Android Geek
O maior site de Android em Português

Google recolhe informações mesmo se estiverem no modo de navegação anónima

O Google é certamente uma das empresas que mais sabe sobre nós e pode até conhecer um pouco mais do que parece, já que a empresa está a enfrentar uma possível multa de US $ 5 mil milhões por rastrear o uso que fazemos no modo de navegação anónima. Modo de navegação anónima no Google Chrome 5 mil milhões de dólares é a multa que o Google enfrenta por  recolher informações sobre o que vemos no modo de navegação anónima O Google Chrome, como muitos outros navegadores, possui um modo privado que recebeu o nome “modo de navegação anónima” e no qual, a priori, temos certeza de que estamos a Navegar em privado, sem o Google “ver” o que fazemos.

A privacidade dos nossos dados na internet é algo que nos preocupa cada vez mais, e isso é bom sinal, pois estamos cada vez mais conscientes de todas as informações que partilhamos com serviços de internet e redes sociais, que às vezes , seria mais conveniente guardarmos só para nós.

Google recolhe informações mesmo se estiverem no modo de navegação anónima 1

O Google é certamente uma das empresas que mais sabe sobre nós e pode até conhecer um pouco mais do que parece, já que a empresa está a enfrentar uma possível multa de US $ 5 mil milhões por rastrear o uso que fazemos no modo de navegação anónima.

Modo de navegação anónima Google Chrome

Modo de navegação anónima no Google Chrome

5 mil milhões de dólares é a multa que o Google enfrenta por  recolher informações sobre o que vemos no modo de navegação anónima

O Google Chrome, como muitos outros navegadores, possui um modo privado que recebeu o nome "modo de navegação anónima" e no qual, a priori, temos certeza de que estamos a Navegar em privado, sem o Google "ver" o que fazemos. Ou seja, sem registar essas visitas no histórico ou guardar formulários ou cookies nos sites que visitamos. É o que diz quando entramos neste modo:

“Agora podem navegar em privado. Ninguém mais com recurso a este dispositivo verá a atividade, mas os seus downloads e favoritos serão guardados. É possível que a atividade ainda esteja visível nos sites que o utilizador visita, na sua empresa ou centro educacional ou no fornecedor de serviços de Internet ”

Ao ler isso, todos pensamos que, excepto por essas exceções, não há mais ninguém que possa saber o que pesquisamos e o que não pesquisamos. No entanto, parece que o Google continua a recolher dados da nossa navegação no modo de navegação anónima através do Google Analytics, Google Ad Manager e outras aplicações. E isso é algo muito sério, e é por isso que alguns utilizadores processaram coletivamente a empresa americana.

 

Google recolhe informações mesmo se estiverem no modo de navegação anónima 2

De acordo com o processo, essa recolha de dados do utilizador coloca em risco "coisas mais íntimas e potencialmente embaraçosas" que os utilizadores procuram no modo de navegação anónima, e de acordo com estes o Google "não pode continuar a participar na recolha de dados secretos e não autorizados", algo que parece totalmente lógico. Embora, deva-se dizer que a empresa americana, se pretende defender num julgamento para tentar provar a sua inocência neste caso.

De acordo com a ação coletiva, o Google teria informações sobre a atividade no modo de navegação anónima dos utilizadores que usam o Chrome desde 1 de junho de 2016. E, sim, aparentemente utilizadores dos EUA, não de outras áreas, mas não sabemos se isso é por algum motivo específico. Por enquanto, teremos que esperar que o julgamento seja concluído para saber se o Google é culpado ou não, pois uma simples acusação é apenas isso até que passe por um tribunal.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!