Porque comprar acessórios Apple é uma má ideia

No entanto, há um aspecto do universo Apple que me parece incrível, e tenho que falar-vos disso. A Apple fabrica muitos acessórios:

Eu não sou propriamente um fã da Apple. Mas tenho amigos próximos que estão totalmente rendidos ao ecossistema, entre o iPhone, iPad, Mac e Apple Watch ao longo do dia. No entanto, há um aspecto do universo Apple que me parece incrível, e tenho que falar-vos disso.

A Apple fabrica muitos acessórios: malas, teclados, auscultadores, o que quiserem, eles têm. Existem equipamentos estilo Magic Keyboard, e AirPods que podem ser considerados acessórios, mas não é deste tipo de acessórios de que vos quero falar. Para efeitos deste artigo, estou a referir-me ao submercado favorito da Apple de cabos, carregadores e adaptadores.

Porque comprar acessórios Apple é uma má ideia 1

Não precisam comprar acessórios Apple para os produtos Apple

A verdade é que não há nada de especial nos cabos e carregadores que a Apple faz em comparação com a concorrência. Podemos debater sobre o valor real dos aparelhos Apple, mas quando se trata de coisas como cabos, não há necessidade de pagar o imposto Apple se não tiverem de o fazer.

Funcionalmente, a maioria destes acessórios são os mesmos que a maioria das opções de terceiros – mas por um valor acrescido. A Apple sabe que os clientes, depois de adicionarem uma nova peça de tecnologia cara ao seu carrinho, vão querer ter a certeza de que estão equipados com os acessórios de que possam precisar enquanto usam o seu novo aparelho. Assim, levam também um novo cabo Lightning da Apple, e um adaptador para ligar os dispositivos antigos ao novo. Talvez até comprem um pano de microfibra da marca Apple por $19 (não, na verdade, existe).

No entanto, muitas vezes, estes cabos, carregadores, adaptadores e muito mais podem ser encontrados mais baratos através de terceiros. Por vezes uma empresa oferece um produto por um preço semelhante, mas inclui características adicionais como uma porta extra ou duas num carregador de parede. Por vezes o produto em si é simplesmente melhor – o cabo padrão da Apple para USB é conhecido por se estragar, enquanto que opções mais resistentes estão disponíveis através de outras empresas há anos.

Vai gostar de saber:  Apple está de volta ao trono dos fabricantes de smartphones

Tenham cuidado com todas as empresas que querem lucrar com acessórios Apple

Não é só a Apple que tenta convencer-nos a comprar os seus produtos, as lojas de tecnologia também tentarão influenciar a vossa compra. Por exemplo, um cabo. USB-C numa ponta, USB-A na outra não precisa ser Apple.Não importa se está a ser ligado a um Mac, PC, PlayStation, ou ao carro – é um cabo.

Porque comprar acessórios Apple é uma má ideia 2

Mas quantas pessoas compraram o cabo da Apple porque alguém lhes disse algo semelhante? Lembrem-se que o cabo “compatível” da Apple custa quase o dobro do cabo genérico, por isso imagino que a empresa tenha bastante lucro com as “compatibilidades”.

Quando precisarem de comprar um acessório, só precisam de se certificar de que corresponde às especificações do dispositivo em questão. Se estiverem a comprar um carregador, certifiquem-se de que é suficientemente potente para carregar a bateria do aparelho. Se estiverem a comprar um cabo, certifiquem-se de que tem a porta correcta para o seu dispositivo. Desde que a empresa não seja uma fraude, o seu desempenho deverá ser tão bom como a opção da Apple.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário