador de sinal de imagem HDR-ISP de 18 bits. Esta tecnologia pode filmar vídeo HDR com três câmaras ao mesmo tempo. Além disso, o chip tem um desempenho de baixo consumo de energia. Este chip vem com uma velocidade de processamento ISP de alto desempenho de até 9 mil milhões de pixels/seg. Também suporta exposição tripla para câmaras triplas, bem como câmaras até 320MP.

Em termos de Al, o Dimensity 9000 utiliza a APU de quinta geração do processador Al da MediaTek. Isto é quatro vezes mais eficiente em termos energéticos do que a geração anterior. Pode fornecer uma experiência AI de alta eficiência para filmagens, jogos, vídeo, e outras aplicações.

Em termos de jogos, Dimensity 9000 utiliza o processador gráfico Arm Mali-G710 e lançou um kit SDK de Ray Tracing. Isto inclui a GPU Arm Mali-G710 de dez núcleos, tecnologia de renderização gráfica de Ray Tracing até 180Hz FHD+ display.

Além disso, este chip tem um modem M80 5G incorporado, que cumpre com a nova geração de normas 3GPP R16 5G. Também suporta rede de banda larga sub-6GHz 5G, o que pode reduzir significativamente o consumo de energia ao mesmo tempo que aumenta a velocidade da rede.

Em termos de rede sem fios e tecnologia áudio, o Dimensity 9000 suporta tecnologias Wi-Fi e Bluetooth com menor latência, incluindo Bluetooth 5.3, Wi-Fi6E 2×2 MIMO, o próximo Bluetooth LEAudio (suporte stereo sem fios dual-link verdadeiro) bem como o novo Beidou III-B1C GNSS.

Vai gostar de saber:  Red Magic 9s Pro: O smartphone gamer que vai revolucionar o mercado

A partir da informação disponível, este processador principal estará disponível comercialmente no primeiro trimestre do próximo ano.

O que faz do MediaTek Dimensity 9000 5G um chipset tão desejado?

Durante a conferência dada MediaTek, o fabricante de chips com sede em Taiwan anunciou o seu último chipset 5G chamado Dimensity 9000. É o primeiro chip TSMC do mundo construído com base no processo de 4nm – que deverá melhorar o desempenho ao mesmo tempo que melhora a eficiência energética. O novo chipset sub-6GHz 5G é o primeiro chip smartphone a utilizar um núcleo Cortex-X2 com relógio até 3.05Ghz e é o primeiro chip smartphone do mundo a incluir Bluetooth 5.3.

O SoC está arranjado numa configuração 1+3+4. Para além desse único Cortex-X2 “ultra núcleo”, tem um aglomerado de 3x “super núcleos” Cortex-A710 com relógio até 2,85GHz, e um aglomerado de 4 núcleos Cortex A510 de eficiência com relógio a 1,8GHz. O chipset suportará velocidades LPDDR5x RAM de até 7500Mbps em smartphones. Tem também 14MB de cache, que segundo Mediatek melhora o desempenho em 7% e o consumo de largura de banda em 25% contra apenas 8MB de cache. No desempenho preliminar registado no Geekbench, o Dimensity 9000 ultrapassou as pontuações do “melhor Android” (talvez o Snapdragon 888) e teve uma pontuação semelhante à do “melhor de 2021” que, indirectamente, significa o último Bionic A15 da Apple.

MediaTek announces Dimensity 9000 5G chipset on 4nm processPara gráficos, há uma nova GPU Mali-G710 com 10 núcleos. Há um novo SDK de raytracing para os programadores trazerem novas melhorias visuais para se aproximarem do desempenho gráfico a nível de PC.

Há conectividade actualizada com Bluetooth 5.3 pela primeira vez em chips de smartphones. Também suporta Wi-Fi 6E 2×2, e Bluetooth Audio LE-ready com “Dual-Link True Wireless Stereo Audio”, e suporta um novo padrão Beidou III-B1C GNSS.

O ISP (Image Signal Processor) da Dimensity 9000 pode teoricamente capturar vídeo HDR 4K de três câmaras em simultâneo. A MediaTek explica que ao capturar três exposições simultaneamente de três câmaras, cada uma passando por um de três ISPs, pode processar um total de 270 fotogramas por segundo para produzir vídeo HDR de 18 bits 4K. O ISP também suporta sensores de câmara de até 320MP.

MediaTek announces Dimensity 9000 5G chipset on 4nm processO modem 5G cumpre com a norma 3GPP Releasease-16. No entanto, desta vez não há menção de mmWave, apenas sub-6GHz 5G que tem velocidades máximas teóricas de download de 7Gbps com 3CC Carrier Aggregation (300Mhz). Este é também o único modem smartphone 5G que suporta R16 UL Tx Switching tanto para ligações SUL como NR baseadas em UL-CA. O modem traz também melhor consumo de energia.

A nova APU suporta até 4X melhor desempenho em relação à geração anterior, e lidera o desempenho na ETHZ, um teste de referência de IA. A MediaTek afirma que o Dimensity 9000 supera em 16% o desempenho do Google Tensor em relação ao desempenho da IA.

A MediaTek diz que os primeiros smartphones a executar o Dimensity 9000 chegarão no final do primeiro trimestre a nível mundial.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!