Análise SPC Smart Ultimate. A oferta super acessível da marca espanhola

O SPC Smart Ultimate é um exemplo disto, combinando um bom desempenho com um preço competitivo. A marca espanhola SPC oferece-nos esta alternativa com um dispositivo que tem um ecrã IPS de 6,1 polegadas, Android 11, função Dual SIM, e longa duração da bateria.

Nem sempre estamos à procura do smartphone mais avançado do mercado, ou o nosso orçamento não nos permite fazê-lo. Nessas alturas, recorremos a produtos mais simples que são adequados a todos os orçamentos. O SPC Smart Ultimate é um exemplo disto, combinando um bom desempenho com um preço competitivo. A marca espanhola SPC oferece-nos esta alternativa com um dispositivo que tem um ecrã IPS de 6,1 polegadas, Android 11, função Dual SIM, e longa duração da bateria. Por conseguinte, é um telefone ideal para trabalho ou para os mais pequenos em casa. Nesta artigo analisamos as principais características do Smart Ultimate.

Análise SPC Smart Ultimate. A oferta super acessível da marca espanhola 1

Unboxing SPC Smart Ultimate

Depois de remover os plásticos apropriados, deparamo-nos primeiro com o smartphone e uma fina folha de plástico de proteção. Sob este primeiro nível de embalagem, temos um cabo USB-C para carregar o telefone. Contudo, não há vestígios de um adaptador de energia; pensamos que a SPC aproveitou a tendência “ecológica” de outras marcas como a Apple ou a Samsung, este Smart Ultimate não possui tecnologias específicas de carregamento rápido, pelo que podemos utilizar qualquer outro carregador.

Análise SPC Smart Ultimate. A oferta super acessível da marca espanhola 2

Inclui também um guia de operação rápida e o habitual manual de funcionamento. Finalmente, acrescenta uma caixa de silicone transparente para começar a utilizar o telefone desde o primeiro momento. Por conseguinte, a única coisa que podemos censurar é que não inclui adaptador de energia para o telefone. Embora isto seja algo que acabará por acontecer com todas as marcas num futuro próximo.

Especificações técnicas Smart Ultimate

  • Smartphone 4G Tudo Ecrã e painel HD+ de 6,1”.
  • Processador Quad Core de 2 GHz
  • 3 GB de RAM e 32 de armazenamento ampliável através de micro SD
  • Dual SIM
  • Bateria de 3000 mAh
  • Câmara de 13 MPx,

Design

Com um preço tão baixo, o Smart Ultimate não é nada extraordinário esteticamente. No entanto, o smartphone SPC chega com uma proposta visual agradável. A sua construção é em plástico ABS com um acabamento liso nas bordas. Está disponível numa elegante cor preta com uma traseira texturizada. Sendo agradável ao toque, tem uma melhor aderência se não utilizarmos a capa incluída. Todas as arestas são arredondadas para favorecer a ergonomia do telefone na mão.

Análise SPC Smart Ultimate. A oferta super acessível da marca espanhola 3

Traseira texturizada para uma melhor aderência

Mede 158,4 x 74,65 x 10,15 mm e é confortável de utilizar com uma mão. Tem também um peso de 195g, que pode não ser tão leve como outros telefones com o mesmo tamanho de ecrã, mas ainda é manejável. Num relance vemos que incorpora uma tomada para auscultadores na armação superior, um tabuleiro para dois cartões de armazenamento nanoSIM ou nanoSIM + microSD, e um conector USB-C para carregar o telefone.

Ecrã

Os smartphones de “ecrã inteiro” são um objetivo dos fabricantes em todas as faixas de preço, dando origem a dispositivos que façam melhor uso da frente do telefone. Para o Smart Ultimate, foi escolhido um painel LCD IPS de 6,1 polegadas com uma relação de aspeto de 19,5:9. Assim, podemos navegar confortavelmente nos websites e consultar as publicações de redes sociais. É claro que as margens do ecrã não são tão estreitas como gostaríamos. No entanto, é ainda uma experiência agradável. A câmara selfie está localizada no entalhe habitual.

