Android Geek
O maior site de Android em Português

Samsung anuncia processador de 7nm EUV Exynos 990

Com base no nome, este é um processador mais poderoso que o Exynos 980 que foi anunciado no início de setembro e as suas especificações colocam-no na categoria principal.

 

A Samsung anunciou um novo processador móvel chamado Exynos 990. Com base no nome, este é um processador mais poderoso que o Exynos 980 que foi anunciado no início de setembro e as suas especificações colocam-no na categoria principal.

Exynos 990 em destaque

O Exynos 990 é um processador EUV de 7nm como o da Huawei Kirin 990 5G. O processador possui oito núcleos numa configuração de CPU com 2 clusters 2 + 2 + 4. Existem 2x núcleos de CPU personalizados de quinta geração + 2x núcleos Cortex-A76 + 4x núcleos Cortex-A55. A Samsung mantém um mistério a velocidade de clock dos núcleos. No entanto, ela afirma que o desempenho personalizado dos núcleos da CPU aumentou 20% em comparação com o antecessor.

O novo processador possui uma GPU Mali-G77 MP11 que substitui a GPU Mali-G76 MP12 do Exynos 9820. A nova GPU fornece uma melhoria no desempenho ou na eficiência de energia de até 20% em comparação com o seu antecessor. Com o novo GPU, a Samsung promete jogos sem atrasos.

O Exynos 990 também possui uma NPU de núcleo duplo, um núcleo extra a mais do que a NPU do Exynos 9820. Também existe um DSP (Digital Signal Processor) melhorado que trabalha com o novo NPU para ter melhores experiências em termos de desempenho da câmara, Google Assistant virtual e realidade estendida. O SoC suporta até seis câmaras com resoluções de até 108MP.

Modem Samsung Exynos 990 + Exynos 5123

O Exynos 990 suporta armazenamento LPDDR5 RAM, UFS 3.0 e UFS 2.1 e garante suporte para resolução UHD de até 4K. Possui um modem Exynos 5123 para velocidades 5G hiper-rápidas. A Samsung diz que o novo modem suporta velocidades de download de até 7,35 Gbps em mmWave e 5,1 Gbps em configurações de sub-6 GHz com agregação de operadora de até 8x. O novo modem, que também é construído no processo EUV de 7nm, suporta conectividade dupla E-UTRA-NR (EN-DC), que “combina conectividade LTE e 5G para aumentar a velocidade de download móvel”.

Exynos 990 especificações

O processador mais recente da Samsung suporta descodificação de vídeo UHD 8K a 30 quadros por segundo. Também possui um ecrã de driver de taxa de actualização de 120Hz, ao lado de vídeo de 10 bits e suporte para ecrã HDR. A segurança também foi melhorada com a recém-adicionada camada integrada de Elemento de segurança (iSE), que armazena e manipula dados pessoais num espaço separado do sistema operativo.

O Exynos 990 deve alimentar os principais telefones da série Galaxy S11 da Samsung, programados para o próximo ano.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais