Android Geek
O maior site de Android em Português

Pagamentos móveis em Portugal. Porquê a discriminação?

A título de exemplo, temos as conhecidas tecnologias “Samsung Pay”, “Apple Pay” e também “Google Pay”.

Qual destas está disponível no nosso país? Nem uma. Para podermos averiguar a gravidade desta situação, comparemos o nosso país aos nossos vizinhos Espanhóis.

Como já é de conhecimento geral de todos os aficionados à tecnologia, muitas marcas têm dito "não" ao nosso modesto país demasiadas vezes. Desculpam-se com a falta de lucros, com modelos de governação não compatíveis com as filosofias das suas empresas e inúmeras outras desculpas. Até agora nada tem sido feito para combater esta tendência, mas penso que chegou a hora de dizer "Basta!". A título de exemplo, temos as conhecidas tecnologias "Samsung pay", "Apple pay" e também "Google pay".

Applepay Samsung Pay Googlepay 2

Qual destas está disponível no nosso país? Nem uma. Para podermos averiguar a gravidade desta situação, comparemos o nosso país aos nossos vizinhos Espanhóis. Todas estas tecnologias estão disponíveis em Espanha, implementadas e prontas a usar. Isto é injusto porque pagamos ou o mesmo ou na maioria dos casos mais do que qualquer outro país pelos equipamentos e deveríamos poder usufruir dos mesmos serviços. É certo que todas as marcas nos fazem isto mas há uma que está a exceder todas as más espetativas possíveis e imaginárias. Refiro-me à Samsung,  ainda hoje tive conhecimento de uma notícia em que o seu equipamento "J5 2017" está a receber o android 8.1 enquanto que os topos de gama estão presos no 8.0, situação que considero inadmissível.

Gsmarena 001 (17)

Para além disso todos nós nos lembramos que equipamentos como o Note 8, S8 e outros similares que só tiveram direito ao Android Oreo perto da data de lançamento do Android Pie e que o preço de um Note 8 ronda os 1000 euros. A Samsung já disponibilizou também o Galaxy Watch a muitos outros mercados onde pode já ser adquirido, e em Portugal ainda esperamos esta oportunidade. Os exemplos acima fogem ao tópico principal de pagamentos móveis  mas ilustram como as marcas por decisões estratégicas por vezes difíceis de entender discriminam entre mercados prejudicando os utilizadores finais.

Faço apelo a todos os leitores e a outros criadores de conteúdo de diversas fontes de notícias que possam estar a ler este testemunho que denunciem estas situações pois "unidos fazemos a força".

Para terminar quero salientar que hoje saiu uma notícia no Jornal "Dinheiro Vivo", a consultar neste Link. Nesta peça a Dinheiro Vivo diz que a Visa está a reunir esforços para que o Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay sejam disponibilizados em Portugal, mas vamos ver se é algo a realizar a curto prazo, algo que duvido.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais