Quatro aspetos a considerar antes de comprar um novo telemóvel

Taxa de atualização do ecrã A primeira coisa que eu procuro antes de renovar o meu smartphone pessoal é que todos os candidatos tenham um ecrã suave, com uma taxa de actualização de 90 ou 120 hertz. Após testar vários terminais ao longo do ano, posso afirmar com segurança que, em 2022, não faz sentido comprar um telefone com um painel de 60 Hz, uma vez que os smartphones no mercado com uma elevada taxa de actualização não são sacrificados na sua autonomia e, além disso, a experiência do utilizador proporcionada por um telemóvel com um ecrã rápido é uma mais-valia que trará alegrias ao longo de toda a vida do dispositivo móvel.

Esta é a melhor altura do ano para renovar o seu smartphone Android, já que se aproximam dois meses de ofertas e descontos, começando na próxima semana com Black Friday. Mas para além do preço, ao comprar um novo terminal deve considerar outros aspectos igualmente importantes, embora estes variem de uma pessoa para outra

Por essa razão, hoje venho partilhar convosco as 4 coisas que tenho sempre em mente antes de comprar um novo telemóvel.

Quatro aspetos a considerar antes de comprar um novo telemóvel 1

Taxa de atualização do ecrã

A primeira coisa que eu procuro antes de renovar o meu smartphone pessoal é que todos os candidatos tenham um ecrã suave, com uma taxa de actualização de 90 ou 120 hertz.

Após testar vários terminais ao longo do ano, posso afirmar com segurança que, em 2022, não faz sentido comprar um telefone com um painel de 60 Hz, uma vez que os smartphones no mercado com uma elevada taxa de actualização não são sacrificados na sua autonomia e, além disso, a experiência do utilizador proporcionada por um telemóvel com um ecrã rápido é uma mais-valia que trará alegrias ao longo de toda a vida do dispositivo móvel.

A bateria

O segundo aspecto que costumo analisar antes de comprar um novo telemóvel é a sua duração de bateria. Para mim, ter uma boa autonomia é muito importante no meu dia-a-dia, porque o meu smartphone é mais uma ferramenta de trabalho.

Por esta razão, não valorizo a compra de um terminal que tenha uma bateria com uma capacidade inferior a 4.000 mAh e, de facto, recomendaria um telemóvel com uma bateria de 4.500 ou 5.000 mAh.

Neste sentido, se precisar de um terminal com muita bateria e não souber quais são as melhores opções, consulte o nosso guia de telefones Android com mais bateria.

Outra coisa que valorizo muito num terminal é que tem um sistema de carregamento rápido que me permite carregá-lo completamente em menos de uma hora, uma vez que, em muitas ocasiões, preciso de obter um aumento rápido da bateria antes de sair de casa.

As câmaras

Outra característica que costumo observar antes de comprar um smartphone é a sua qualidade de máquina fotográfica, porque embora normalmente não tire muitas fotografias, gosto de ter um smartphone que me permita tirar boas fotografias, especialmente durante o dia.

O que normalmente olho ao escolher um telemóvel ou outro dispositivo para a sua câmara é que tem um bom sensor principal e um bom sensor ultra grande angular, tanto com uma boa resolução como com uma boa abertura focal.

Além disso, não costumo olhar para a câmara frontal do smartphone que vou comprar porque não costumo tirar selfies. Hoje em dia, qualquer telefone de gama média tem um bom sensor frontal.

Se procura um telefone com uma boa câmara, mas não quer ou não pode gastar muito dinheiro, existem opções muito boas na gama média.

Atualizações de software

Finalmente, antes de renovar o meu smartphone, também costumo pesquisar quantos anos de actualizações cada fabricante oferece. Por exemplo, os que mais oferecem são os Samsung, que oferece 5 anos de actualizações de sistema e 4 anos de actualizações de segurança. A Google oferece 4 anos de actualizações de sistema e 3 anos de actualizações de segurança.

Em contraste, outras marcas como Xiaomi ou realme garantem apenas dois anos de actualizações do sistema operativo e actualizações de segurança durante três anos. Este é um ponto importante para mim porque me permite prolongar a vida útil do meu terminal, uma vez que ao receber actualizações por um período de tempo mais longo o seu desempenho não sofre tanto e, além disso, está melhor protegido contra ameaças externas, tais como malware ou vírus.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!