Android Geek
O maior site de Android em Português

O reconhecimento facial do Google Pixel 4 tem uma falha importante

É importante salientar que os novos smartphones não possuem leitor de impressões digitais.

Os smartphones Google Pixel 4 agora são oficiais e os utilizadores começaram a descobrir seus recursos. Uma característica que já conhecemos com antecedência é a presença de um sensor Soli e um sistema completo de reconhecimento facial, anunciado pela empresa meses antes da sua apresentação.

É importante salientar que os novos smartphones não possuem leitor de impressões digitais. Toda a segurança do telefone é baseada neste sistema. No entanto, como a BBC descobriu, o sistema de reconhecimento facial não é tão seguro quanto deveria ser.

Pixel 4: Reconhecimento facial funciona com os olhos fechados

O reconhecimento facial funciona muito bem, mesmo num ângulo complexo ou no escuro, mas também funciona quando os olhos estão fechados. Assim, qualquer pessoa à noite pode aproveitar o sono do proprietário do equipamento para desbloquear o smartphone sem o seu conhecimento e assumir o controlo. Uma criança esperta, uma esposa ciumenta, ou pior, alguém que queira aceder ás nossas contas.

O reconhecimento facial do Google Pixel 4 tem uma falha importante 1

Toda a segurança do dispositivo depende , conforme já dissemos, desse reconhecimento facial. Encontrar a existência de uma falha tão simples é uma pena, especialmente porque a maioria dos outros sistemas já existentes no mercado (onde se incluem o Face ID, que lançou a tendência) não tem esse problema. A Apple, por exemplo, solicita a atenção do utilizador por padrão para desbloquear o dispositivo.

O reconhecimento facial do Google Pixel 4 tem uma falha importante 2

A alternativa que não convence

Para contornar isso, o Google salienta a existência do "modo de bloqueio". Esse recurso está ativado em Configurações, para desativar o reconhecimento facial e aumentar a segurança com um código PIN.

Esse é exatamente o oposto do que torna o reconhecimento biométrico importante e interessante nos smartphones. Portanto, esperamos que o Google atualize o telefone para o tornar mais seguro e não nos tente convencer que devemos desativar uma funcionalidade para ter mais segurança.

A Google disse á BBC que “O desbloqueio facial não pode ser enganado por fotos ou máscaras. E eles continuarão a melhorar o desbloqueio facial ao longo do tempo ”, afirmaram em comunicado.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais