Miaoxiang Center da Xiaomi para ligar o telefone ao PC, altifalantes, e tablet, entre outros

Desde televisores a fontes para cães e gatos, Xiaomi fabrica tudo para todos, e claro, tem a sua própria aplicação, Mi Home, para se ligar a estes dispositivos e controlá-los. Mas isso pode não ser suficiente num mercado onde a casa inteligente ocupa cada vez mais um espaço importante nas nossas vidas.

Xiaomi lançou na China o Miaoxiang Center, o seu novo sistema de ligação global para dispositivos, que lhes permitirá comunicar entre eles para partilhar ficheiros, ecrãs ou controlar as suas funções.

A marca Xiaomi aparece em todos os tipos de produtos, e telemóveis como o Xiaomi 12S Ultra são apenas a ponta do iceberg. Desde televisores a fontes para cães e gatos, Xiaomi fabrica tudo para todos, e claro, tem a sua própria aplicação, Mi Home, para se ligar a estes dispositivos e controlá-los.

Miaoxiang Center da Xiaomi para ligar o telefone ao PC, altifalantes, e tablet, entre outros 1

Mas isso pode não ser suficiente num mercado onde a casa inteligente ocupa cada vez mais um espaço importante nas nossas vidas. É assim que entendemos o lançamento do Miaoxiang Center (ou Mi Magic Center, “centro mágico”), o nome que por agora tem a nova característica que foi implementada no MIUI 13 e que já está a ser utilizada.

Basicamente, é um novo centro de controlo para dispositivos ligados. De facto, para chegar a esta nova opção temos de entrar no painel de controlo do nosso telemóvel, enquanto que nos tablets estará disponível na visualização de aplicações abertas. Quando activado, o ecrã mostrará todos os dispositivos conectados nas proximidades. Estes são representados em “bolhas” flutuantes no ecrã. É aqui que começa a parte interessante, pois podemos interagir com estas “bolhas” como se fossem objectos dentro do telemóvel. Podemos mover e copiar elementos de um para o outro.

Tudo controlado a partir do telemóvel

Por exemplo, digamos que estamos a ouvir música no telemóvel, e queremos que o altifalante inteligente a toque; tudo o que temos de fazer é arrastar o widget do leitor multimédia para a bolha do altifalante, e este começará automaticamente a tocar. O mesmo pode ser feito com ficheiros tais como fotografias que tiramos no telemóvel e queremos editar no computador, por exemplo.

Miaoxiang Center da Xiaomi para ligar o telefone ao PC, altifalantes, e tablet, entre outros 2

Outra opção muito interessante é a possibilidade de enviar o ecrã para outro dispositivo; mais uma vez, tudo o que temos de fazer é arrastar um ícone, e o ecrã do telemóvel aparecerá no ecrã do tablet ou do computador e poderemos controlar o nosso dispositivo.

Claro que a chave neste tipo de funções é que tudo seja compatível entre si; de acordo com os documentos de ajuda, é necessário que o telemóvel tenha MIUI 13, e além disso, que a pastilha seja um Mi Tablet 5. Quanto aos computadores, uma selecção de computadores portáteis Xiaomi são compatíveis, para além de alguns dos televisores.

Xiaomi não é o único fabricante chinês a apostar no ecossistema que criou desta forma. A Huawei, por exemplo, já lhe permite fazer muitas das coisas que Xiaomi ostenta com este centro de controlo, tais como mover o ecrã do telemóvel para o computador ou transferir ficheiros entre dispositivos, bem como partilhar periféricos como os auscultadores Huawei FreeBuds Pro 2 que já estamos a testar.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!