Processo TSMC 3nm Plus anunciado: Apple 17 SoC será o primeiro

Para dar um exemplo da importância desta empresa chinesa no mundo tecnológico, foi a TSMC, que implementou o processo 5nm padrão cada vez mais maduro, onde se incluem chipsets como Apple A14 e Kirin 9000. A TSMC é mestre neste novo processo e está imparável, este ano tem estado dedicada à produção em massa do processo de 5nm, e o próximo nó principal é de 3nm, há muito tempo anunciado para entrar em produção em massa em 2022.

A TSMC tem sido o maior gigante de fundição de semicondutores nos últimos anos e pode ser descrito como um peso pesado da indústria. Para dar um exemplo da importância desta empresa chinesa no mundo tecnológico, foi a TSMC, que implementou o processo 5nm padrão cada vez mais maduro, onde se incluem chipsets como Apple A14 e Kirin 9000.

A TSMC é mestre neste novo processo e está imparável, este ano tem estado dedicada à produção em massa do processo de 5nm, e o próximo nó principal é de 3nm, há muito tempo anunciado para entrar em produção em massa em 2022. Hoje, a TSMC anunciou que lançará uma versão melhorada do processo 3nm em 2023, chamada “3nm Plus“, o primeiro cliente é a Apple.

A TSMC iniciará a produção em volume de chips de 3nm no próximo ano - a TSMC segue seus roteiros de 3nm e 2nm; a escassez de chips permite que os varejistas aumentem os preços dos telefones 5G da Huawei

Processo TSMC 3nm Plus

Se a Apple continuar a adotar uma geração de Chipsets por ano, em 2023, o SoC no processo 3nm Plus, será o “Apple A17”.  A TSMC não revelou o que muda no nó de 3nm Plus em comparação com 3nm, mas, aparentemente, haverá maior densidade de transistores, menor consumo de energia e maior frequência de operação. De acordo com a TSMC, o processo de 3nm pode trazer até 70% de aumento na densidade do transístor em comparação com 5nm, ou até 10-15% de aumento no desempenho, ou até 25-30% de redução no consumo de energia.

Relacionado:  Apple fala sobre a criação do incrível Cinematic Mode no iPhone 13

Além disso, também está em desenvolvimento o processo TSMC 2nm.  A TSMC fez recentemente um grande avanço interno no processo de 2 nm e espera-se que conduza uma produção piloto de alto investimento na segunda metade de 2023 e a coloque em produção em massa em 2024, enquanto continua a trabalhar para chegar ao processo de 1 nm.

 

Através da 1, Através da 2

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!