Android Geek
O maior site de Android em Português

O que é o modo HDR do Android e como pode melhorar as vossas fotos?

As novidades do software foram traduzidas na introdução de várias funções ou modos adicionais, entre os quais destacamos o modo noturno e o modo HDR. Certamente, enquanto utilizadores de equipamentos Android, já se depararam com este modo ao explorar a câmara do vosso Android.

As câmaras dos smartphones Android melhoraram incrivelmente nos últimos anos. Não são apenas os sensores que são melhores, o software também sofreu melhorias significativas; esta conjugação é o que permite tirar fotos de maior qualidade. As novidades do software foram traduzidas na introdução de várias funções ou modos adicionais, entre os quais destacamos o modo noturno e o modo HDR.

O que é o modo HDR do Android e como pode melhorar as vossas fotos? 1
Huawei P30 Pro

Certamente, enquanto utilizadores de equipamentos Android, já se depararam com este modo ao explorar a câmara do vosso Android. Muitos não sabem , no entanto, o que é, e que possibilidades oferece ou quando devem usá-lo. Venham connosco mergulhar nos segredos do HDR.

 

O que é o modo HDR?

Qual é o modo HDR do seu Android e como melhorar suas fotos

O HDR permite ter mais informações em fotografias com uma grande diferença entre luz e sombra.

HDR significa (High Dynamic Range), que em português é geralmente traduzido como imagens de alta faixa dinâmica. A primeira coisa que temos que entender, antes de entrarmos em profundidade no modo HDR, é o que é esse intervalo dinâmico. Pode-se dizer que é a relação entre a iluminação máxima e a mínima numa foto. Isso significa que uma foto com um intervalo dinâmico adequado mostrará detalhes suficientes nas áreas iluminadas e também naquelas onde há zonas mais escuras.

O que é o modo HDR do Android e como pode melhorar as vossas fotos? 2

O modo HDR faz com que a câmara tire várias fotos consecutivas (entre três e cinco, dependendo do caso). Essas fotos têm uma variedade de diferentes exposições e serão combinadas mais tarde com o software. Por ter várias imagens da mesma cena, o que estamos a receber é uma variedade maior na faixa dinâmica. Quando combinados na foto final, temos uma imagem que nos permite apreciar os detalhes das sombras e das áreas iluminadas. Ou seja, a foto terá um melhor alcance dinâmico.

Os telefones sempre tiveram problemas quando se trata de capturar o intervalo dinâmico corretamente. É uma área em que tem havido muito trabalho ao longo dos anos, especialmente porque é difícil para a câmara expor a imagem corretamente se a luz estiver de frente (se tirarmos uma foto a apontar para o sol, por exemplo). Isso geralmente é uma falha recorrente, que a introdução do modo HDR ajuda a corrigir.

O modo HDR incluído em muitos telefones Android vai permitir ter uma melhor exposição de cada área da cena. O modo HDR montará uma foto perfeita, para as circunstâncias (dependendo das circunstâncias e da qualidade do smartphone e software). Claro, devem saber usar o modo HDR no momento certo. Caso contrário, podem ser obtidos resultados que não melhorarão a fotografia final.

Como usar o modo HDR no vosso smartphone Android

Este é provavelmente o passo mais simples de todos. O modo HDR é cada vez mais comum em telefones, especialmente na faixa média e alta do Android. Podemos verificar se temos esse modo de maneira simples, abrimos a aplicação da câmara. Lá devem procurar, geralmente em modos adicionais, se este modo está presente ou não.

Para usar o HDR, basta abrir a aplicação da câmara, como mencionamos. O normal é que encontremos o modo HDR ao clicar na secção Mais.Uma nova janela será aberta, onde temos modos adicionais para usar na câmara. Entre eles, encontramos o HDR, que simplesmente deverá ser seleccionado para ativar. Agora já o podem usar na câmara.

 

Quando usar o modo HDR

O que é o modo HDR do Android e como pode melhorar as vossas fotos? 3

Foto com HDR

Com o modo HDR na situação correta, podemos captar ótimas imagens com a câmara do telefone. Mas se o usarmos quando a foto não pede uma alta faixa dinâmica, não será bom. É essencial saber em que situações temos que usar este modo na câmara: se deixarmos em automático, nem sempre será ativada quando deveria (ou, se for o caso, pode não melhorar a fotografia).

Graças à presença de IA, cada vez mais comum no Android, o smartphone tem a capacidade de analisar a cena, assim o telefone saberá se é necessário aplicar o HDR ou não. Embora possa haver dispositivos em que este modo esteja disponível apenas manualmente. Devem  seguir os passos da secção anterior para ativá-lo, para o poderem usar em determinados momentos.

O melhorconselho é ativá-lo em situações em que há contraste entre luzes e sombras. Em situações em que há diferentes exposições à luz e queremos capturá-las todas, neste caso podemos usar o HDR. Também é possível usá-lo em algumas fotos noturnas, embora não em todas. Outra situação é quando estamos a tirar uma foto de uma pessoa, mas essa pessoa é mais escura do que o ambiente ou espaço em que ela está (ou contra a luz). Nessa altura, é bom usar este modo HDR na câmara.

Quando não usar o modo HDR

O que é o modo HDR do Android e como pode melhorar as vossas fotos? 4

É normal ter a ideia de que, com o modo HDR, melhoraremos todas as fotos. Isso é verdade em muitas situações, mas nem sempre funciona. De facto, há momentos em que usar este modo é mesmo prejudicial; ao fazer com que o resultado seja uma imagem muito pior.

  • Em fotos em movimento ( pessoas ou objetos em movimento).
  • Quando precisamos tirar uma foto rápida (o modo HDR precisa de alguns segundos para fotografar).
  • Se as condições de iluminação forem fracas (é melhor usar o modo noturno neste caso).

Em qualquer caso, o normal é que os actuais smartphones Android saibam quando temos que usar o HDR já que eles detectarão a cena automaticamente; por isso, se for necessário usá-lo para melhorar a foto será feito automaticamente.

 

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais