Android Geek
O maior site de Android em Português

[Opinião] O tamanho do ecrã de um smartphone importa?

Podemos dizer até que os telefones propriamente ditos acabaram, morreram, não existem mais. Já estamos na era dos phablets há muito tempo. Quando começaram a surgir os primeiros smartphones, os mesmos eram vistos como um complemento aos nossos computadores, a maioria de nós não pensava que em 2017 conseguíssemos fazer quase tudo num telefone. Quando a Apple lançou o primeiro iPhone em 2007, outros fabricantes seguiram as pisadas da (na altura) inovadora empresa da maçã no lançamento de equipamentos com ecrãs de 3.5 polegadas (!!).

[Opinião] O tamanho do ecrã de um smartphone importa? 1

 

A Apple dominou mais ou menos o mercado até 2010, até os modelos Galaxy S e Droid finalmente introduzirem alguma concorrência digna desse nome.  Antes de 2011, a maioria dos ecrãs estava entre 2,5 e 4 polegadas, mas desde 2013 os ecrãs com menos de 4 polegadas praticamente desapareceram. Com ecrãs maiores faz agora sentido que os telefones se tornem o ecrã principal das nossas vidas. Cidadãos de países de terceiro mundo não terão provavelmente carros e Laptops, mas surpreendentemente possuem smartphones em número significativo.

Na verdade é com os nossos telefones que fazemos quase tudo, desde pagar contas a fazer reservas para o jantar (o dia dos namorados está à porta!).

Faz sentido que maior seja quase sempre melhor?

A vantagem mais óbvia é que um ecrã maior permite que mais conteúdo seja exibido, especialmente conveniente se estivermos a navegar on-line. Um ecrã pequeno serve perfeitamente se estivermos a enviar mensagens ou fazer chamadas, mas uma vez tentamos ler textos ou ver vídeos on-line, ecrãs pequenos tornam-se rapidamente motivo de frustração imediata para o utilizador.

[Opinião] O tamanho do ecrã de um smartphone importa? 2

Os ecrãs pequenos funcionam para tarefas rápidas, mas se usarem o telefone para conteúdos multimédia como vídeos e imagens , vão certamente preferir um ecrã maior.Um ecrã maior não melhorará a qualidade das vossas fotos, mas irá definitivamente melhorar o conforto com que as podem ver e mostrar.
Para chamadas de vídeo o ecrã maior é uma vantagem clara pois quanto mais conteúdo for mostrado no ecrã, mais próximo estamos do interlocutor. Para os fãs de Jogos nos smartphones, um ecrã grande é quase obrigatório, é mais fácil acompanhar a acção do jogo e a precisão de toque é também facilitada, pois conseguimos ver com mais clareza onde estamos a tocar no ecrã, além disto os ícones ícones estão mais espalhados, o que torna menos provável que pressionemos o botão errado.

Apesar de as aplicações de redes sociais como a aplicação do Facebook estar cada vez mais user friendly (e pesada), ainda há situações em que se torna difícil clicar exactamente onde queremos, por exemplo colocar um "Adoro" numa foto num telefone com um ecrã pequeno é um verdadeiro desafio, portanto aqui temos mais um ponto onde os ecrãs grandes se destacam pela positiva. E filmes nos nossos telefones? Honestamente não vejo regularmente vídeos nem séries no meu smartphone, mas quando estou em viagem num avião ou comboio o ecrã grande do meu Smartphone já me "salvou" várias vezes, já para não mencionar que com o Android Nougat e com  a sua funcionalidade de ecrã dividido , consigo estar a ver um vídeo e trocar mensagens em simultâneo.

Outro aspecto importante é a autonomia, podemos pensar que ecrãs maiores gastam mais energia, isso é verdade. Mas também é verdade que equipamentos com ecrãs maiores têm também mais espaço no chassis para baterias mais generosas.

Um problema que pode surgir para utilizadores com mãos mais pequenas (como é o meu caso) é a utilização do equipamento com apenas uma mão, torna-se quase impossível aceder aos cantos superiores do ecrã e segurar o equipamento com uma mão. Felizmente fabricantes como a Huawei e Samsung já incluem atalhos para que o ecrã reduza para que seja possível usa-lo apenas com uma mão.

A maioria dos telefones Android possuem um modo semelhante de "Acessibilidade", de modo a que o topo do ecrã seja acessível com uma mão. Teclados com configurações para utilização com apenas uma mão também estão disponíveis em abundância, eu uso o Swiftkey <3 . Mas há uma infinidade de apps de teclados de terceiros para escolher no Google Play.

Como já devem ter percebido a minha preferência vai para ecrãs grandes, que tornam todas as tarefas que realizo com o telefone mais fáceis e confortáveis, felizmente a evolução da indústria está a trazer-nos equipamentos com molduras cada vez mais finas, ou seja os equipamentos não estão a aumentar de tamanho mas os ecrãs sim.

Qual a vossa preferência? O tamanho importa no que aos ecrãs diz respeito?

(Escrito no meu Huawei Mate 8 de 6 polegadas)

 

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link