Android Geek
O maior site de Android em Português

Novo bug permite que um utilizador controle totalmente a câmara do teu Android

Não é de hoje que os Androidianos têm vindo a sofrer com a onda de bugs que o sistema móvel do Google possui. Hoje em dia o sistema é muito mais seguro se formos compará-lo com as versões anteriores, mas ainda assim algumas brechas ainda são encontradas e exploradas pelos hackers e programadores. Até aí, tudo bem, mas o problema real é quando uma dessas brechas dá acesos a uma característica do sistema e que pode comprometer completamente a nossa privacidade.

Este bug foi encontrado por um ex-engenheiro da google, Szymon Sidor, que no seu blog explica em detalhe como tudo funciona, mas claro, não ensina como fazer o bug funcionar. Ele gravou um vídeo com o seu Nexus 5 e mostra o funcionamento do bug que, remotamente, permite que um utilizador possa controlar totalmente a câmara de um dispositivo, podendo filmar e capturar fotos sem que o dono se aperceba.

É claro que, para que isso aconteça, necessitas de dar permissões em algum momento para que o bug seja activado. Sidor dá algumas dicas de como nos devemos proteger contra essas ameaças e contra outras, é claro.

- Controle as permissões dass aplicações: não dê permissão para qualquer aplicação ter acesso ao sistema. Preste atenção aos detalhes, é como se uma aplicação de Notas quisesse permissão para usar a tua câmara. Não faz muito sentido - a não ser que a aplicação seja bem avançada.
- Mantenha a sua conta do Google segura: faça sempre uma verificação na sua conta e claro, não a deixe aberta em todo e qualquer dispositivo.
- Desinstale aplicações não utilizados: se ainda tens "aquela" aplicação, desinstala-a. Talvez não precises mais dela, portanto, não vale a pena tê-la instalada apenas para ocupar espaço.
- Verifica as aplicações que mais consomem bateria: normalmente, aqueles que mais consomem a bateria do dispositivo são os que usam os recursos mais pesados, como a câmara, por exemplo. Vai a Configurações > Bateria e verifica as aplicações.

 

 

 

 

 

Fonte: TudoCelular

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais