Android Geek
O maior site de Android em Português

O avanço imparável da conectividade 5G e o que isso significa

Funções inovadoras, dispositivos e tecnologias que eram impensáveis ​​para nós, agora trazemos nos bolsos e já fazem parte do nosso quotidiano. A próxima grande revolução, que já começou, é a implementação do 5G.

Se olharmos para trás, vemos que em apenas 10 anos assistimos a um número incrível de mudanças e melhorias no mundo da tecnologia móvel. Funções inovadoras, dispositivos e tecnologias que eram impensáveis ​​para nós, agora trazemos nos bolsos e já fazem parte do nosso quotidiano. A próxima grande revolução, que já começou, é a implementação do 5G.

Já ouvimos falar do 5G há vários anos, e sempre pareceu muito distante, mas já é uma realidade. A nova era da inovação móvel passa pelo 5G e os grandes players do mercado sabem disso. A Samsung é uma das principais motivadoras, envolvida no desenvolvimento dessa tecnologia: desde contribuições no desenvolvimento dos padrões 3GPP (a organização que padroniza os protocolos de tecnologia móvel) até à criação de dispositivos e equipamentos móveis compatíveis com as novas redes.

As jóias da coroa do catálogo Samsung de smartphones também são equipados com Tecnologia 5G. Toda a família galaxy 20 (como o Galaxy S20, Galaxy S20 + e Galaxy S20 Ultra) oferecem aos utilizadores a possibilidade de aproveitar e usar a tecnologia 5G.

 

Conhecem os benefícios do 5G? Que melhorias vamos notar?

Vamos rever todas as diferenças e melhorias que vamos experimentar, bem como os usos reais que podemos dar ao 5G no dia a dia.

Tipos 5G: NSA e SA, quais são as diferenças?

Antes de prosseguir com os casos de uso 5G e como isso nos beneficiará diariamente, e não apenas no campo das comunicações, é necessário esclarecer o que é o 5G Independente e Não Independente .

Como podem imaginar, não é possível de um dia para o outro dizer "até aqui 4G, agora todos usamos 5G e desfrutamos das suas vantagens" Não, não funciona assim, tem que haver um período de transição, assim como ocorreu quando as gerações anteriores de redes foram implementadas.

 

No caso do 5G, a organização 3GPP estabeleceu um cronograma que inclui um período de transição e introdução gradual de elementos 5G nas redes.

  • 5G NSA (não autónomo ou não autónomo) É a primeira fase e aproveita parte da infraestrutura 4G já distribuída. Permite começar a aproveitar os benefícios do 5G, como maior velocidade e menor latência em relação ao 4G, mas ainda há espaço para melhorias até atingirmos todo o potencial do 5G SA.
  • Com tecnologia 5G SA (autónoma) Tira o máximo proveito da infraestrutura 5G portanto, os limites do 5G também ficam desbloqueados.

Ou seja, com o uso de redes 5G SA, as velocidades de conexão multiplicam por 20 as do 4G e podem atingir até 20 Gbps e com uma latência de apenas 1ms.

Não é possível fazer uma mudança tão profunda na tecnologia de um dia para o outro. O objetivo dessas fases de implementação é tornar o processo invisível para os utilizadores. A chegada do 5G é uma realidade, mas é gradual e durante vários anos terá que coexistir com outras tecnologias.

No caso da família Samsung Galaxy S20 5G, a empresa já os preparou para serem compatíveis com 5G SA e, portanto, estão prontos para o futuro da tecnologia. No entanto, até que chegue o momento da expansão total da rede 5G,  podem melhorar as transferências de dados com recurso a redes 5G NSA e, é claro, usando a infraestrutura 4G actual.

O avanço imparável da conectividade 5G e o que isso significa 1

Por que escolher um smartphone 5G?

A quinta geração de ligações móveis traz enormes avanços tecnológicos, e não apenas relacionados à velocidade da conexão. Mais importante que a velocidade, é latência, que com 5G descerá para 1 milissegundo. Sim, milissegundo.

Latência é o tempo decorrido entre o envio e a receção de dados do nosso dispositivo móvel à rede. Ou seja, determina o "atraso" entre o momento de executar uma ação e receber as informações. Com o 5G, esse milissegundo é real e, para comparação, com o 4G, pode chegar a 100 ms e, com redes 4G + aprimoradas, até 20 ms.

Obviamente, as vantagens da Tecnologia 5G e a latência muito baixa pode ser extrapolada para muitas áreas. Essas redes terão um impacto importante em setores como indústria, medicina, automóvel ou o avanço da Internet das Coisas e a transformação digital das cidades.

O imediatismo de dados e informação supõe uma grande mudança no estilo de vida dos utilizadores. Podem imaginar ter uma temporada completa das suas séries favoritas no smartphone praticamente instantaneamente? Será uma realidade. O mesmo acontece com comunicações, entretenimento, jogos ... Se desejam estar preparados para o que está por vir, invistam na versão 5G de um smartphone.

O avanço imparável da conectividade 5G e o que isso significa 2

5G no nosso dia a dia

Com o Galaxy S20 já compatível com 5G, que vantagens temos no dia a dia?

Uploads com 5G

Temos um exemplo no YouTube. O Galaxy S20 pode gravar impressionantes vídeos em resolução 8K e em outras condições, partilhar esses vídeos com a mais alta qualidade seria inviável, mas, graças à conectividade 5G, ficou mais fácil do que nunca. A Samsung e o YouTube fizeram uma parceria para permitir que os utilizadores enviem esses vídeos de 8K para a plataforma diretamente do Galaxy S20, podendo partilhá-los com os seus ou guardar essas memórias em enorme qualidade para a posteridade.

Downloads com 5G

Da mesma forma, graças à melhoria brutal nas velocidades de conexão, podem gerir arquivos grandes no smartphone com total facilidade. Têm um WeTransfer de 1 GB para trabalhar? Não há problema,  podem fazer o Download em segundos com 5G. Da mesma forma, podem ver o conteúdo das plataformas de streaming quase que instantaneamente e aproveitar as séries e filmes no vosso smartphone.

O avanço imparável da conectividade 5G e o que isso significa 3

Videochamadas com 5G

No campo das comunicações, o Galaxy S20 melhora a experiência de videochamadas usando o Google Duo, graças ao 5G. Pela primeira vez, podemos fazer videochamadas em qualidade FullHD através do serviço Google, que trabalhou em estreita colaboração com a Samsung para o conseguir.

Jogos com 5G

Finalmente, os maiores jogadores também se beneficiam do 5G. É óbvio que os jogos online exigem uma boa conexão com a Internet, mas aqui a latência também entra em jogo e, como mencionamos, com a tecnologia 5G é consideravelmente reduzida. Isso traduz-se em respostas instantâneas em jogos de vídeo, bem como realidade virtual e títulos de realidade aumentada.

Isso, acompanhado com o ecrã de 120Hz do Galaxy S20 e o processador rápido, 12 GB de RAM e o conjunto de colunas AKG são uma combinação brutal para uma experiência de jogo fantástica.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!