Análise SPC Smart Ultimate. A oferta super acessível da marca espanhola 13

A resolução do painel é HD+, ou seja, 1.560 x 720 pixels, o que dá uma taxa de 281 ppi. Tanto o texto como as imagens são exibidos claramente, graças ao painel IPS. Os ângulos de visualização são amplos e com uma rica representação de cores. Por outro lado, o nível de brilho é um pouco baixo no exterior, pelo que teremos de evitar a exposição solar direta. E não há nenhuma personalização para o utilizador nas configurações do sistema.

Desempenho

O coração do SPC Smart Ultimate é um processador UniSoc Tiger T310, constituído por quatro núcleos com uma frequência máxima de 2 GHz. Um processador de nível básico que vai ao limite com as mais básicas aplicações de redes sociais, navegadores, etc. Em relação à secção gráfica, encontramos um IMG PowerVR GE8300, de uma gama comparável ao processador principal. Este telefone é claramente para aqueles que não exijam grande desempenho com jogos e qualidade gráfica.

Análise SPC Smart Ultimate. A oferta super acessível da marca espanhola 14

Temos 3 GB de RAM para esticar para as nossas aplicações abertas. Os seus 32 GB de armazenamento interno podem ser insuficientes se utilizarmos muito a câmara ou recebermos muitos ficheiros. Felizmente, o smartphone inclui suporte para um cartão microSD até 256 GB. Executa o Android 11 numa versão quase em stock, exceto para uma aplicação SPC, pelo que o telefone permite o acesso a todos os serviços Google.

Câmaras

Outro aspeto importante destes dispositivos são as suas câmaras. O SPC Smart Ultimate está equipado com uma câmara fotográfica principal de 13 MP. Embora não tenhamos uma configuração avançada de sensores, o resultado é mais do que aceitável para o preço. A partir da função da câmara podemos aceder a funções tais como HDR ou modo de fotografia manual. É acompanhada por um flash para fornecer iluminação extra às imagens. A câmara frontal é de 8 MP para selfies e chamadas de vídeo.

Análise SPC Smart Ultimate. A oferta super acessível da marca espanhola 15

As câmaras são capazes de gravar vídeo com resolução FHD (1080p). Entre as opções disponíveis encontra-se o vídeo de timelapse. Como podemos ver, a secção é muito simples em termos de funções e sensores. Portanto, as fotografias têm uma qualidade aceitável em boas condições de iluminação, mas quando a luz é escassa mais vale manter o telefone no bolso e aproveitar o momento, porque não tem um modo específico. Vale também a pena mencionar que se trata de um smartphone de orçamento com claras limitações em termos de características.

Conectividade e bateria

O SPC smartphone também tem uma conectividade alargada. Temos um tabuleiro Dual SIM e um microSD para expandir a memória. Vemos também um conector USB-C para carregar o dispositivo e uma entrada de auscultadores com sintonizador de rádio FM, ou seja podem ouvir rádio sem usar dados de internet. Por outro lado, a conectividade sem fios é fornecida por WiFi 5GHz e Bluetooth 5.0.

Análise SPC Smart Ultimate. A oferta super acessível da marca espanhola 16

Para suportar todas estas funções, está equipado com uma bateria de 3.000 mAh. A autonomia é superior ao que se poderia esperar com esta capacidade. De facto, é fácil de ultrapassar um dia de utilização – no entanto, dependerá sempre da utilização que fizermos dela. Em conclusão, este SPC Smart Ultimate é uma proposta económica para os utilizadores que fazem um uso mínimo do telefone. Ideal para navegar, manter-se a par de todas as notícias nas redes sociais e jogar jogos leves. A sua secção fotográfica é simples, mas com boas condições de iluminação são capazes de conseguir fotografias que não vos vão embaraçar nas redes sociais. A autonomia da sua bateria é uma surpresa – não depende do carregador todos os dias.

Disponibilidade e preços do SPC Smart Ultimate

Isto é o slogan de uma conhecida cadeia de lojas em Portugal, mas o ponto forte do SPC Smart Ultimate é sem dúvida o preço. Este equipamento pode ser adquirido em várias lojas físicas em Portugal e no site da SPC por um preço de €129,90.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!