Android Geek
O maior site de Android em Português

Como remover um vírus do vosso smartphone?

Não é muito comum, mas como o vosso computador, o vosso smartphone Android também pode ser atacado por um vírus. O que podem fazer para acabar com isso? Como podem evitar que o vosso smartphone seja infectado?

Não é muito comum, mas como o vosso computador, o vosso smartphone Android também pode ser atacado por um vírus. O que podem fazer para acabar com isso? Como podem evitar que o vosso smartphone seja infectado?

Nas próximas linhas, vamos responder a todas as perguntas que podem ter e vamos explicar como se podem livrar de um vírus no vosso smartphone Android. Também temos algumas dicas para prevenir a infecção.

Malware Android

O que é um vírus?

Pode parecer simples, mas é importante que conheçamos bem o nosso inimigo antes de lançar um ataque. O que é realmente um vírus? Falamos de um programa destinado a infectar o vosso dispositivo, seja ele um computador, um tablet ou um smartphone. Nós também o conhecemos sob o nome de malware expressão que vem das palavras inglesas Malicious Software.

Certamente já ouviram dizer que smartphone não pode apanhar vírus", mas nada está mais longe da realidade. É verdade que é muito mais complicado do que num computador. No Android a menos que o vosso equipamento tenha ROOT, tudo o que acontece é com validação do utilizador. Consciente ou não.

Num smartphone Android, a maioria dos vírus chegam quando instalamos certas aplicações, que não são as mais recomendadas. Em seguida, falaremos sobre como evitar vírus e como eliminá-los.Mas há um primeiro passo: verificar se estamos infectados.

No Android a menos que o vosso equipamento tenha ROOT, tudo o que acontece é com validação do utilizador. Conscientemente ou não.

Como detectar se o meu smartphone tem um vírus

Não há um método específico para detectar se o vosso smartphone está infectado por um vírus, mas algumas coisas que devem ter em mente. Claro, um vírus causa um desequilíbrio num smartphone Android e faz com que o sistema não funcione corretamente. Em muitas ocasiões podemos vericar ocorrências como estas:

  • A publicidade aparece na barra de notificação.
  • A bateria gasta muito rápido.
  • Encontro aplicações que não instalei.
  • Aplicações como a câmara ou o gravador não funcionam.

No entanto, nem todos malwares mostram os seus efeitos. Para evitar a possibilidade de um vírus roubar os nossos dados ou causar qualquer outro mal sem que percebamos, não é mau usar um antivírus. Embora No AndroidGeek somos da opinião que não vale a pena ter um antivírus instalado permanentemente. Em casos específicos como este, nos quais suspeitamos que temos um vírus, pode ser útil. Se tivermos sorte, o antivírus pode fornecer-nos informações sobre o software malicioso que invadiu nosso smartphone. O AVG Antivirus é um bom exemplo e é gratuito.

aplicação AVG Antivirus

Já podem remover os vírus

Se após as investigações o utilizador descobriu que o seu terminal está infectado, não se preocupem, acabar com o vírus não é muito complicado. Nas seções a seguir, explicamos como fazer isso.

Excluir aplicações suspeitas

Como já destacamos, a maioria dos vírus no Android aparecem porque instalamos aplicações de origem duvidosa que podem ter sido projetadas para danificar os dispositivos.

Portanto, o primeiro passo que devemos fazer é excluir essas aplicações. Um antivírus pode ajudar-nos a detectar o que são, mas é fácil de ver. Elas tendem a ser carregados com uma publicidade tremendamente invasiva que as impede de serem usadas ​​decentemente.

Restauração de Fábrica

Sim, depois de desinstalar aplicações suspeitas, a coisa não acaba bem, talvez seja necessário dar um passo em frente. Talvez tenha chegado a hora de restaurar de fábrica, ou seja, excluir todas as informações do vosso smartphone e deixa-lo fresco como veio de fábrica. Desta forma, vamos apagar tudo, onde se inclui o vírus.

  • Nas configurações do vosso smartphone Vão ás últimas seções da lista.
  • Na secção de Google o utilizador encontrará a opção Faça backup. guardem o que quiserem.
  • Pesquise a secção Sistema ou similar a opção Restauro de fábrica.
  • Sigam os passos para deixar o vosso smartphone completamente limpo.

Como redefinir a fábrica

Algumas dicas para não ficar infectado

Os arquivos .apk são os principais responsáveis dos vírus que chegam aos nossos smartphones. Referimo-nos ás aplicações que instalamos de fora do Google Play e que podem ser carregadas com malware, pois não são controladas por ninguém. Façam o Download de aplicações sempre da loja do Google e tenham cuidado com as páginas visitam na internet para que nenhum vírus possa entrar no vosso smartphone.

DeveM estar MUITO ATENTOS ás permissões que dão ás aplicações. Se uma aplicação da galeria solicitar permissão para aceder á câmara e arquivos, isso faz todo o sentido do mundo, mas não faz sentido se pedir para enviar SMS e fazer chamadas telefónicas.

No final, o importante o utilizador é o melhor antivirús no Android. Não devemos instalar arquivos de sites suspeitos, nem dar permissão sem pensar a qualquer aplicação que as solicite. Desta forma, teremos muito poucas chances de sermos infectados.

 

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link