Android Geek
O maior site de Android em Português

Novo nanomaterial promete baterias que carregam em segundos

Apesar de muitas vezes ficarmos irritados com a sua fraca vida útil, a verdade é que as baterias recarregáveis ​​modernas são realmente bastante notáveis, especialmente quando consideramos a energia que elas podem suportar, nas suas pequenas dimensões. Na prática elas poderiam ser melhores e, enquanto a capacidade é sempre um tema quente para quem constrói as baterias do amanhã, os pesquisadores da Faculdade de Engenharia da Drexel acreditam que descobriram uma forma de as tornar muito melhores, reduzindo os tempos de recarga, para alguns meros segundos.

Usando um nanomaterial, chamado MXene, num novo projeto de elétrodo, a equipa de pesquisa conseguiu demonstrar tempos de carregamento extremamente baixos. A alta condutividade do MXene é uma vantagem para o carregamento da bateria, mas a sua estrutura plana representava um grande problema no uso em baterias, onde os íons devem poder-se movimentar livremente para obter a carga total. Quando empilhado, o material não disponibilizou a liberdade de movimento adequada aos íons.

Novo nanomaterial promete baterias que carregam em segundos 1

Para resolver essa questão, os cientistas combinaram o MXene com um hidrogel numa estrutura do estilo “queijo suíço” que possui espaços suficientemente abertos para que os íons se movam. “A arquitetura de elétrodo ideal seria algo como iões que se deslocam para os portos através de rotas de várias vias e de alta velocidade, em vez de seguir caminhos de uma única via”, explica Maria Lukatskaya, um membro da equipa. “O nosso projeto de elétrodo macropora atinge esse objetivo, o que permite um carregamento rápido – na ordem de alguns segundos ou menos”.

A pesquisa é promissora e pode mudar seriamente o jogo se a tecnologia conseguir encontrar o caminho para as baterias de uso “domestico”r. Os telefones carregados em questão de segundos seriam ótimos, mas o verdadeiro beneficiário de uma bateria de carga rápida seria, sem qualquer dúvida, o mercado de carros elétricos, onde horas de carga poderiam ser resolvidas em questão de segundos.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link