Android Geek
O maior site de Android em Português

Samsung Galaxy S8 vs Huawei P10: embate de fotografia

Hoje em dia muito do sucesso de um smartphone no exigente mercado mobile passa pela sua qualidade fotográfica. Todos nós (ou quase todos) queremos tirar aquela foto perfeita para partilhar nas redes sociais, de um modo rápido e fácil. Outros até já usam a câmara do seu smartphone de um modo profissional e por isso precisam de resultados de qualidade igualmente profissional. Duas das marcas mais conhecidas pela excelência da fotografia nos seus telefones são a Samsung e a Huawei. A empresa coreana anda pelos topos da fotografia mobile há já algum tempo e o ano passado trouxe-nos uma câmara excepcional no Galaxy S7. Por sua vez, a companhia chinesa surpreendeu o mundo em 2016 com o seu conceito revolucionário de dupla câmara Leica no Huawei P9.

Samsung Galaxy S8 vs Huawei P10: embate de fotografia image

Para este ano as expectativas fotográficas eram altas para os topos de gama das duas marcas. A Huawei evoluiu o seu modulo de dupla câmara no Huawei P10 e manteve a parceria com a Leica. A Samsung apresentou um Galaxy S8 com tecnologia Dual Pixel e a promessa de excelentes fotos tanto de dia como de noite.

Durante umas horas levamos o Huawei P10 e o Samsung Galaxy S8 a passear no centro de Lisboa tirando algumas fotos pelo caminho, para te ajudar a perceber qual a câmara que se ajusta melhor ao teu estilo.

Vamos começar por comparar de um modo resumido as especificações técnicas das duas câmaras traseiras:

 Samsung Galaxy S8Huawei P10
Resolução12 MP (dual pixel)12 MP + 20 MP
FlashLEDDual LED
Aberturaf/1.7f/2.2
Focoautofoco detecção de faseautofoco detecção de fase e autofoco laser
Estabilização de imagemestabilização óptica (EOI)estabilização óptica (EOI)
Modosburst, HDR, panorama, efeitos, moldurasburst, HDR, panorama, efeitos, modo nocturno
Vídeo[email protected], [email protected], HDR, dual-video rec.[email protected], [email protected]

 

Na primeira amostra vamos comparar uma foto tirada ao ar livre com boas condições de iluminação natural:

A imagem captada pelo Galaxy S8 apresenta cores bem mais saturadas o que torna a imagem mais vibrante e com maior contraste. Por outro lado o Huwei P10 captou uma imagem aparentemente mais “deslavada”, talvez até com demasiada exposição mas que aparenta ser uma reprodução mais fiel da realidade em termos de cores. Ambas as imagens aparentam ter um elevado nível de detalhe. No entanto, se as ampliarmos podemos tirar mais conclusões:

É notório o maior grau de detalhe captado pelos dois sensores do Huawei P10. As letras pretas no cartaz amarelo estão mais legíveis, fruto dos 20 MP da lente monocromática do P10.

Passando para um cenário ligeiramente mais escuro, durante um período de chuva, obtivemos os seguintes resultados:

Mais uma vez as cores captadas pelo Galaxy S8 são mais vibrantes, com um bom nível de saturação e com francamente melhor iluminação, que de um modo geral resulta numa foto mais apelativa que a do P10. O flagship da Huawei não conseguiu captar tanta luz e isso tornou a imagem num cenário mais cinzento…mas será que não era mesmo o caso?

Repetindo o exercício de ampliação das duas imagens verificamos uma vez mais que a qualidade dos detalhes reproduzidos pelo Huawei P10 é superior. As letras na foto obtida com o equipamento da Samsung estão ligeiramente desfocadas:

A prova seguinte ocorreu dentro de portas, numa perspectivava macro com iluminação artificial. Podemos verificar que mais uma vez em condições de menor iluminação o Galaxy S8 consegue captar mais luz e neste caso produzir uma foto claramente superior, na nossa opinião. A imagem obtida com o Huawei P10 acaba por ter um tom estranho, quase que ao estilo de um filtro sépia.

Para finalizar esta breve comparação trazemos-vos duas fotografias tiradas com zoom 2x em ambos os aparelhos:

Desta vez a habitual saturação presente nas fotos do Galaxy S8 parece-nos demais. As cores estão demasiado artificiais, comprometendo algum detalhe nas flores que apresentam contornos pouco definidos (quase um borrão). O Huawei P10 é claro vencedor neste caso visto que conseguiu uma reprodução mais precisa do cenário que se propôs captar.

É importante referir que todas as fotografias foram captadas em simultâneo e em modo automático.

Em suma, os dois smartphones estão equipados com sensores distintos com prós e contras para cada lado. Por isso mesmo produzem também fotografias distintas. Acaba por ser extremamente difícil declarar um vencedor e a maior conclusão que tiramos é que a escolha acaba por depender do estilo do utilizador. Se o objectivo é obter imagens vibrantes, com algum grau de saturação e com qualidade em variadas condições de iluminação, o Galaxy S8 parece-nos a escolha mais acertada. Para quem prefere fotografias com mais detalhe, menos saturação e que acabam por ser uma reprodução fiel da realidade na maioria dos casos, o Huawei P10 é o candidato ideal.

Há muito mais para dizer acerca das câmaras destes dois colossos da fotografia mobile. Em breve vais poder contar com a analise detalhada do Samsung Galaxy S8. Se quiseres saber tudo sobre o Huawei P10, consulta a nossa review aqui.

Nota Editorial: Porque não usamos um sistema métrico nas nossas análises?
A utilização de um smartphone é uma experiência pessoal, e tentamos de forma clara transmitir a nossa experiência com os equipamentos avaliando aspectos quantitativos e qualitativos.
Usar um sistema de avaliação que atribua uma nota ou numero de estrelas a um equipamento irá inevitavelmente ser confuso para o leitor ou injusto para os equipamentos ou ambos.
Um topo de gama do ano corrente poderá merecer uma nota perto da máxima, enquanto um equipamento de gama média que se destaque pode também merecer uma nota alta no seu segmento. Para evitar a confusão do leitor ter que avaliar a que gama pertence o equipamento o preço a que foi lançado e a data da análise, optámos por excluir a atribuição de notas aos equipamentos.
Se não concordam, façam-nos chegar a vossa opinião para [email protected] ou através do formulário de contacto no canto inferior direito do site.
.

Comentários estão fechados.