O que acontece ao meu Xiaomi não puder atualizar para MIUI 14?

O MIUI 14 já está a iniciar a sua viagem no mercado, mas… o que vai acontecer ao meu telefone?

O MIUI 14 já está a chegar aos primeiros aparelhos Xiaomi que o irão desfrutar, e a sua personalização no Android é provavelmente a mais aclamada de toda a indústria pela sua aparência e funcionalidade.

Seja como for, nem tudo são rosas para todos os utilizadores de Xiaomi e Redmi, porque ter um catálogo de dispositivos tão grande significa que, como nos foi dito por colegas da Xiaomiui, os que ficam de fora das atualizações interrogam-se qual será o destino dos seus dispositivos com MIUI 13 se forem descontinuados e ficarem fora do programa de actualização.

O que acontece ao meu Xiaomi não puder atualizar para MIUI 14? 1

O MIUI 14 já está a iniciar a sua chegada ao mercado, mas… o que vai acontecer ao meu telefone?

Não se preocupe ainda; todos os aparelhos que têm MIUI 13 continuarão a funcionar exactamente como até à data e até receberão novas correcções de segurança para vulnerabilidades críticas se forem descobertas, pelo que a sua vida útil será prolongada ainda um pouco mais.

E muitos dos terminais que Xiaomi não contempla receber o Android 14 ainda têm muita vida e um longo caminho a percorrer, ficando também numa versão que para eles é provavelmente a melhor para o desempenho e opções dado o seu hardware e as necessidades e requisitos do novo software desenvolvido por Xiaomi.

A razão para não actualizar os dispositivos justifica-se principalmente pelas suas capacidades de hardware; à medida que são implementadas melhorias no sistema operativo, são necessários cada vez mais recursos que alguns terminais não possuem.

A ideia seria, portanto, não tanto descontinuar os dispositivos e levar os utilizadores a trocá-los por novos, mas antes evitar um desempenho muito fraco e uma experiência pior ao abrandar os movimentos da interface.

A maioria dos smartphones Xiaomi e Redmi que ficarão sem MIUI 14 fá-lo-ão certamente porque precisam de manter uma experiência consistente e não sobrecarregar demasiado o sistema operativo; uma vez que o hardware por vezes não está pronto para dar o salto.

O que acontecerá se eu ficar no MIUI 13?

Em princípio, absolutamente nada mudará, pois os telefones continuarão a funcionar exactamente da mesma forma e sem problemas como até agora. A única diferença é que não receberão mais actualizações importantes do Android, pelo que a maioria das funções permanecerá bloqueada sem receber actualizações importantes do sistema operativo.

É normal que tudo continue sem grandes consequências até que os requisitos das APIs do Android sejam modificados e as aplicações deixem de ser compatíveis com a nossa versão, algo que normalmente acontece após vários anos e não num curto período de tempo. O Android 6.0 (Marshmallow) continua a funcionar hoje em dia sem incidentes…

Aqui o maior inconveniente é precisamente o facto de não recebermos novas funcionalidades, e por vezes existem funcionalidades muito importantes, como o salto do Android 12L com suporte multitarefa ou o Android 13 com as melhorias essenciais em segurança e privacidade ou melhorias no design e gráficos.

O Xiaomi 12 Pro é um dos primeiros telefones da empresa chinesa a receber o MIUI 14.

Existe alguma forma de instalar novas actualizações, mesmo que não oficialmente?

Aqui a resposta será certamente positiva para todos os utilizadores avançados, e a cena Android surpreende-nos sempre, especialmente a prolífica comunidade Xiaomi que tem milhões de utilizadores e centenas de programadores a trabalhar em melhorias não-oficiais para os seus dispositivos.

Não será em breve, e de facto, poderemos ter de esperar vários meses. Mas depois de Xiaomi ter descontinuado os seus dispositivos, a comunidade continua normalmente a publicar ports ou ROMs cozinhados com as novas bases Android e MIUI, de modo a podermos flashá-los nos nossos smartphones – sempre com Root e sabendo o que estamos a fazer.

Em qualquer caso, é bom saber que não ficaremos encalhados e que haverá opções. E, na maioria dos casos, o modo de instalação não é tão complexo se ler atentamente e seguir à risca os tutoriais. Mesmo assim, estes ROMs cozinhados não são oficiais, pelo que por vezes terão bugs e pequenos erros – algo que para muitos é uma portagem a pagar para manter os seus dispositivos actualizados e com as últimas notícias do catálogo do Android.

Certamente também um passeio pelos fóruns dos populares xda-developers irá revelar mods e melhorias para a câmara, para o áudio ou para muitos aspectos dos terminais que por vezes os fabricantes não se importam tanto como a própria comunidade de utilizadores.

Esta tem sido sempre a melhor parte do Android!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!